Dolce Selfcare
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Nós nos encantamos com as promessas de beleza e juventude que os ácidos podem proporcionar. Mas são tantos que chegam a nos confundir: alguns com funções similares, explicações muito técnicas, como usá-los etc.
E os nomes? Um retorno às aulas de química, além da tenebrosa lembrança de que a palavra “ácido” remete a algo que queima e derrete. Calma, não vai sair fumaça do seu rosto uma vez que, na verdade, estamos falando sobre moléculas.
Aliviadas? Claro! Mesmo assim, queremos, mas não entendemos completamente.
A boa notícia é que estes ativos, quando utilizados de maneira apropriada, são capazes de promover uma série de benefícios que vão desde a esfoliação e clareamento, até a hidratação profunda, além da prevenção do envelhecimento precoce.
Portanto, bonitas ávidas por uma pele de porcelana, vamos ao be-a-bá dos principais “azedumes”.
Primeiramente, eles são classificados de acordo com sua origem e propriedades químicas. Entre os mais conhecidos, estão os ácidos alfa-hidroxidos (AHAs) e os ácidos beta-hidroxidos (BHAs).
Pronto, terminou a parte chata da prova de química.
AHAs: Ácido glicólico e Ácido láctico. Possuem função essencial na esfoliação e renovação celular, resultando em uma pele mais luminosa e uniforme. Além disso, sua ação adstringente pode auxiliar no controle da oleosidade, sendo excelente para derme acneica ou propensa à cravos. Ácido glicótico pode ser utilizado nos períodos diurnos/noturnos e o láctico, somente noturnos.
Mas, cuidado! Peles sensíveis podem se dar muito mal. Sempre façam um teste de alergia antes. Eu sou uma legítima “princesa da ervilha” (quem leu o artigo sobre peles sensíveis vai deduzir) e fujo desses dois acima!
E o que mais antes de tudo?
Ah, sim, ir ao dermatologista…
BHAs são 4:
1) Ácido salicílico: penetra nos poros, sendo eficaz no tratamento da acne, pois não apenas esfolia a superfície da pele, mas também desobstrui os poros. Tem ação anti-inflamatória e suaviza as lesões acneicas.
Deve ser usado no período noturno.
Turma da pele oleosa e acneica, esse também é para chamar de seu! Peles sensíveis e grávidas, atenção com o uso antes de se consultarem com quem mesmo?
2) Ácido ascórbico, ou Vitamina C: poderoso antioxidante na defesa da pele contra os danos causados pelos radicais livres (moléculas que oxidam e danificam as células) como a luz solar ou poluição. Estimula a produção de colágeno, resultando em firmeza e diminuição de manchas. Oferece viço à pele, deixando-a mais iluminada.
Pode ser utilizada nos períodos diurnos (é mais eficaz ainda) e noturnos.
Amamos de paixão! Amamos mais ainda quando sabemos que é obrigatório o uso do protetor solar, ou o tiro vai sair pela culatra…
3) Ácido retinoico: derivado da vitamina A, que combate o envelhecimento. Acelera o processo de renovação celular, estimulando a produção de colágeno e elastina, reduzindo significativamente linhas finas e rugas. Melhora na textura e no controle da produção de sebo, sendo, portanto, indicado tanto para peles maduras, quanto para peles acneicas.
Deve ser usado no período noturno.
Alerta vermelho para as delicadas: ele pode ser muito agressivo para qualquer tipo de cútis, sendo que as sensíveis precisam de muita cautela. Protetor solar não é negociável! Aliás, quando foi?
Esses ativos são verdadeiros guerreiros incansáveis na batalha contra a pele que não se deixa preservar, independentemente da faixa etária.
Hum, falando em batalha, que tal o célebre general e cônsul romano, Júlio César, explanar o último e maravilhoso ácido, com sua frase “Veni.Vidi.Vici.”?
“Vim” repor a firmeza, hidratação e elasticidade que sua pele perdeu drasticamente.
“VÍ” sulcos, flacidez, ressecamento e rugas.
“Venci”, devolvendo viço, rijeza e suavizando as linhas de expressão.
Qual é o último?
4) Ácido hialurônico, Brutus! Famoso pela notável capacidade de retenção de água, sendo capaz de atrair até mil vezes seu peso em líquido. A aplicação tópica promove hidratação profunda, resultando na explicação da última palavra do grande César.
Pode ser utilizado nos períodos diurnos/noturnos.
E pele hidratada é igual plantinha que recebeu água: feliz e vistosa!
Bonitas, é o seguinte, na infindável lista de itens para skincare, os ácidos reinam!
Mas o império da pele imaculada só perdura se você seguir à risca duas leis irrefutáveis: dermatologista e protetor solar.
Em breve “habebimus” mais!
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!