Lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida

Devemos aprender a levar esse conceito e entender como aplicar em nossa carreira

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

PorJuliana Souza Pires

Surgido no final dos anos 90, trata-se de um conceito que preconiza a educação contínua, sustentado na ideia de que os estudos devem ser permanentes e não apenas durante um curto período da vida.

Se você ainda não se familiarizou com ele, aproveite para entendê-lo e absorvê-lo em sua vida, pois é um hábito que precisa fazer parte dela.

No Brasil, segundo dados do IBGE, a educação formal é de 9,3 anos, mas o que vamos tratar aqui é que a aprendizagem deve ir muito além disso.

O conceito se refere a uma busca constante por conhecimento, não parar de estudar nunca, porque todo dia podemos aprender algo e não há quem saiba tudo.

Imagem de Freepik

Essa busca, automotivada e permanente do profissional, por exemplo, por novos conhecimentos após sua inserção no mercado de trabalho ela é muito bem-vista por toda gestão, e essa pessoa terá muito mais chance de galgar uma carreira profissional promissora. Podemos mencionar aqui pelo menos 4 benefícios:

  • Melhores oportunidades
  • Maiores remunerações
  • Desenvolvimento da comunicação interpessoal
  • Tornar-se um profissional mais competitivo

É cada vez mais comum encontrar empresas que exigem profissionais com qualificações que vão além da educação formal. Em um mercado de trabalho bastante competitivo e especializado, obter novos conhecimentos e aprimorar habilidades já adquiridas é primordial para ter sucesso.

E digamos e venhamos, os estudos podem ser realizados em qualquer lugar – em casa ou no transporte público, por exemplo – com o suporte de livros, podcasts, fóruns online, cursos em vídeo ou grupos de estudo. Hoje está muito fácil estudar e adquirir conhecimento. Vocês se lembram da época que éramos limitados às bibliotecas?

Enfim, o bom profissional deve por si só realizar a busca contínua por novas competências. Não importa em qual cargo você esteja ou até que você tenha se tornado o dono da empresa, o conceito lifelong learning deve continuar intrínseco por toda sua vida.

Juliana Souza Pires é formada em economia, administração de empresas e gestão de pessoas. Com uma carreira profissional de 30 anos, dos quais nos últimos 8, dedica-se na gestão de Salão de Beleza. Tem 50 anos, é casada, mãe de dois filhos, uma empreendedora por amor e assina também a coluna Dolce Beleza , confira!

Curadoria por:

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta