A Revolução da Moda: como a inteligência artificial está transformando o setor

Mais de 154 bilhões de dólares foram gastos com IA em todo o mundo

Design Dolce sob imagem por Issac74 em Canva

No cenário atual da moda, a interseção entre tecnologia e criatividade nunca foi tão evidente. A Inteligência Artificial (IA) está redefinindo a indústria, oferecendo novas oportunidades para designers, marcas e consumidores. De acordo com a empresa global IDC, os gastos mundiais nesse setor foram de mais de 154 bilhões de dólares entre 2023 e 2024 para a área de Inteligências Artificiais. A Sigbol Curso de Moda, uma referência em educação na área de moda, está na vanguarda dessa transformação, capacitando seus alunos a abraçarem essas inovações.

Para Mayara Behlau, professora da Sigbol, a “Fashion Tech” se expande para além do uso de IA em seus processos: “A tecnologia e a moda caminham juntas desde a primeira Revolução Industrial, atuando na produção dos tecidos. Hoje em dia esse desenvolvimento tecnológico traz não apenas mais facilidade para quem trabalha no mercado, mas também benefícios à sustentabilidade”, completa a especialista.

Design Dolce sob imagem por baona em Canva

As Inteligências Artificiais já desenvolvidas possuem um grande impacto na moda por suas aplicações. Uma delas é a capacidade de prever as próximas tendências da indústria. Essa atividade é extremamente complexa, e seu uso é dado por algoritmos de aprendizado de máquina, que têm a capacidade de realizar uma grande análise e volume de dados de pesquisa de mercado. Com isso, pesquisando por meio de redes sociais e padrões de consumo, e assim, identificando diretrizes para estimar as tendências com precisão. “Estamos preparando nossos alunos para entender e usar essas ferramentas, que são essenciais para se destacar no mercado atual”, comenta a professora.

Atualmente esse desenvolvimento tecnológico traz não apenas mais facilidade para quem trabalha no mercado, mas também benefícios à sustentabilidade. A tecnologia de materiais biodegradáveis são uma alternativa positiva às malhas tradicionais, contribuindo muito para a preservação do meio ambiente. “Nossa equipe é comprometida em educar nossos alunos sobre a importância da moda sustentável, e as ferramentas poderosas nesse contexto”, destaca Mayara.

Design Dolce sob imagem por travelif em Canva

Enquanto a indústria da moda recebe muitas vantagens pelo uso avançado de tecnologia e Inteligências Artificiais, os benefícios dessa evolução refletem também no varejo, segmento que anda lado a lado com este mercado. No processo de compra de peças de roupas, assistentes virtuais podem responder perguntas, ajudar usuários a encontrarem o que buscam e oferecer opções personalizadas. De acordo com a Minsaint, empresa de soluções e serviços inovadores, cerca de 20% das empresas de varejo em todo o globo já incorporam IA em suas operações. Com isso, o avanço tecnológico passa a abranger e beneficiar esses dois setores. 

Diante desse cenário, a Sigbol Cursos de Moda se posiciona como uma escola que não apenas ensina técnicas de costura e design, mas também prepara seus alunos para serem protagonistas em uma indústria em constante evolução. Ao integrar tecnologia e moda, estamos moldando o futuro do setor e capacitando os profissionais a se destacarem em um mercado competitivo.

Colaboração da pauta:

Accruz Comunicação e Marketing

@accruxcomunicacaoemarketing

Publicidade Dolce Morumbi

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta