Estilo Pop na decoração!

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Talvez ainda não tenha percebido por ter feito intuitivamente, mas a Pop Art está espalhada em sua decoração

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

A Pop Art está em sua decoração, mas talvez você nunca tenha percebido por ter feito intuitivamente, sem saber do que se tratava seu conceito.

Para começar vamos identificar. A Pop Art foi um movimento que apareceu na década de 50 na Inglaterra, mas teve seu momento mais intenso nos anos 60 em Nova York, onde seu de potencial criativo se deu após a aparição dos trabalhos de Andy Warhol, que tornou-se o representante mais conhecido da Pop Art no Mundo.

Ficou famoso por retratar ídolos da música popular e do cinema, evidenciando-os e mostrando o quanto estas figuras são impessoais e vazias. Estão entre eles, Marilyn Monroe, Michael Jackson e Elvis Presley. Além de Warhol, outros expoentes também se destacaram como Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, James Rosenquist e Tom Wesselmann, que surgem também como os principais representantes da Pop Art em solo norte-americano.

Essa pequena explicação é para entender que pelo menos nos últimos 50 anos, ela esteve aí sem você perceber e que, de uma certa forma, você também começou a fazer parte dela em sua vida. Talvez somente quem tem mais de 50 anos tenha feito este tipo de decoração tão particular.

Você se lembra na sua adolescência quando decorava seu quarto com recortes de fotos e outras figuras que fizessem lembrar de seu ídolo? Fora nesse momento em que aconteceu seu primeiro contato com a Pop Art, sem você sequer saber o que estava fazendo. Geralmente os lugares preferidos para seu processo criativo foram as paredes e, às vezes, algum móvel solto ou mesa de estudos que sua visão pudesse alcançar sua decoração de qualquer ponto que estivesse.

No início, o uso da Pop Art como decoração era mais elitizado, pois somente quem tinha dinheiro é quem conseguia comprar obras originais. Mas, com o tempo, isso foi se popularizando através de cópias e também pela criatividade de “faça você mesmo”.

Na decoração, não há limites e pode-se usar quase de tudo em qualquer ambiente desde living, hall de entrada, lavabos entre outros, que queira destacar utilizando-se muito o uso de quadros e principalmente da serigrafia em forma de papel de parede reproduzindo imagens digitais.

O uso da combinação de cores também é essencial para um efeito harmônico com os demais componentes e, em certos casos, sugerindo sofisticação ao ambiente que se quer destacar com cores fortes ricas e vibrantes.

Este estilo é muito usado na arquitetura e decoração e conta com algumas das empresas mais especializadas neste tipo de trabalho que fazem papéis de parede, colocando a arte em impressão digital.

Gina Elimelek, diretora de criação da Think Surface, foi a percursora deste tipo de impressão para este processo que antes era feito apenas pela serigrafia, e hoje é realizado através da digitalização direcionada para o setor de design de interiores e arquitetura, fazendo trabalhos com Ruy Ohtake no Spa Unic, entre outros arquitetos, como também personificou fotos de clientes usando o conceito da Pop Art.

Como vimos o pop também está presente na decoração assim como na música que se perpetuam através dos tempos.

See You Soon!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello 

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta