A busca pela perfeição pode nos conduzir à uma série de comportamentos exagerados
Num primeiro momento, o perfeccionismo pode nos impulsionar a fazer algo bem-feito, nos levando a ampliar nossos esforços excessivamente.
Entretanto, num segundo momento, a busca pela perfeição pode nos conduzir à uma série de comportamentos exagerados em busca de uma meta pré-estabelecida por nós mesmos, envolvendo processos viciosos de repetição.
Resultado?
Frustração pessoal, sensação de derrota, insegurança e ansiedade.
O melhor exemplo é do mestre surrealista, Salvador Dalí, que já disse tudo na seguinte frase: “Deixa-me por um instante submergir na loucura dos artistas. Esquecer as regras que impõem ao homem não transgredir tudo aquilo que nós conhecemos. Não temo a aventura de viver num mundo surrealista porque o meu espírito não conhece outra verdade que aquela que me eleva até às fronteiras do impossível. No dia que deixar de sonhar, manda-me flores brancas.”
As imagens nas pinturas derretendo em paisagens exóticas nos remetem à antítese da perfeição clássica e mesmo assim, são obras de arte domiciliadas nos maiores museus do mundo.
Deixando o pintor catalão enrolando os bigodes famosos e entrando na nossa rotina, as mudanças sociais e culturais do nosso século vêm acarretando numa sobrecarga de trabalho: todos precisamos performar ao máximo, mostrar resultados rápidos, sob o constante risco de fracasso ante os outros, resultando numa fragilidade mental coletiva.
Daí entra o Princípio de Pareto que eu aprendi na faculdade de marketing, com o propósito de uma simples mudança hierárquica de afazeres para um resultado muito melhor: a chamada Regra 80/20.
Vamos entender essa regra:
O princípio afirma que, para muitos trabalhos, 80% dos resultados resultam de 20% das causas. Em outras palavras, uma parte pequena das causas tem um efeito desproporcionalmente grande.
O economista italiano Vilfredo Pareto em 1896, entre outros exemplos, observou as plantas do seu jardim, onde 20% das plantas produziam 80% dos frutos. Usando termos atuais, podemos notar que 80% dos lucros de uma empresa são obtidos de 20% dos clientes e 20% dos jogadores marcam 80% dos pontos de uma partida.
O método é uma ferramenta muito aplicada em empresas permitindo a priorização dos problemas, isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.
Aham, e daí?
E daí, que esse mesmo fenômeno pode simplificar muito a nossa vida atribulada e estressante, focando no que realmente importa e deixando de lado o restante da lista diária de tarefas. Ou seja, livrar-se das cobranças perfeccionistas de atingir todas as metas no mesmo dia, resumindo a sua existência num filme de Missão Impossível sem dublês.
Na telona da vida real, você cai do prédio de cinquenta andares.
Ai, doeu!
Eu mesma já tive a fase do “nunca está bom o suficiente” trabalhando com marketing digital, batalhando madrugada adentro, sem limite de horas ou descanso, na busca de melhorar algo que já estava ótimo.
Quanto à maquiagem, o delineado da pálpebra esquerda não estava idêntico ao da direita, a pele sempre precisava de mais um acabamento e por aí vai permitindo-me que detalhes mínimos ultrapassassem a beleza do contexto geral, atrasando todas as minhas outras tarefas.
Ora, se o nosso rosto não é simétrico, muito menos perfeito, por que exigir além dos parâmetros da normalidade da fisionomia humana?
Pareto na Cecília!
Vamos descobrir como fazer os 20% valerem a pena no dia a dia?
- Priorize o que é mais importante, ou seja, aqueles 20%;
- Foque em um objetivo, ou seja, algo que você irá fazer do início ao fim para obter um resultado;
- Tenha atitude, seja focado e não se deixe abalar. No início pode parecer que não está fazendo tudo o que precisa, mas na verdade está fazendo o mais importante para chegar na maior quantidade de resultados;
- Cuide de seu tempo, ou seja, anote tudo o que fará no dia e realize cada uma dessas atividades com calma, mas sem procrastinação e sem distrações;
- Aprenda a dizer não, isso significa que você deve focar no que está fazendo, então se alguém lhe pedir para fazer algo sem importância ou que não tenha necessidade de ser atendido na hora, diga não e continue com sua tarefa;
- As tarefas são muito importantes, pois elas são os 20% que já falamos, aquelas que devem ser priorizadas. Mas ao focar nas tarefas, cuidado para não esquecer o resultado, pois ele também é primordial; é preciso trabalhar com qualidade e ter atenção no que se está fazendo.
Segundo a Harvard Business Review, um bom método de priorização dos seus 20% de esforços é: antes de começar seu dia, escrever em um post-it as 6 principais atividades a serem feitas. Faça isso por ordem de prioridade e na sequência, risque as 5 últimas. Isso mesmo, você deve focar exclusivamente na primeira por cerca de 90 minutos.
Já eu adotei um pedaço de papel grudado no espelho, com as minhas tarefas principais em vermelho e as secundárias em preto, garantindo que o meu dia e gestão de tempo estejam organizados.
A conclusão dos itens prioritários da lista não poderia ser mais satisfatória: sensação de dever cumprido e produtividade em dia. E o mais importante: sem stress e desespero porque toda lista não foi executada e claro, ainda sobra tempo para assistir meu seriado favorito, Succession.
A dica final é: quando bater aquela vontade de ajeitar só mais um pouquinho o bolo de aniversário que já está um capricho só, retardando todos os outros preparativos da festa, lembre-se do quadro “A resistência da memória”, de Dalí.
Observe os relógios derretidos, formigas, pinceladas sonhadoras, que de tão distantes da realidade precisa, são a definição do imperfeito, perfeito!
Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza.
Siga Cecília no Instagram!
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!