Maquiagem para homens?

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

E por quê não?

Imagem de Freepik

A make deixou de ser exclusividade feminina e cada vez mais homens estão aderindo à uma aparência mais caprichada, mas sem excessos.

O fato é que diversos rostos barbados e maquiados já fazem parte da nossa rotina há muitas décadas e nós não percebemos, muito menos nos espantamos.

“Boa noite.”

Impossível de se esquecer da despedida mais famosa do Brasil dita pelo vozeirão grave e digno de respeito do apresentador de jornal, Cid Moreira. Além da extensão vocal potente, a figura do âncora somava um conjunto perfeito de sobriedade com o terno impecável e cabelos grisalhos que emolduravam minuciosamente os contornos faciais bem-marcados.

Esse mesmo exemplo de masculinidade passava horas sendo maquiado no camarim da emissora de televisão, assim como todos os seus sucessores do horário nobre das notícias.

O hábito de receber pinceladas coloridas com a finalidade de melhorar a aparência também é comum nas campanhas de publicidade, editorias, casamentos e, pasmem!

O dia a dia de muitos varões contemporâneos segue muito bem acompanhado de um pó anti-brilho, olheiras disfarçadas e manchinhas corrigidas.

Ora, não é novidade que os índios desde sempre carregaram no corpo e rosto a identidade cultural do seu povo através da pintura, seja para a guerra ou festa.

Vamos voltar mais ainda no tempo?

Os homens das cavernas usavam no rosto um pó vermelho que extraíam das cavernas para assustar os inimigos, adoração aos deuses ou camuflagem.

Aterrissando nas pirâmides, precisamente em 4000 A.C., os egípcios acreditavam que a beleza era um sinal de devoção e então, dá-lhe muito delineado gatinho e sombra colorida nos poderosos faraós!

Imagem por Fair&Lovely's Images em Canva Fotos

Quem assistiu ao seriado “Vikings” na Netflix, se habituou com os temidos bárbaros exalando testosterona, desmembrando à machadadas os povos inimigos, desprovidos de horror à própria morte na esperança do encontro com os deuses em Valhala, gloriosos, banhados em sangue e… maquiados.

Já na era de ouro de Versailles e países vizinhos, a moda masculina era ter a pele pálida e clara. Os principais produtos usados pelos homens eram blush e um pó branco repleto de chumbo que ocasionava sérios problemas de saúde.

Mesmo assim, a vaidade do “sexo forte” prevaleceu inabalável.

Atualmente a maquiagem masculina continua sendo um tabu entre muitos homens. Apesar desse fato, os conceitos de ideologias de gêneros da era em que vivemos, carregam uma forte mensagem para ambos os sexos sobre liberdade e igualdade.

Portanto, os machos estão aderindo ao universo da beleza a passos largos.

Mas alto lá! Não é bem dessa maneira; eles querem sim ficar mais bonitos, cheirosos, unhas feitas e bem cuidados, mas com cautela e naturalidade.

 Imaginem se um amigo perceber que o outro está usando maquiagem?

 Será o triste fim do pobre maquiado com tanta piada no boteco da esquina, entre chopps, futebol e incontáveis deboches.

Como eu não desejo essa sina para mais ninguém, vou mostrar como você, meu amigo leitor, pode fazer uma produção simples e natural.

Fique de frente para o mesmo espelho que você usa para fazer a barba e vamos ao passo a passo:

  1. Limpeza facial;
  2. Hidratação;
  3. Primer no caso de poros dilatados;
  4. Base líquida bem suave no tom da sua pele;
  5. Espalhe com um pincel de cerdas macias e largas por todo rosto;
  6. Contorno cremoso dois tons acima da cor da sua pele;
  7. Esfume na testa bem rente à raiz dos cabelos e nas laterais da face em sentido às têmporas;
  8. Sele com um pó de contorno todas essas áreas cremosas;
  9. Em caso de olheiras, aplique um corretivo e dê batidinhas com o beauty blender;
  10. Dê um up nas sobrancelhas com um gel ou pomada e escove-as para deixá-las no lugar o dia todo.
Imagem de Freepik

Como vocês ainda são calouros na Universidade da Beauté, a mestra aqui recorreu mais uma vez à boa vontade do meu noivo a fim de fazer um tutorial explicando todo o processo.

É só assistir ao vídeo bem fácil que acompanha o artigo e praticar igual às embaixadinhas de futebol.

Aposto que agora vocês entenderam!

Concluindo, segue um último recado:

Divirtam-se com os pincéis, apreciem a boa aparência, cultivem o autocuidado e não se esqueçam de que a base deve ser bem líquida e fluida!

Lembrem-se que o próximo encontro com os amigos no boteco está próximo…

Hoje eu finalizo com o flashback da voz jornalística mais famosa do país:

“Boa noite, bonitos.”

Semana que vem nos reencontramos e eu sempre estou aberta à sugestões de temas bacanas que vocês gostariam de conhecer melhor.

Que venham as novas ideias!

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta