Rue de Dunkerque e Valdo

Dolce Contos do Chef

Chef Eduardo de Castro

A sorte de vivermos numa capital multicultural nos transforma em cidadãos mais atentos e mais abertos para aquilo que o futuro nos irá proporcionar

Rue de Dunkerque, Boulevard de Denain, Paris, França
Imagem por Norio NAKAYAMA from saitama, japan, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Na crônica anterior me referi como ponto de chegada a Paris a Gare du Nord e para mim foi mesmo em função do casal de patriotas que conheci na viagem. Mas é na Gare d´Austerlitz que chegam os trens vindos da Península Ibérica.

Neste fim de verão, aproximando o outono, a Rue Dunkerque foi o meu primeiro abrigo num quarto cedido por alguns dias por uma família portuguesa. A descoberta de Paris para a maioria dos mortais é feita essencialmente através da extraordinária malha do metrô que nos permite chegar a qualquer lugar. E foi assim que ao longo dos meses seguintes me encantei pela cidade, conhecendo os pontos turísticos que fazem parte do nosso imaginário e a enorme comunidade portuguesa que desde o final dos anos 50 transformou Paris na terceira cidade portuguesa em número de habitantes.

No final dos anos 70 se vivia uma onda de liberdade em toda Europa e porque não dizer em todo o mundo. As influências musicais, a moda, a luta pela democracia fazia com que Paris fosse o encontro privilegiado de gente de todo mundo com diversas atrações musicais que fui descobrindo tocando nas praças e estações de metrô. Todos tinham a consciência que estávamos entrando numa década de profundas transformações sociais, culturais e onde se adivinhava já um mundo tecnológico que iria surgir anos depois.

Publicidade Dolce Morumbi

Rue de Dunkerque, Paris, França
Imagem por Norio NAKAYAMA from saitama, japan, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O bom mesmo de andar em Paris é que em qualquer canto ou esquina podemos usufruir de cultura, arte e gastronomia. Acho que a primeira vez que vi alguém com uma baguete debaixo do braço deve ter despertado em mim um dos meus maiores prazeres que pratico até hoje: pão, queijos e embutidos acompanhados de uma taça de vinho. Nesta linha do tempo do período que passei na França, as minhas relações com as comunidades brasileira e portuguesa foram se intensificando. Os clubes portugueses, a música brasileira e as rádios latinas faziam neste tempo sem internet que nos sentíssemos mais próximos uns dos outros e com menos saudade do nossos países de origem. E é aqui que entra Valdo, amigo de décadas, que passará para a história como um dos maiores divulgadores da música em língua portuguesa por terras francesas.

Valdo sempre compaginou a sua atividade profissional ligada ao turismo com a de locutor de rádio e DJ. Na época dos LPs e cassetes, ele já era o grande garimpador de artistas e músicas dos países de língua oficial portuguesa. Nas décadas seguintes as rádios Latina e Alpha FM passaram a ser os grandes motores de desenvolvimento musical e artístico das nossas comunidades.

Ser imigrante nos transforma em seres mais atentos à nossa própria origem. Passamos a nos dividir entre os amores que os países de acolhimento nos proporcionam e aqueles que trazemos do nossos berços. A sorte de vivermos numa capital multicultural nos transforma em cidadãos mais atentos e mais abertos para aquilo que o futuro nos irá proporcionar. A música, a arte e a gastronomia são os elos indestrutíveis de uma cultura que mora dentro de nossos corações.

“Meu amigo Valdo”, Chef Eduardo de Castro

Acesso à Estação de Metro Gare du Nord na Rue de Dunkerque, Paris, França
Imagem por Chabe01, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Que sorte que eu tive em ter Paris e o Valdo anos a fio no meu cotidiano. Que sorte que eu tenho em os ter até hoje em minha vida.

Até a próxima.

Beijo,

Chef Eduardo de Castro é jornalista de formação, mas foi na gastronomia que ele percebeu que o seu amor pelas panelas era maior do que pela escrita, mas mesmo assim trará seus contos quinzenalmente na Dolce Morumbi 

Acompanhe o Che Eduardo de Castro em suas Redes Sociais

@casadochefeduardodecastro

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta