Como voltar a fazer networking após a maternidade?

Fundadoras do Do It Girls Club dão dicas para quem é mãe e deseja voltar ao mercado

Imagem por Hirurg em Canva Fotos

Fazer networking é uma ferramenta fundamental quando se trata de conseguir oportunidades no mercado de trabalho, bem como para fazer negócios. O recurso pode ser definido como uma forma de cultivar relacionamentos profissionais em ambientes diferentes e utilizar essa relação para troca de experiências e contatos. Mas como voltar a fazer networking quando se está fora do mercado de trabalho? E, mais especificamente, quando a vida profissional deixou de ser prioridade por um tempo em razão da chegada da maternidade?

De acordo com Brunna Duarte, head de Marketing e uma das fundadoras do Do It Girls Club, comunidade de networking e conteúdo voltada para empreendedoras e executivas, manter bons relacionamentos é fundamental para qualquer pessoa em todas as áreas da vida. “Todas as relações que você cultivou ao longo da sua trajetória são importantes. A todo instante nos aproximamos de pessoas que até então não conhecíamos, seja em curso, viagem, faculdade. Esses contatos devem ser retomados quando uma mãe quer voltar ao mercado e fazer networking é essencial”, explica. “Você pode começar, por exemplo, enviando uma mensagem para familiares, amigos e ex-colegas de trabalho explicando seu momento”, ensina.

Imagem por damircudic em Canva Fotos

Para Natália Archanjo, advogada e head comercial da Do It Girls Club, além de retomar antigos contatos, a mulher que deseja voltar a trabalhar, precisa fazer networking visando buscar oportunidades e deve se preparar, pesquisando oportunidades de contatos locais, grupos on-line e eventos que tenham esse foco. “No Do It Girls Club, por exemplo, nós ajudamos as mulheres a alavancar suas carreiras praticando networking. Muitas das participantes também têm filhos e conhecem a importância dessa retomada”, pontua.

Outra sugestão importante para mulheres que querem retomar o networking após a maternidade é a atualização profissional. Para Adriana Tavares, head de Finanças e Gestão do Do It Girls Club, quem deseja retomar contatos e conseguir boas oportunidades, também deve separar um tempo para se atualizar. “É importante se preocupar em oferecer o que o mercado quer, seja realizando um curso, assistindo a lives ou lendo informações especializadas. Esse tipo de atividade também abre portas para networking”, explica.

As fundadoras do Do It Girls Club também ressaltam a necessidade da mulher preparar um bom currículo e compartilhar com os antigos e novos contatos o tipo de trabalho que está buscando. “Dessa forma, caso uma oportunidade apareça, o currículo poderá ser encaminhado. É importante destacar conhecimentos e resultados alcançados ao longo da vida profissional”, destaca Brunna.

Imagem por pixelfit em Canva Fotos

Confira dicas para voltar a fazer networking após a maternidade:

  1. Liste contatos interessantes entre familiares, amigos e ex-colegas de trabalho e retome a conversa com eles. Também vale enviar uma mensagem explicando o momento e a vontade de buscar novas oportunidades.
  2. Tenha um bom currículo pronto, destacando desafios e resultados obtidos ao longo da carreira. Seja clara em relação ao que está buscando.
  3. Atualize-se. Cheque o que o mercado demanda e procure arrumar tempo para fazer alguns cursos, conseguir certificações novas e ler a respeito da área em que deseja atuar.
  4. Procure grupos de networking entre mulheres para fazer novos contatos e se colocar à disposição de novas oportunidades. 

Do It Girls Club é um ecossistema feminino que transforma a vida de mulheres através de uma rede única de networking e conteúdos exclusivos. A iniciativa tem como propósito ajudar mulheres a alavancarem suas vidas, carreiras e resultados mais rápido, através de um ambiente de crescimento, colaboração e de novas conexões. Com o lema menos competição e mais colaboração entre mulheres, as idealizadoras já impactaram mais de 20 mil pessoas e geraram mais de 15 milhões de negócios realizados entre as participantes ativas da comunidade.

As fundadoras do
Do It Girls Club

Natália Archanjo é advogada por formação com MBA em negócios pela FDC. Diretora Comercial e Líder dos departamentos de Marketing e Recursos Humanos da Matur Contábil, uma das maiores empresas de contabilidade do país. Membro da comissão do Do It Now, evento de gestão responsável por reunir mais de mil empresários na capital mineira.

Brunna Duarte é formada em comunicação pela PUC e pós-graduada em Administração pela FGV, já realizou diversos cursos nas áreas de CX e Design Thinking. Desenvolveu sua carreira em grandes empresas multinacionais, sempre procurando atuar de forma criativa e inovadora.

Adriana Tavares é formada em direito, cursou MBA em gestão na FDC e participou do Gestão 4.0, programa de imersão em negócios destinado a gestores C- Level. Sua experiência prática é vivenciada na empresa de sua família, a Altura Andaimes, em que ocupa o cargo de diretora há 11 anos.

Colaboração da pauta:

Carolina Lara Comunicação

Carolina Lara | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta