Por que sempre visito livrarias quando viajo?

Tripdicas Dolce

Andrea Barros

Visitar uma livraria em outra cidade ou país é uma das coisas mais agradáveis durante uma viagem

Quando planejo uma viagem, quase imediatamente vou para o Google Maps depois de reservar meu voo para começar a ver lugares que quero visitar. Não importa se estou indo para uma cidade litorânea ou não, sempre há um lugar que acaba entrando no meu roteiro: uma livraria local.

As livrarias são onde encontro, então não é surpresa que eu também as procure quando estou viajando. Claro, os livros em si são a atração principal, mas certamente não faz mal que os livreiros sejam as pessoas mais legais que você pode encontrar em qualquer bairro.

Mas, mais do que isso, a atmosfera acolhedora e a energia criativa que encontrei em quase todas as livrarias que já visitei é o que sempre me atrai como um ímã.

Em uma viagem a Paris, a Yvon Lambert Gallery estava no topo da minha lista de lugares para visitar. Do lado de fora, é uma galeria relativamente indefinida. Mas, uma vez lá dentro, fui recebido por pilhas e mais pilhas de livros de arte exclusivos e uma grande variedade de pôsteres de exposições anteriores – além da própria galeria nos fundos.

Livraria Shakespeare and Company, situada na Rue de la Bûcherie, 37, Paris
Celebrategreatness, Imagem em CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Planejar uma tarde em uma livraria não é novidade para mim. Uma das livrarias mais legais em Paris é a famosa Shakespeare and Company. Ouvi por meio de amigos que era o destino dos livros em inglês em Paris, com um pouco de história literária. A loja foi inaugurada em sua localização atual em 1951, e escritores como Allen Ginsberg, Anaïs Nin e James Baldwin eram visitantes frequentes. O fundador George Whitman a nomeou como uma homenagem à livreira Sylvia Beach, que abriu a Shakespeare and Company original a alguns quarteirões de distância em 1919 e hospedou muitos membros da “geração perdida de escritores”, incluindo Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald e Gertrudes Stein.

As livrarias são uma parte crucial de quase todas as experiências de viagem para mim – e é sempre algo que pergunto aos amigos quando eles visitam novos lugares.

Em Buenos Aires, a Ateneo é localizada em um antigo teatro. É uma das livrarias mais legais que conheço e não pode ficar de fora do seu roteiro na cidade, mesmo que você não seja um grande fã de literatura.

Nessas viagens, não é tanto uma questão de saber se preciso de outro livro em minha coleção, mas sim qual deles voltará para minha estante.

El Ateneo, Buenos Aires, Argentina
Imagem por Andrzej Otrębski, Em CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Andrea Barros é profissional de Turismo e já visitou mais de 50 países.

@travessadavida

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursviagens
@tripdicasab

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta