Transmitindo valores a seus filhos

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

Para seu filho discernir o que é bom e o que é ruim, ele precisa de exemplos e que você lhe ensine os valores desde cedo

Os valores de uma pessoa são as qualidades pelas quais ela é reconhecida e aceita nos ambientes em que vive. É com base nestas qualidades que ela toma suas decisões.

É óbvio que estes valores podem variar muito, dependendo das pessoas da sociedade e da cultura. Entretanto, os pais devem ensinar aos filhos aqueles nos quais acreditam e que são aceitos no grupo social em que vivem.

Nem sempre transmitir valores significa sentar no sofá e explicar o que o pequeno tem que fazer ou o que é preciso deixar para lá. Em várias situações, é algo feito de forma subjetiva e incorporada no cotidiano.

Quer ver? Se você faz promessas — boas ou ruins — e não cumpre, como esperar que a criança reconheça a importância da honestidade? É indispensável ensinar pelo exemplo, então é importante cumprir o que disser. Se prometeu que brincariam depois do jantar, brinquem. Se disse que ele ficaria de castigo, cumpra. Isso traz o senso de ação e consequência e de honestidade.

Pondere sempre sobre o que você realmente quer ensinar a seus filhos e lhes dê bons exemplos. Nunca haja de modo contraditório àquilo que ensina a eles.

Não existe pequeno delito nem médio delito quando o que está em jogo é a educação de seu filho. Se você deixa dúvida quanto a seus valores, é isso que realmente conta para as crianças.

Valores que você deve ensinar aos seus filhos:

Honestidade

Esse é um valor básico que você deve ensinar desde muito cedo. Algumas vezes as crianças optam por mentir ou encobrir seus atos para evitar serem castigadas, por isso é importante que você converse com elas sobre a importância de dizer a verdade.

Tolerância

Tolerar os pensamentos ou as atitudes das pessoas apesar de não concordar com elas é algo necessário. Ensinar esse valor ao seu filho permitirá que ele aceite e respeite os outros. Ele saberá que sua opinião pode ser tão válida quanto a de qualquer pessoa.

Respeito

Respeitar os mais velhos e as outras crianças é a primeira coisa que os seus filhos devem aprender. Isso é essencial para o desenvolvimento da comunidade.

Não levantar a voz, nem contradizer ninguém de maneira grosseira, assim como respeitar as regras. É importante que sejam impostos limites e que a criança aprenda que não pode fazer sempre o que quer, que tem que respeitar o outro. Apenas assim poderá amadurecer e aprender a ser alguém assertivo.

Bondade

Para ser uma boa pessoa, seu filho deve desenvolver o dom da empatia. Ensine a ele a importância de se colocar no lugar do outro antes de julgar. Somos todos humanos, e cada um tem suas próprias razões para agir de determinada maneira.

Responsabilidade

Para ensinar o valor da responsabilidade é importante que você defina bem as obrigações da criança e não permita que ela as negligencie.

Cumprir com as obrigações da escola e do lar vem em primeiro lugar, antes da diversão!

Para que tudo seja efetivo, as mensagens transmitidas devem ser as mesmas. Se você ensina algo e os avós falam o exato oposto, o cérebro da criança fica confuso e cheio de minhocas. Então, deixe de bem claro o estilo de criação para que a mensagem seja reforçada como tem que ser. O mesmo vale para as escolas é muito importante que os pais coloquem seus filhos em escolas que transmitam bem seus valores familiares.

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta