A jornada nos ensina com vitórias e desafios praticamente constantes
Por Elaine Póvoas
Cada ser humano ganha, ao nascer, um presente muito especial conhecido como vida! Ao longo dela, vamos tomando consciência de quem somos, onde estamos, o que pretendemos ser e o porquê de algumas coisas.
Imagino que para milhares de brasileiros que já completaram 100 anos, este processo de autoconhecimento continua, afinal, o show só termina quando se apagam as luzes. Alguns ficarão por aqui por pouco tempo e outros muitos anos.
Cada indivíduo tem um tempo aqui na Terra e cada dia conta! Alguns acreditam que esse tempo seja predeterminado e, como diria minha avó materna, ninguém vai de véspera.
Nenhuma máquina, software ou inteligência artificial é ou será capaz de responder até quando vamos viver. Temos o livre arbítrio, portanto cuide bem de você, deste corpo que funciona perfeitamente e o use com responsabilidade e bom senso.
A jornada nos ensina com vitórias e desafios praticamente constantes. Por muitas ocasiões temos que provar do que somos feitos e as situações inusitadas nos convidam a nos conhecer ainda mais.
O período da pandemia veio para provar o quanto ainda temos que aprender sobre nós mesmos. Certamente durante ele, com a restrição de ir e vir, encontrar pessoas, abraçar, algumas descobriram dores novas. Dores que podem ser traduzidas literalmente como algo que dói, machuca e desestabiliza o emocional. Estas dores muitas vezes são bem silenciosas e cada um tem um jeito de tratar e resolver.
Invista em você. Procure respostas para suas dúvidas internas e para se conhecer melhor. O mercado de autoconhecimento e autodesenvolvimento já movimenta quase US$ 10 bilhões anualmente nos Estados Unidos, segundo pesquisa de outubro de 2019 da Market Research.
Segundo a Psicologia, podemos elencar cinco dores associadas aos traços de caráter. São elas: rejeição, abandono, manipulação, humilhação e traição. Todos nós nos conectamos diretamente com estes sentimentos, mas sempre existem aqueles que mais nos fragilizam.
É claro que também temos as delícias de ser quem somos e os pontos fortes são chamados tecnicamente como recursos! E cada ser humano tem alguns deles disponíveis que o tornam cada vez mais exclusivo neste mundo de 8 bilhões de pessoas. São eles: criativo, imaginativo, comunicador, acolhedor, atento, detalhista, competitivo e proativo.
Aproveite este momento de maior introspecção e até um certo silêncio e ouça a voz do seu coração. Foque em tudo aquilo de bom que você é e tem. Reconhecer seus superpoderes e fazer uso deles certamente lhe dará uma vida com mais brilho e energia.
Viva a delícia de ser quem você é!
Finalizo este artigo com um poema de Clarice Lispector, uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia e que se tornou um ícone no século XX.
“Faça com que a solidão não me destrua.
Faça com que minha solidão me sirva de companhia.
Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada
E mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.”
Elaine Póvoas tem mais de trinta anos de trabalho em empresas nacionais e internacionais com experiências diversificadas que abrange suporte a negócios, call center, qualidade, treinamento, eventos, comunicação, vendas, alianças e marketing. É graduada em Administração de Empresas, com MBA em Tecnologia da Informação pela FGV, Personal & Professional Coaching pelo SBC e Conselheira de Administração pelo IBGC. Executiva de Marketing inserida no universo de Tecnologia da Informação, Palestrante, Colunista e Escritora.
“Mulheres do Brasil, Amigos do Bem e Make-a-Wish são as instituições que moram no meu coração e fazem parte da minha agenda”
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Publicidade
Últimas Publicações
- Como os pais devem lidar com a reprovação escolar dos filhos
- A exaustão materna
- Você não é como você está!
- Dezembro, sempre bem-vindo!
- Histórias para pensar sobre o imprevisível
- Lisboa é duplamente premiada nos World Travel Awards 2024
- Canto Ancestral
- Como tornar a alfabetização divertida?
- Corrupção esportiva e suas implicações no Brasil
- As tendências de dezembro para seu cabelo e maquiagem
As Mais Lidas da Semana
- A exaustão materna
- Existe educação inclusiva no Brasil?
- A menina que faz beleza com palavras
- Você não é como você está!
- Dezembro, sempre bem-vindo!
- Corrupção esportiva e suas implicações no Brasil
- Como tornar a alfabetização divertida?
- Confira 6 atividades práticas para entreter as crianças durante o período de férias
- Reveja as suas atitudes, pois Marte retrógrado vem aí!
- Sangramento com chip contraceptivo: entenda o método e os cuidados necessários
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!