Dolce in Design
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Assim como na confecção de roupas, na decoração a escolha do tecido que vai vestir seu sofá, uma parede, uma cabeceira de cama, uma cadeira ou uma simples almofada é muito importante podendo ser atemporal, como apenas estar também representando seu estado de espirito para aquele momento de sua vida.
A tecnologia nos proporciona, hoje, tecidos com uma alta qualidade em sua confecção bem como de acabamentos, cores e padronagens. Na decoração eles estão ficando cada vez mais resistentes ao tempo e ao seu uso por serem muito utilizados em móveis de áreas externas. E com a incidência cada vez maior de raios solares provocados pelos efeitos do aquecimento global, a tecnologia na moda tem se empenhado cada vez mais na produção de tecidos cada vez mais descartáveis para o consumo.
A seda, o linho o couro e o jacquard, muito usados em decoração pela versatilidade, trazem uma certa sofisticação ao ambiente, porém hoje, a indústria têxtil nos traz uma vasta demanda de possibilidades que podem ser utilizadas como é o caso de tecidos com mescla elastano, fazendo com que a modelagem fique muito melhor em móveis como sofás, cabeceiras de cama e outros.
Entre os queridinhos para serem utilizados em áreas externas, temos o popular acquablock, resistente ao sol e a chuva e com uma proteção UV para móveis expostos em ambientes abertos como áreas próximas de piscinas pela sua característica de ser um tecido telado 1:1 com tratamento impermeabilizante.
A fabricação de tecidos hoje conta com uma gigantesca indústria com uma variedade enorme de tipos e aplicações, bem diferente do período paleolítico, quando os seres humanos começaram a manipular fibras e o linho era presado, ou mesmo quando há mais de 5 mil anos, os chineses produziam seda com o cultivo do bicho-da-seda.
Um dos tecidos para decoração mais complexos em sua confecção é o Jacquard desenvolvido pelo tecelão francês Joseph Marie Jacquard em 1801, que revolucionou a indústria têxtil da época por selecionar fio a fio em sua confecção. Talvez Maria Antonieta teria feito vários vestidos com esse tecido, pois mesmo antes de se pensar em existir influencers, ela já lançava tendencias.
E como sei disso? Eu também sou técnico textil e many, many years ago, eu fui desenhista em uma tecelagem que produzia tecidos de jacquard para a decoração.
Desde sempre se soube que moda e decoração caminham de mãos dadas e esta semana fui conferir uma coleção para lá de especial na Donatelli tecidos, uma loja que está no mercado há mais de 80 anos passando por três gerações e, ao longo deste tempo, trouxe sempre tecidos para decoração de alta qualidade com tecnologia embarcada através dos anos.
Aliado a isso, de tempos em tempos, temos o lançamento de coleções assinadas, como foi o caso desta semana onde foi lançada a coleção “Entrelinhas” da modelo e artista visual Claudia Liz, que fez uma pesquisa profunda para o desenvolvimento de sua coleção para a marca sobre a vida da estilista Emilie Flöge e o pintor Gustav Klimt, duas figuras centrais da cena cultural vienense no início do século XX.
Peculiaridades da Art Nouveau está presente nas formas orgânicas e linhas curvas ondulares e assimétricas mostrando uma história em que a arte e a vida eram entrelaçadas de amor, além da contemporaneidade da artista trazida através de seus desenhos para o rapport do jacquard.
Em seu trabalho e nitidamente perceptível, a interatividade da decoração com mundo da moda através da colaboração do não menos conhecido estilista João Pimenta, conhecido por suas peças bem estruturadas na elaboração de peças de moda especiais que capturam o olhar da artista.
Hoje trouxe um pouquinho sobre tecidos na decoração para que você faça uma análise na sua próxima compra, ficando a dica para conhecer a coleção “Entrelinhas” e a infinidade de possibilidades que a Donatelli tem para você dar um upgrade naquele ambiente da sua casa.
See You Soon!
Imagens e vídeos cedidos por Paulo Di Mello
Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.
Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!