Você conhece o Kinesio Tape?

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

As tais fitas multicoloridas são uma bandagem terapêutica que promove estímulos sensoriais, mecânicos, duradouros e constantes na pele

Imagem de Freepik

Minha mãe tinha pavor de quando eu me aproximava da cozinha e uma chaleira estava esquentando. Isso porque eu abria todas as tampas num ato reflexo de puro alívio.

Sim, eu podia respirar profundamente, seguida de um reconfortante arrepio que subia pelas costas quando a enorme pressão da água em ebulição era libertada e uma fumaça enevoava o fogão.

Doido, não? Mas como dizem, cada louco com a sua loucura…

Essa experiência ainda é um bálsamo para os meus sentidos, assim como quando estamos com uma dor profunda e algo nos faz relaxar, eliminando a agonia.

Agora vamos descobrir outro método de alívio não muito familiar aos brasileiros – Kinesio Tape.

O fundador Kenzo Kase, quiropata (outro exercício delicioso de chaleira aberta), durante a década de 70, inventou uma fita de bandagem elástica e adesiva que virou febre durante as olimpíadas de Londres.

Quem se lembra dos atletas jogando vôlei, ou correndo com fitas coloridas grudadas na pele, levanta a mão!

Lembrou?

Pois é. As tais fitas multicoloridas são uma bandagem terapêutica que promove estímulos sensoriais, mecânicos, duradouros e constantes na pele. Dependendo da marca e do modelo, as bandagens podem permanecer na pele por volta de cinco dias e pode-se até tomar banho sem a necessidade de substituição.

Imagem de Freepik

De acordo com uma a matéria do Globo Esporte, além de incontáveis outras internacionais, o fisioterapeuta esportivo Thiago Vilela Lemos explicou:

 “Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais como o próprio músculo. Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação das lesões. É um recurso terapêutico muito utilizado nas áreas esportivas, musculoesqueléticas, neurológicas, pediátricas, geriátricas, reumatológicas, entre outras. Existem ainda diversos profissionais veterinários utilizando a técnica em animais”

David Beckham, Serena Williams e até o nosso Neymar são alguns exemplos dos beneficiados pela fita cinesiológica, ou seja, o estudo de várias disciplinas que englobam o movimento do corpo humano e as forças que agem sobre o nosso físico.

Imagine um músculo tensionado, a pressão do inchaço ocasionada por uma lesão, a dor aguda e crônica que resulta em stress e irritação. Agora pense na sua pele sendo puxada para cima, abrindo um espaço entre o músculo enrijecido e a epiderme, levando esse mesmo músculo a se soltar vagarosamente, amolecendo cada fibra, até o relaxamento por completo.

Que chaleira liberta!

No campo da estética o Kinesio Tape é utilizado para um efeito lifting no rosto e cada vez mais mulheres sedentas pela fonte da juventude dormem mumificadas e coloridas.

Inclusive eu.

Basicamente as fitas adesivas tracionam a pele impedindo que enrugue. Podem ser usadas no pescoço, testa, bochechas e pés de galinha.

Genial, não?

Mas calma!

Imagem de Freepik

Não vai terminar de ler o artigo e se adesivar toda porque há uma técnica de aplicação e até profissionais da área chamada de Kinesio Taping, que colocam corretamente as bandagens. Além disso, a remoção imprecisa também pode danificar muito a sua pele, ouviu?

Existem vários vídeos explicativos de como aplicar no rosto, como remover, quantas vezes usar e por aí vai. Já no corpo é melhor você se informar bastante e procurar um profissional até aprender como se beneficiar dessas fitas mágicas.

Hum…, bonitas, hoje eu finalizo o artigo com a impressão de que fileiras de chaleiras foram abertas e eu torço para que você também possa se favorecer levantando a sua tampa!

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta