A vida segue

Dolce Educação

Claudia Alaminos

“Você não pode controlar o que lhe acontece,

mas você pode controlar a sua atitude em relação ao que lhe acontece…” Brian Tracy

Sei que a frase acima se aplica a qualquer área de nossas vidas, especialmente em época de coronavírus. No momento em que a li, pensei logo nas questões que nós, pais, enfrentamos na educação de nossos filhos.

Não existe caminho fácil. Ao nascerem vivenciamos a insegurança, as cólicas e as madrugadas acordados. Depois vem a retirada das fraldas, as birras e a falta de noção do perigo.

Aí vem a entrada na escola, o mal comportamento, o nascimento de irmãos, as brigas com os amiguinhos, o pertencimento ao grupo. Depois vêm as responsabilidades, a lição de casa, as provas, a socialização, desempenho escolar, namoros, entrada na faculdade.

Só depois de tudo isso concluído, ou seja, mais de 20 anos após o nascimento, se tornarão independentes. Obviamente continuaremos preocupados e torcendo por eles.

Temos muito o que fazer nesta jornada de formar um ser humano. Acertaremos várias vezes, erraremos outras tantas e digo, poder aceitar o erro sem culpa é uma tremenda liberdade.

Não importa a fase pela qual passamos, o essencial é que nossos filhos tenham a certeza de que nossas ações são sempre pautadas pelo amor.

Deixe de encarar os problemas inerentes a cada fase com medo, enfado ou canseira. Seja pró-ativo. Enfrente, dê limites, ajude, acolha. Faça as escolhas de acordo com a sua consciência. E se não souber o que fazer, não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda profissional.

Quer uma dica? Mesmo quando suas medidas não forem agradar seus filhos pense: eu seria um bom pai ou uma boa mãe se deixasse de fazer isso? Se a resposta for não, você deve sim tomar medidas impopulares.

Reaja com lucidez e consciência tranquila a cada desafio. Eles crescem e nem nos damos conta. Com amor e confiança tudo se resolve.

Claudia é mulher, esposa, mãe (de um rapaz e dois gatos), fonoaudióloga, psicopedagoga,
educadora parental em Disciplina Positiva, moradora do Morumbi e futura psicanalista.
Sem Educação nada é possível.
@claualaminos.

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta