Desvendando o charme das francesas

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

Além da moda, o encanto também é atribuído à atitude despreocupada e confiante

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem de V&M Studio em Canva

A simplicidade é a chave da verdadeira elegância”, declarou Mademoiselle Chanel no apogeu da carreira que revolucionou a moda feminina do século XX.

É inegável que as mulheres francesas detêm um “Je ne sais quoi” (eu não sei o quê) que fascina desde os tempos imemoriais, quando os trovadores exaltavam a beleza e elegância das damas da corte em suas canções. Desde então, a aura de mistério e sofisticação que as envolve tem sido objeto de admiração e inspiração em todos os cantos do planeta.

Mas afinal, qual é segredo do borogodó gaulês?

Talvez ele resida na maneira como as francesas abordam a moda e a beauté. Possuidoras de um estilo único e inconfundível, elas conseguem como ninguém combinar peças clássicas e atemporais, com um toque de ousadia e sofisticação. Seja com um simples jeans e camiseta branca ou um elegante vestido de alta-costura, as donas dos melhores perfumes primam por se vestirem com classe.

Além da moda, o encanto também é atribuído à atitude despreocupada e confiante. Elas não se abalam excessivamente com a opinião alheia e têm uma postura natural e despretensiosa que atrai vários olhares.

Design Dolce sob imagem de Coffee and Milk em Canva

Sabe a política do “eu sou mais eu”?  É ótima e faz você andar de cabeça erguida!

Mas alto lá! A perfeição não existe, portanto, vamos nos lembrar do ar blasé que impera entre a população em geral e às vezes chega a irritar os incontáveis turistas. Um ponto a menos para as beldades…hehehe.

Voltando ao tema, outro fator que contribui para o encanto das fêmeas da terra do Rei Sol, é a valorização da beleza natural e da autenticidade. Diferentemente de outras culturas, (inclusive a nossa), elas não se submetem à padrões rígidos de beleza e procuram realçar sua individualidade e singularidade. 

Ma belle, pasmem! Secadores de cabelo não são uma paixão nacional. As mesdames e mesdemoiselles viram o nariz para o acessório das cabeleiras disciplinadas (e queimadas…). O famoso coque ou uma trança feitos com o cabelo úmido são os responsáveis pelo volume e ondas dos fios soltos. E só.  

As musas da Belle Époque são adeptas da maquiagem natural e sofisticada.

No berço de Dior, Yves Saint Laurent, Givenchy, Gaultier e tantos outros deuses no Olimpo do refinamento, não há lugar para mediocridades.

Design Dolce sob imagem de Puhhha em Canva

O que habita por detrás desse visual impecável é a exaltação da formosura suave e livre de artifícios, evidenciando os traços naturais do rosto. Exageros são ridicule!

Como de costume, há um vídeo abaixo do artigo com o tutorial completo da maquiagem francesa contemporânea. Vale conhecer para fazer bonito e ficar jolie!

Bravo! Bravo! O pensamento constante do “menos é mais” é o verdadeiro padrão de beleza que borbulha como um champanhe Veuve Cliquot na mente dessas europeias.

Por fim, acrescento que não há nada mais charmoso do que a língua pronunciada na pátria de Brigitte Bardot. Já notaram como é preciso fazer um biquinho com a boca, quase um beijo, para se falar? É muito sexy!

Oh là là! Quel borogodó!

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta