Hoje vou dividir com vocês a emoção de ganhar um jantar surpresa. Tentei imaginar o que meu amado companheiro estava aprontando, quando toca o interfone e desço para buscar com ele, o tal jantar. Ao chegar lá, encontro o próprio Chef com os olhos marejados entregando o pedido. Em um abraço muito apertado, matamos um pouco da saudade de um longo período sem nos vermos. Falo do nosso amigo Reinaldo, o paellero mais querido do Morumbi. Que alegria rever o Reinaldo e ser presenteada com um jantar feito por suas mãos, especialmente para mim! Deu para sentir todo o carinho no “calor do pacote”. Estava divino, a noite foi um sucesso, é claro! E que apresentação tão linda quanto o sabor!
Então hoje pedi para ele me contar um pouco da história desse prato típico espanhol, tão famoso no mundo todo e como ele, um engenheiro civil por quase 30 anos, se transformou em paellero.
De família espanhola e a partir da receita do pai, que é português, ele me contou que buscou formação em gastronomia e foi aperfeiçoando o prato, mas ele não me conta o segredo não (risos). Participou de workshops na Espanha e ele mesmo criou um método para fazer suas Paellas.
Paella é um prato originalmente feito por camponeses da região de Valência, que comiam na própria panela, lá no campo durante a semana de trabalho. Era comum usar uma carne de alguma caça como lebre, faisão, ou suíno para fazer a Paella que chamam de Campesina. Com a carne de uma caça, arroz bomba, azeite, pimiento e açafrão eles cozinhavam longe de suas casas. Com o tempo esse costume foi para mesa de toda família, também aos finais de semana. Do interior foi também para o litoral de Valência, onde era mais fácil trocar a caça por frutos do mar. Assim nasceu a Paella Marinera. Foi lá no movimento do porto que pessoas do mundo todo conhecerem e divulgaram a Paella. A Espanha toda percebeu esse movimento e passou designar este prato como se fosse de todo o país. Mas na região de Valencia, falava-se que o prato era original deles. Então para este marco eles criaram a Paella Valenciana que leva ingredientes tanto da Campesina como da Marinera sendo considerada uma das mais saborosas.
Vamos ao prato que recebi! Um Paella Marinera (Marinheira) que leva todos aqueles ingredientes já comentados e frutos do mar. Apresentada em uma panela tipo frigideira rasa e bem larga com uma alça de cada lado, tem o fundo quase plano para um cozimento uniforme do prato. Reinaldo me contou que já existem diversas Paellas, mais de 200 com muitos sabores e ingredientes diferenciados. No cardápio dele são nove no total.
Achei maravilhosa toda essa história e precisava compartilhar com vocês! Não é sobre comida espanhola, é sobre alimentar com carinho, buscar algo especial e comemorar a vida. A gastronomia é vida! Pense nisso! Presenteie quem você ama com aquela comidinha tão especial. É sucesso na certa! Mas não esqueça de programar com antecedência para dar tudo certo!
Abraços carinhosos para todos!
Paellas Rosal Elias @paellasrosalelias_oficial
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!