A escrita sensível aliada ao processo de autoconhecimento

A escrita sensível é uma escrita livre, fluida, pautada nas emoções, sentimentos, reflexões sobre si e o mundo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Aula de Líder em Mim (socioemocional)

Por Marcelo Cesar Cavalcante

A educação, segundo a LDB 9394/96, é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, a formação da cidadania e a preparação para o mundo do trabalho numa sociedade de incerteza, insegurança e fragilidade.

A partir da sua criação, o Colégio Anglo Morumbi demonstrou essa inquietação ao basear a sua proposta pedagógica em três fundamentos: acadêmico (Sistema Anglo de Ensino, treinamento constante de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa), socioemocional (Líder em Mim, certificação internacional, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação)

O Programa O Líder em Mim foi implantado no Colégio em 2012 e, desde então, tem sido elogiado pelo trabalho de desenvolver as competências socioemocionais necessárias para o mundo contemporâneo, aliadas às competências técnicas que formam um conjunto de habilidades relacionadas ao conhecer, ao fazer, a ser e a conviver- os quatro pilares da Educação do Futuro defendidas por Jacques Delors em 1999, na Organização das Nações Unidas.

A formação de sujeitos éticos, responsáveis, críticos, equilibrados emocionalmente e capazes de lidar com as transformações do mundo é cada vez mais urgente.

Trabalho em grupo na sala Maker do Anglo Morumbi.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) elenca dez competências básicas a que todo aluno tem o direito de aprender em todo território nacional, o que corrobora essa preocupação. As competências fundamentais incluem tanto as capacidades técnicas ligadas ao saber e ao fazer (hard skills) quanto às competências socioemocionais, ou atitudinais, ou ainda, comportamentais, ligadas ao ser e ao conviver (soft skills). A BNCC deixa claro que tais competências devem ser trabalhadas de forma transversal, ou seja, o caráter formativo deve perpassar todas as disciplinas do currículo, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.

O autoconhecimento é a principal habilidade formativa nas teorias da educação socioemocional e nos estudos sobre inteligência emocional. O desenvolvimento do autoconhecimento resulta na formação da autorregulação, do autocontrole, da autodeterminação, da autoestima, do autocuidado, e, a tão desejada autonomia. O autoconhecimento é necessário para uma relação empática, de valorização, respeito e reconhecimento do outro.

A disciplina de Produção Textual, além de trabalhar com as formas fixas dos gêneros textuais e a rigidez da língua formal culta, também dá oportunidades para que os alunos possam exercitar livremente a escrita de modo a contribuir para seu processo de autoconhecimento.

Neste ponto, incentivamos a escrita sensível, uma escrita livre, fluida, pautada nas emoções, sentimentos, reflexões sobre si e o mundo.

Palestra de Segurança Digital no Anglo Morumbi

Muitos alunos relataram que escrevem para desabafar, registrar algum problema, alguma inquietação, como se estivessem conversando com alguém. O resultado, segundo o depoimento desses alunos, leva a um certo conforto, alívio e à volta de um estado de equilíbrio emocional. Por essa razão, a escrita sensível também é conhecida como escrita terapêutica. Segundo a especialista no assunto Bruna Cosenza: “A escrita sensível é pautada nos sentimentos, pensamentos, reflexões e percepções sobre si e sobre o mundo. Eu diria que é um formato de escrita mais introspectivo. É uma maneira de você colocar para fora as suas aflições, alegrias e medos, descrevendo-os de tal forma que o leitor consiga sentir tudo aquilo que você está transmitindo. A magia da escrita sensível é exatamente essa: ela é capaz de transportar o leitor”. (Publicado originalmente no LinkedIn).

A escrita sensível é atemporal, pois o processo de autoconhecimento nunca acaba, uma vez que o ser humano é um ser em construção e estamos sempre em formação. O importante é que podemos usar a escrita para nosso processo de conhecimento, como forma de reflexão e de busca de bem-estar para nossas dores, medos e preocupações.

Referências:

Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc.

COSENZA, Bruna. Você já ouviu falar em escrita sensível? Disponível em https://www.linkedin.com/pulse/escrita-sens%C3%ADvel-o-que-%C3%A9-e-por-importante-bruna-cosenza/?originalSubdomain=pt

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1996.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 939496. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Marcelo Cesar Cavalcante é Professor Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP.

@mccesar2022

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta