A importância do sono para o desenvolvimento infantil em sala de aula

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Uma boa noite de sono, tão importante em qualquer fase da vida humana, é necessário sobretudo para as crianças

Atividade em sala de aula

O sono é o despertar do nosso conhecimento” (Marcelo Cunha)

Por Karen Sarzi

Uma das preocupações dentro de sala de aula, com relação aos alunos, é o desenvolvimento integral. Esse processo acontece de forma gradativa, dentro do ritmo e do tempo de cada criança, ou seja, respeitando as necessidades de cada.

É importante que os estímulos e desafios aconteçam para que se iniciem as novas aquisições, como o desenvolvimento da fala, habilidades motoras e criação de jogos simbólicos, construindo assim novos conhecimentos. Por isso, a escola conta com o apoio da família, no cumprimento de projetos solicitados, fortalecendo as habilidades adquiridas em sala de aula, importantes para essas conquistas.

Dentro da prática pedagógica, uma rotina deve ser estabelecida, o que facilita esse desenvolvimento e traz segurança para a criança. Inclusive, a família que consegue alinhar e integrar uma rotina com a escola contribui para o desenvolvimento do aluno. Quando falamos em rotina familiar referente ao cotidiano do estudante, logo temos uma problemática muito comum: a falta de sono que ocasiona fadiga e cansaço.

Dessa forma, as crianças que manifestam dificuldades para dormir ou não apresentam uma rotina podem ter suas funções físicas e neurológicas prejudicadas e seu rendimento escolar comprometido, afetando o humor, a concentração, causando a fadiga, entre outros prejuízos.

Educação Física
Aula de música

Para que o aluno obtenha resultados positivos em sala de aula, é importante uma boa noite de sono, já que os benefícios dessa prática influenciam diretamente na estrutura do corpo e na mente da criança para que aconteça a aprendizagem, assim se tem a consolidação da memória, o aumento da concentração, a criatividade e o raciocínio lógico.

Dessa maneira, o sono, além de revigorar, descansar e aliviar, recupera a energia do corpo. Essa pausa, inclusive, precisa ter o seu espaço respeitado. Para isso, é importante uma rotina de sono para a criança, alimentos leves próximo ao momento do descanso, um ambiente domiciliar mais tranquilo; também evite o uso de telas, dê um banho relaxante e conte histórias.

Portanto, o que vale considerar, neste momento, é a necessidade de uma boa noite de sono, tão importante em qualquer fase da vida humana, sobretudo para as crianças.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Karen Sarzi é professora do Infantil 5 no Colégio Anglo Morumbi

@kasarzi

Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta