Acerte na cor da base!

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

Com a grande mistura de povos que temos no Brasil, os tipos de pele também são diferentes e cada um tem suas necessidades

Imagem por pixelshot em Canva Fotos

Com a grande mistura de povos que temos no Brasil, os tipos de pele também são diferentes e cada um tem suas necessidades. Daí vem a enorme dificuldade toda vez que compramos uma base e na maioria das vezes erramos feio com bases mais claras ou escuras que craquelam ou derretem pelo rosto todo. Din-din jogado fora e você fantasmagórica ou cor de cenoura.

Ai, que dó! Ai, meu bolso!

É uma tragédia, eu sei, mas podem enxugar as lágrimas porque a tia Ciça vai ajudar as bonitas com uma aula de dicas simples e eficazes.

Tom de pele: clara, média ou escura.

Vale lembrar que o rosto costuma ser levemente mais claro que o resto do corpo, então você pode utilizar como referência a tonalidade do colo. Quando você aplicar o produto no rosto e no pescoço, as cores vão se igualar e trazer um visual mais uniforme. Em seguida, identifique o seu subtom de pele.

Lembram do artigo sobre Colorimetria? Não? Um ponto a menos.

Sim? Um ponto a mais por participação.

Aplique as regras!

Recordando:

  • Subtons frios: bases com fundo rosa ou cinza
  • Subtons quentes: bases com tom amarelado
  • Subtons neutros: funciona com a maioria dos tons de base

Dica de ouro: A área ideal para testar a base é na linha do maxilar para poder comparar a tonalidade do rosto e do colo. Quando você aplicar a base nessa área e ela desaparecer, então este é o tom certo.

Imagem por pixelshot em Canva Fotos

Qual é o meu tipo de pele?

Pele oleosa

Sabe aquele brilho constante e sensação de óleo no toque? São características da pele oleosa que tem poros dilatados e irregulares. As melhores pedidas são itens oil free que auxiliam no controle do brilho ao longo do dia.

As bases líquidas, em mousse ou em pó com acabamento acetinado ou mate são as indicadas.

Pele seca

Seu aspecto é mais áspero e sem brilho. Também pode ficar esbranquiçada e apresentar sinais de irritação e descamação. Na hora de escolher a base, aposte em produtos que também hidratam e fuja das bases mate!

Procure por bases com hidratante na fórmula, ácido hialurônico ou aposte em BB creams caso prefira cobertura baixa.

Pele mista

Combina traços das peles oleosa e seca, ou seja, tem tendência a oleosidade em certas zonas do rosto – testa, nariz e queixo – enquanto apresenta consistência mais fina e descamação em outras. A dica também é escolher bases com elementos hidratantes.

Invista em bases líquidas! Elas se adaptam melhor às peles mistas.

Pele normal

Tem boa elasticidade, maciez e não apresenta excesso de oleosidade. Além disso, seus poros são fechados e pouco visíveis. Vai bem com a maioria dos tipos de base.

Para as sortudas, abusem de qualquer tipo de base!

É bom lembrar que não existe tipo de pele ideal. Na verdade, cada uma delas é única e necessita de atenção e cuidado específicos.

Mas calma, volte e estude mais um pouco porque ainda não terminamos e ao invés de 10, a tia Ciça vai dar 6,5 na prova!

Uma maquiagem perfeita também depende de como você prepara sua pele, viu?

Imagem por Valua Vitaly em Canva Fotos

Antes de aplicar a base, passar alguns produtos de skincare é o first step da rotina para deixar sua pele limpa, sem restinhos de impurezas ou oleosidade.

Sabonete facial, água micelar, hidratante e protetor solar são o quarteto indispensável.

Por fim, peles maduras precisam de bases com textura líquida e você deve dar preferência para as mais aquosas, pois elas se adaptam mais facilmente à pele, não deixando marcas. Sua pele ainda vai ficar com aspecto natural e uniformizar o tom do seu rosto sem pesar demais.

Aula encerrada, alunas aprovadas com mérito e Tia Ciça orgulhosa!

Lembrete: quinta que vem tem simulado telepresencial valendo 2 pontos na média para quem estiver com o tom certo de base!

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta