Quais as causas de lapsos de memória em pacientes jovens?

O Dr. Custódio Michailowsky Ribeiro, neurologista do Hospital Albert Sabin, fala sobre esse distúrbio tão comum na vida cotidiana atribulada

Os lapsos de memória são breves momentos em que uma pessoa esquece algo que normalmente se lembraria. Esses períodos de esquecimento são normais, contudo, mais recorrentes com o passar dos anos.

Os lapsos podem ser positivos ou negativos, pois, as informações que armazenamos e não evocamos são esquecidas para que o cérebro abra mais espaço para novas memórias”, explica o Dr. Custódio Michailowsky Ribeiro, neurologista do Hospital Albert Sabin (HAS).

Contudo, a rotina mecânica e a quantidade de informações absorvidas no uso excessivo de redes sociais podem ser algumas das causas desses lapsos, sobretudo, em pessoas com 30 a 40 anos de idade, além de outros fatores como:

  • Uso de substâncias ilícitas;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Falta de sono.
Imagem de pressfoto no Freepik

É importante salientar que esses lapsos em pacientes dessa faixa etária, não tem ligação com doenças neurodegenerativas como Alzheimer, demência e outras”, adverte o neurologista do HAS.

O Dr. Ribeiro cita um estudo inicial que identifica 25 tipos de genes que podem desenvolver demência e Alzheimer, contudo, não há um fator genético diretamente ligado aos distúrbios de memória. “O importante é a epigenética, ou seja, mudanças na expressão gênica que podem ser herdadas e que não alteram a sequência do DNA”, diz.

Resumindo, mudanças dos fatores de risco e ambiente podem evitar que a doença se desenvolva, pois, com hábitos saudáveis, os genes não se expressam.

Apesar da aparente normalidade, quando existe um desgaste mental e/ou esses lapsos de informações básicas do dia a dia afetem o bem-estar do paciente, deve-se procurar um profissional para identificar doenças como depressão, TOC, ansiedade ou insônia, descartando-se assim a possibilidade de doenças neurodegenerativas. Uma avaliação neurológica, com o apoio de exames de imagem como a ressonância magnética, também se faz necessária, pois, dessa forma o neurologista poderá identificar lesões estruturais que podem causar tais distúrbios.

No mais, para evitar os lapsos, o melhor a se fazer é manter hábitos saudáveis, boa alimentação, como uma dieta rica em frutas vermelhas, e praticar atividades físicas. O sono também é fundamental, pois, pacientes que sofrem de insônia absorvem uma “tempestade” de informações durante a madrugada, geralmente em redes sociais, prejudicando o cérebro no armazenamento das informações necessárias para o dia a dia”, finaliza o Dr. Custódio.

Imagem de karlyukav no Freepik
Dr. Custódio Michailowsky Ribeiro

Com a missão de promover a saúde, buscando a excelência dos processos assistenciais, melhoria contínua e eficiência operacional há mais de 50 anos, o Hospital Albert Sabin (HAS), está revitalizado, modernizado e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região. Humanização, cuidado, atenção e respeito são os valores que orientam todas as atividades da equipe e do centro médico, colocando à disposição dos pacientes equipamentos de última geração, que garantem mais segurança e altos índices de sucesso em cirurgias e tratamentos. Os serviços oferecidos à população, sempre com alto grau de qualidade, são os mais completos e diversos, como o Pronto Atendimento 24 horas, Unidade Coronariana (UCO), Centro Cirúrgico e internações de urgência e eletivas. O HAS oferece atendimento com total segurança e cuidado nas mais diversas especialidades, como Arritmologia, Bucomaxilo, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Fisioterapia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Urologia e Vascular. O Hospital Albert Sabin também realiza exames laboratoriais, de imagens e cardiológicos, serviços de diagnose e terapia com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e com qualidade profissional incomparável. Dentre esses serviços encontram-se a Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética/Angioressonância. O hospital e seus profissionais atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes.  

Para saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=M7W28Af8tKI   

Link vídeo 50 anos: https://youtu.be/uNoHjdPVMVI 

Site: http://www.hasabin.com.br  

Instagram: https://www.instagram.com/hospital_albertsabin/   

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/hospital-albert-sabin/  

Facebook: https://www.facebook.com/hasabin.lapa  

Hospital Albert Sabin (HAS) 

Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP 

Central de atendimento 

(11) 3838 4655 

Convênios atendidos 

ALLIANZ- APCEF/SP- AXA ASSISTANCE- BRADESCO- CABESP- CARE PLUS- CENTRAL NACIONAL UNIMED- CET- CRUZ AZUL- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP- GOLDENCROSS- INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- NOTRE DAME- PORTO SEGURO- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTOVÃO- SBC- SEPACO- SINDICATO DAS BORRACHAS- SOMPO- SUL AMÉRICA- UNIMED SEGUROS

 

Colaboração da pauta:

MCAtrês Assessoria em Comunicação e Marketing

Marcela Foresti | jornalismo@mcatres.com

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta