Visitar uma livraria em outra cidade ou país é uma das coisas mais agradáveis durante uma viagem
Quando planejo uma viagem, quase imediatamente vou para o Google Maps depois de reservar meu voo para começar a ver lugares que quero visitar. Não importa se estou indo para uma cidade litorânea ou não, sempre há um lugar que acaba entrando no meu roteiro: uma livraria local.
As livrarias são onde encontro, então não é surpresa que eu também as procure quando estou viajando. Claro, os livros em si são a atração principal, mas certamente não faz mal que os livreiros sejam as pessoas mais legais que você pode encontrar em qualquer bairro.
Mas, mais do que isso, a atmosfera acolhedora e a energia criativa que encontrei em quase todas as livrarias que já visitei é o que sempre me atrai como um ímã.
Em uma viagem a Paris, a Yvon Lambert Gallery estava no topo da minha lista de lugares para visitar. Do lado de fora, é uma galeria relativamente indefinida. Mas, uma vez lá dentro, fui recebido por pilhas e mais pilhas de livros de arte exclusivos e uma grande variedade de pôsteres de exposições anteriores – além da própria galeria nos fundos.
Planejar uma tarde em uma livraria não é novidade para mim. Uma das livrarias mais legais em Paris é a famosa Shakespeare and Company. Ouvi por meio de amigos que era o destino dos livros em inglês em Paris, com um pouco de história literária. A loja foi inaugurada em sua localização atual em 1951, e escritores como Allen Ginsberg, Anaïs Nin e James Baldwin eram visitantes frequentes. O fundador George Whitman a nomeou como uma homenagem à livreira Sylvia Beach, que abriu a Shakespeare and Company original a alguns quarteirões de distância em 1919 e hospedou muitos membros da “geração perdida de escritores”, incluindo Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald e Gertrudes Stein.
As livrarias são uma parte crucial de quase todas as experiências de viagem para mim – e é sempre algo que pergunto aos amigos quando eles visitam novos lugares.
Em Buenos Aires, a Ateneo é localizada em um antigo teatro. É uma das livrarias mais legais que conheço e não pode ficar de fora do seu roteiro na cidade, mesmo que você não seja um grande fã de literatura.
Nessas viagens, não é tanto uma questão de saber se preciso de outro livro em minha coleção, mas sim qual deles voltará para minha estante.
Andrea Barros é profissional de Turismo e já visitou mais de 50 países.
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Este artigo é um oferecimento:
Faça parte desta aventura!
+55 11 99919 1010
andrea@abtours.com.br
@abtoursviagens
@tripdicasab
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!