Durante a programação em Milão, na maior feira de móveis do mundo, a arquiteta Rose Chaves destaca as esculturas como grande proposta para diversos ambientes
Na semana de 16 a 21 de abril, em que atraiu milhares de profissionais e visitantes do design e arquitetura, o Salone del Mobile, em Milão, especialistas do mundo inteiro vão atrás de tendências e novidades e levam essas inspirações para o seu dia a dia. Assim, Rose Chaves, arquiteta e especialista em Pisos e Revestimentos, comenta sobre um dos principais destaques dessa viagem: as esculturas. Mas, como utilizá-las em ambientes de casa ou escritórios tendo inspiração nesse grande evento?
Seja ela em tamanhos menores ou maiores, não é de hoje que as esculturas atraem olhares e têm papel fundamental na expressão artística ou comunicação visual de um ambiente. Podendo ser destaque de uma estante, centro de mesa, jardim interno ou parede de destaque.
Segundo Rose, nos primeiros dias de programação na maior feira de móveis do mundo, as esculturas ganharam ainda mais espaço em muitas situações, como peças em cores frias, no chumbo, por exemplo, que se conectam e fazem par com cores mais fortes, no vermelho. Podendo ser utilizadas tanto em uma mesa, no formato menor, quanto no chão de um local.
Outra dica é utilizá-las próximas de espaços confortáveis, como poltronas ou sofás, trazendo um equilíbrio visual de cores e formatos para o ambiente. “Uma simples escultura pode transformar um espaço e deixá-lo mais harmonioso fazendo a diferença. Podendo deixar duas, três esculturas menores próximas, uma maior com uma menor, ou apenas uma maior. Essas combinações também são possíveis desde que fique singelo, algo para complementar a harmonia do ambiente”, pontua Chaves.
Rose também observou uma forte tendência da argila e cerâmica em eventos de Milão, com instalações de paredes lameadas, sobrepondo o destaque para as esculturas desse formato, reunindo mais um de item, personalizado, em um único ambiente. Exemplo disso, no Salone, ‘Inspirado em Barcelona: Terra Rossa’ foi uma exposição inspirada na utilização do barro como elemento universal na criação de artefatos de design, prática muito difundida nos países mediterrâneos.
“Em paralelo, as esculturas também estão muito presentes em um jogo de mesas de centros, que combina perfeitamente com uma brincadeira de tapetes. Os tons sobre tons realçam as esculturas do ambiente, e ficam presentes na arquitetura do espaço. Bem distribuídos e deixando o local com uma profundidade linda”, finaliza Rose.
Outro grande destaque, segundo Chaves, foi a coleção ‘Metamorfosi’, de Paola Lenti e os designers brasileiros Fernando e Humberto Campana, inspirada no multifacetado mundo natural e nas suas inúmeras mutações, com poltronas informais e elementos decorativos que envolve uma recuperação inteligente e criativa das sobras de tecidos e materiais que a empresa sempre estudou e produziu, com um mix de cores e formatos surpreendentes.
Rose Chaves é graduada em Arquitetura e Urbanismo, atua a mais de 30 anos no mercado de arquitetura e design de interiores, seguindo a tendência do design para estilo de vida, facilitando o dia a dia
Publicidade Dolce Morumbi®
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!