Ponto de Vista
Por Eduardo L’Hotellier
O último ano foi marcado por um dos momentos mais importantes na história do GetNinjas. Desde as negociações com analistas do mercado financeiro, até a entrada da companhia na Bolsa de Valores, este foi um período na qual movimentamos intensamente a companhia, e que só foi possível porque envolveu um time inteiramente dedicado e competente que caminha para a mesma direção: liderar a digitalização do setor de serviços no Brasil. Em meio a tantas mudanças e adaptações, também vivenciei uma experiência totalmente nova e que tem sido muito transformadora na minha vida, que é ter me tornado pai.
Em meio a tantos acontecimentos, fiz uma reflexão um tanto necessária e destaco quatro principais aprendizados do ano de 2021 e que, sem dúvidas, serão importantes considerarmos para prosperar ainda mais nos próximos anos.
1 – Gerar oportunidade de renda significa provocar uma mudança social
No Brasil, infelizmente a falta de trabalho ainda atinge 12,4 milhões de brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa detalha, ainda, que essa taxa deve atingir 11,2% da população brasileira até o final de 2022. Este cenário atual me fez refletir sobre como as empresas desempenham um papel fundamental na geração de empregos.
Por isso, criar vagas de emprego e oportunidades de renda para as pessoas significa provocar uma mudança estrutural na sociedade. No terceiro trimestre de 2021, contratamos 100 pessoas diretamente para o time interno da companhia. Além disso, no aplicativo são mais de 3,7 milhões de profissionais autônomos e empresas de diversas áreas cadastrados para anunciar seus serviços aos seus potenciais clientes.
2 – A digitalização do setor de serviços é a tendência
Em momentos como o que estamos passando, devido à pandemia da Covid-19 e da variante ômicron, nos colocamos a refletir ainda mais sobre a importância de criar soluções que dão suporte para as pessoas conseguirem seguir a vida com dignidade e se desenvolverem, de forma a explorarem o próprio potencial e contribuir para as atividades econômicas do país.
A digitalização do setor de serviços já é uma realidade do presente e uma tendência cada vez maior para o futuro. A forma e a periodicidade podem mudar, mas as pessoas vão continuar precisando de encanadores, psicólogos, professores particulares e prestadores de serviços. E cada vez mais buscam por profissionais no digital. Prova disso é que mesmo em ambiente de recessão e pandemia, o GetNinjas cresce 50% ano a ano.
Nosso objetivo sempre foi construir uma base sólida para o GetNinjas, e como somos um marketplace no mercado de serviços, precisamos equilibrar a demanda gerada dos dois lados da balança, entre profissionais e clientes dentro do aplicativo, e estamos focados ainda mais nisso agora. E todo esse processo ocorre por meio de uma tecnologia que vem sendo cada vez mais aperfeiçoada, que funciona como um classificado de anúncios online, conectando quem precisa com quem sabe fazer.
3 – Unir forças é essencial para alcançar objetivos
Você vai concordar comigo que, para uma empresa fazer a roda girar, é imprescindível ter um time extremamente engajado e uma cultura organizacional enraizada em todas as áreas. Somente ao lado de pessoas talentosas, competentes e focadas trabalhando foi possível concretizar a ideia de um IPO. E muito antes da nossa chegada na Bolsa de Valores, a nossa equipe atuou nos bastidores para estruturar e desenvolver uma empresa que atraísse a atenção do mercado financeiro.
Além de tudo, foi preciso ter agilidade para desenvolver o negócio e maturidade para lidar com os erros. Durante esses quase 10 anos desafiadores com a empresa, somado às semanas de negociação com os investidores no ano passado, pude colocar em prática a minha formação no curso militar também, que me preparou para lidar com situações de pressão. Nessas horas é preciso ter total domínio do nível de complexidade do seu negócio para explicar ao investidor e lidar com o cansaço físico e mental gerado pelas centenas de conversas com investidores locais e internacionais numa janela curta de tempo.
E em toda a jornada do IPO, contamos sempre com diversos braços para colocar a casa em ordem, além de preparar a companhia com muita antecedência antes da entrada no novo mercado da B3 acontecer. Além de envolver nosso time interno, também contamos com o apoio de especialistas referentes em suas áreas de atuação, como advogados, bancos e analistas do mercado.
4 – Nada é estável e não existe zona de conforto
Só em 2021, migramos para o trabalho remoto e híbrido, lidamos com a variante Ômicron e realizamos um IPO, sem deixar as petecas do dia a dia caírem. É preciso estar sempre atento e preparado para se adaptar às transformações da sociedade. E uma das principais forças do GetNinjas é a nossa capacidade de adaptação. Mudar é uma constante e o que eu posso afirmar é que estamos apenas na primeira página desse livro, porque o melhor ainda está por vir.
E assim como o comportamento do consumidor em relação a contratação de serviços também está mudando, é imprescindível continuarmos agindo diretamente neste cenário para fazer parte dessa construção no ambiente digital. Por isso, quando alguém precisar contratar um serviço, não vai precisar pensar duas vezes onde procurar. E quanto mais maduro estiver esse entendimento e referência dos consumidores sobre o modelo de negócio das empresas de tecnologia, teremos também mais olhares voltados para investir nelas.
Eduardo L’Hotellier é fundador e CEO do GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços no Brasil
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!