Turismo em crescimento há 3 anos

Tripdicas Dolce

Andrea Barros

Depois da pandemia, o Brasil reage e começa a mostrar sinais de melhoria nos índices turísticos

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

No Dia do Turista, hoje, 13 de junho, vemos que ainda o turismo no Brasil se apresenta como um setor expressivo, tendo um importante impacto para o desenvolvimento econômico e social do país.

Depois de uma pandemia, nada melhor do que ler um estudo que demonstra o crescimento no turismo nacional. O índice de atividades turísticas do IBGE apontou variação positiva de 0,2% em março, em comparação a fevereiro de 2024. A área turística está 2,3% acima do patamar de fevereiro de 2020.

Entre as regiões brasileiras, cinco dos 12 locais pesquisados estão em movimento de expansão. O destino que se destaca é a Bahia com 9,8%, seguida por Santa Catarina com 4,5% e Paraná com 2,6%.

Porém, destinos tradicionais tiveram recuo no índice de atividades em uma comparação de março de 2024 para marco de 2023: São Paulo ficou negativo em 1,6%, o Distrito Federal com -6,2% e o Rio de Janeiro com -0,8%.

Se falarmos em trimestre, o primeiro trimestre de 2024 mostrou uma expansão de 0,4% frente a igual período do ano passado. Seis dos 12 locais pesquisados registraram taxas positivas conforme a seguir: Rio de Janeiro (4.8%) e Minas Gerais (7%), Bahia (7,3%) e Pernambuco (4,4%). Negativamente temos São Paulo (-0,8%) e Distrito Federal (-7,7%).

Aos poucos, o país vai retomando os índices pré-pandemia e consolidando ainda mais o Turismo com poder econômico no Brasil. Vamos aguardar as férias de julho para verificar os números que devem ser ainda maiores do que os já registrados.

Foto de Alicia Steels na Unsplash

E se você deseja ter um roteiro personalizado para a sua próxima viagem onde vou te ajudar a economizar tempo e dinheiro me mande uma mensagem pelo Instagram @abtoursroteiros

Andrea Barros é paulistana, libriana com ascendente em leão, mãe de dois shitzus (o Tom e o Luke), profissional de Turismo e já estevem em mais de 50 países. E contando… 

Confira seu e-book com dicas valiosas para você se preparar para a viagem!

(clique na imagem)

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursroteiros

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta