O período integral no ambiente escolar

Oferecimento 

Anglo Morumbi

A palavra “integral” atribui mais significados do que simplesmente tempo; quer dizer também o processo de integração desses alunos na sociedade

Por Elaine Matos e Juliane Moura

A educação, em tempo integral, prova-se uma aliada fundamental na formação de um indivíduo na sociedade contemporânea, visto que, quando se opta por esse aprendizado, diversas qualidades e habilidades são colocadas em prática, tais como a autonomia da criança e a sua capacidade de conviver com o mundo além dos muros de casa, promovendo, geralmente, um indivíduo maduro e resiliente.

Aqui, no Anglo Morumbi, vale ressaltar que o ensino, em tempo integral, proporciona a noção de colaboração entre os alunos, uma vez que, por meio de atividades engajadoras entre grupos, os pequenos aprendem e, primordialmente, são capazes de exercitar sua consciência social, além de desenvolver o senso de empatia e de liderança.

O período de aula prolongado também oferece aos professores maior variedade de possibilidades, quando o assunto é explorar metodologias diferentes de ensino, que proporcionam aos alunos maior participação nas atividades e nas aulas, visto que estão fascinados com as novidades.

Aprendendo ferramentas da Google for Education

A palavra “integral” também atribui  mais significados do que simplesmente  tempo, por exemplo,  o processo de integração desses alunos na sociedade, que se torna, de certa forma, muito facilitado por conta do período que permanecem diante de diversas possibilidades de ensino e de aprendizagem ativa, sejam essas de estímulo à integridade criativa ou social, formando, assim, um estudante apto a visualizar o mundo de forma mais coesa e coerente, mas sem perder as raízes fantasiosas que são essenciais na formação do caráter do indivíduo, além de incrementar no repertório, e, por meio do tempo integral, o aluno consegue ampliar essas raízes, uma vez que, o período  prolongado permite aos educadores exporem filmes, documentários, leituras e etc., de forma cômoda, sem interferir nas demais vias pedagógicas.

Ao contrário do que muitos pensam, essas raízes fantasiosas não podem ser cortadas, uma vez que, se cortadas, podemos ter um indivíduo com um pensamento muito crítico, até mesmo, para atividades leves de lazer, logo, o período integral fornece meios para um cidadão completo e de índole reflexiva, ao mesmo tempo, divertida.

A educação, em tempo integral, também se provou estar à frente de seu tempo, uma vez que fornece aos alunos um ensino de qualidade e que não se prenda apenas aos pilares da educação básica, como o de estudar e ir bem na prova.  O integral se estende muito além, uma vez que busca formar uma pessoa, e não uma máquina de memorização e de estudo que desconsidere qualquer outra habilidade socioemocional, fixando, mais uma vez, no ensino como uma das melhores vias de conhecimento.

Plantando e cuidando de plantas
Atividade em grupo

Dessa forma, percebe-se que a escola tem um papel fundador do indivíduo, mas também cabe à família estender a formação dos pequenos dentro do ambiente familiar, e não agir como uma antagonista dos esforços da escola, visto que os filhos admiram muito os pais, se espelhando nos comportamentos destes para as atividades cotidianas.

Portanto, o ensino, em tempo integral, garante-se como uma ferramenta essencial quando os responsáveis estão buscando por uma metodologia acolhedora e que, ao mesmo tempo, proporcione o sentimento de desbravamento na criança, assim, desperta cada vez mais a autonomia desta.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Elaine Matos (@elainemhora)

e

Juliane Moura (@juliane.larimo)

são professoras no Colégio Anglo Morumbi.

Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta