Cinco motivos que explicam a importância das cores na composição de looks

Segundo a consultora de moda Camila Cavalcante, uma das razões é a capacidade que a cor tem de transmitir a imagem desejada

Camila Cavalcante, consultora de moda e estilo e fundadora da Escola de Moda Cá Cavalcante | Foto por Diogo Melo

Se um mundo colorido é um mundo mais bonito e alegre, por que muitas mulheres são fiéis ao “pretinho básico”, usando e abusando deste look para qualquer ocasião de sua vida pessoal ou profissional? A resposta para essa pergunta reside no fato de muitas delas não saberem combinar as cores de modo harmonioso e temerem, dessa forma, errar no visual.

Contudo, tal dificuldade não pode ser empecilho para o emprego de visuais coloridos, mesmo porque a cor é fundamental na composição de looks. A consultora de moda e criadora da Escola de Moda Cá Cavalcante, Camila Cavalcante, destaca cinco motivos que explicam a relevância das cores na montagem do estilo das roupas.

1 – Comunica e transmite uma mensagem

Camila ressalta que 55% da nossa comunicação se dá de maneira não verbal, ou seja, por meio da imagem. “Tendo essa informação em mãos, fica fácil entender a grande importância de cuidar de nosso visual, prestando bastante atenção na cor que usamos, porque é ela que mais comunica visualmente na roupa”, explica

De acordo com a consultora de moda, deve-se ter em mente que a mesma peça de roupa, com o mesmíssimo corte, tecido e estilo, é capaz de transmitir uma mensagem totalmente diferente apenas com alteração da cor. “Um blazer preto, por exemplo, pode atrelar à imagem de uma mulher conceitos como credibilidade e poder. Já um blazer rosa pode significar que ela é meiga, acolhedora, amigável”, diz.

2 – Atrai ou distancia as pessoas

O poder da cor no visual vai além de transmitir a imagem desejada. Segundo Camila, a cor tem a capacidade de impactar fisicamente as pessoas que nos cercam, alterando seus hormônios, pressão arterial e temperatura, e, dessa forma, atrair ou repeli-las.

Assim, conforme a consultora de moda, quando percebemos este poder que as cores possuem, podemos utilizá-la de forma estratégica, de acordo com a nossa conveniência. “Em ambientes sociais, por exemplo, onde o desejo é de socialização, conexão, criar laços, algumas cores, como o laranja, podem ajudar nesse sentido. Por outro lado, em ambientes de trabalho, para gerar distanciamento emocional e respeito, outras cores, como o roxo, são mais indicadas”, diz.

Foto por Diogo Melo

3 – Passa a impressão de que alguém está mais gordo ou mais magro

Aquela história de que usar roupa de cor branca engorda e usar roupa de cor preta emagrece é a mais pura verdade”, afirma Camila. Isto porque o branco em si reflete a luz e à medida que faz isso, ele expande a imagem, dando ao espectador a impressão de uma silhueta visualmente maior. Por outro lado, o preto absorve a luz, diminui o campo visual, dando a impressão de que a pessoa está menor.

Um grande mito, porém, segundo a consultora de moda, é acreditar que apenas o preto emagrece. “Todas as cores profundas, que são carregadas de preto, como, por exemplo, o azul marinho, o verde musgo, o verde petróleo, o vinho escuro, causam esta impressão e servem a este propósito”, diz.

Camila também ressalta que outro aspecto a ser observado é o tecido e modelagem utilizados no look. “No caso de um tecido muito grosso e a modelagem de um vestido mais rodado, pode ampliar visualmente mesmo sendo na cor preta. Tudo vai depender da cor aliada ao tecido e à modelagem”, explica. 

4 – Realça a beleza da pele

Assim como os seres humanos, as cores não são estáticas, ou seja, elas variam quando estão ao lado de outras cores. Isso ocorre entre peças de roupas com cores distintas e ocorre entre peças de roupa e a nossa pele. Por isso, segundo Camila, que existe a harmonia de cores também na análise da coloração pessoal.

De acordo com a consultora de moda, além de harmonizar as cores das roupas, é possível harmonizar as cores das roupas com o nosso subtom de pele. “Quando descobrimos isso, que há cores que combinam mais com o nosso subtom de pele, podemos usar isso ao nosso favor, para melhorar a nossa imagem. Há cores, por exemplo, que destacam manchas e olheiras ou até mesmo mudam o tom de nossos lábios. E há cores que realçam a nossa beleza, pois deixam a nossa pele mais iluminada, como se estivéssemos usando maquiagem”, diz.

Foto por Diogo Melo

5 – Ajuda a dar mais personalidade aos looks

Mesmo para as pessoas mais adeptas dos looks básicos, que não gostam de variar muito, a cor pode ser um trunfo, segundo Camila. “Usar cor pelo menos no sapato ou nos acessórios é um excelente truque de estilo, pois dá mais personalidade e originalidade ao look básico, deixando-o mais interessante”, afirma.

Contudo, mesmo já sendo de grande ajuda usar acessórios coloridos, a consultora de moda recomenda que o adepto do look discreto ouse mais, incrementando sua roupa com cores. “Ao fazer isso, ele consegue dar mais realce ainda à sua personalidade”, destaca.

Foto por Diogo Melo

Camila Cavalcante é consultora de imagem, CEO e formadora da Escola de Moda. Possui certificações internacionais na área de moda e comportamento e também certificada como consultora de imagem e stylist pela Escola de Moda de Lisboa, especialização em Cool Hunting e Tendências; consultora Universal Stlyle Certify, possuindo certificado nível 1 e 2, onde fora formada e certificada pela criadora do Método 7 estilos universais Alyce Parsons; formada como Analista Comportamental e Coach Internacional.
Na moda há mais de 10 anos em consultoria e pesquisa de tendências, sendo uma das pioneira na criação de conteúdos de moda na internet com o blog “Estilo a Qualquer Custo”, um dos mais influentes do Brasil. 
@escolademodacacavalcante

Colaboração da pauta:

Jimenes Comunicação

Patrícia Jimenes | [email protected]

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta