UNICEF e fotógrafo brasileiro promovem sensibilização e mudança social
Atuando de forma imprescindível na defesa dos direitos, proteção e bem-estar das crianças em todo o mundo, o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), no Brasil presente desde 1950, mobiliza governos, imprensa, instituições, empresas e pessoas através de suas campanhas e canais de comunicação. Os bons resultados para o valoroso trabalho ali desenvolvido, contam com o apoio essencial de fotógrafos que documentam e produzem imagens que retratam a realidade das crianças atendidas em seus inúmeros projetos e ações, um destes profissionais é o fotógrafo brasileiro Alécio Cezar, que se sente honrado e feliz em participar da organização contribuindo para que suas fotografias sejam instrumentos de sensibilização e mudança social.
Com uma linguagem autoral especial que busca estabelecer uma relação de aproximação, interagindo de forma lúdica, o fotógrafo, em um exercício sutil, constrói narrativas colocando as crianças em primeiro plano visual, como protagonistas de sua presença, dando espaço a percepção individual que tem de seu universo, que podem ser situações cotidianas de seu lugar no mundo, alegres, precárias, questionadoras ou, em alguns casos, com uma carga dramática, como no caso de crianças imigrantes.
Ele também atua de forma independente em outros projetos fotográficos e mesmo que não estejam previstas na pauta, é impossível lhe passar despercebida a menina vestida de fada na Ilha do Cardoso ou o menino saindo do trem em Bombaim deslumbrado com o lugar, para Alécio Cezar, as crianças sempre têm um lugar especial em seu trabalho, elas são as donas do seu olhar.
Apoie a Unicef Brasil: https://www.unicef.org/brazil/faca-parte
Alécio Cezar é fotógrafo e videomaker com mais de 20 anos de experiência, Alécio Cezar Produção Audiovisual pela FIAM FAAM, completou sua formação com grandes mestres da fotografia como João Bittar, Araquém Alcântara, JR Duran e João Roberto Ripper. Iniciou sua atuação profissional com fotojornalismo e eventos sociais e corporativos. Também trabalhou durante 8 anos como voluntário para a Cruz Vermelha e participou de importantes projetos fotográficos, filmes e documentários, sendo premiado e ganhador do Expo Center 3 em 2011, do Prêmio Claro Curtas de 2008 como diretor de fotografia de “Por outros olhos” e do documentário Expedição Nordeste Central 2012 e 2019, além de acompanhar e documentar a companhia de teatro Cia do Tijolo desde 2009, com a qual realizou exposições do seu trabalho durante os espetáculos. Atualmente está desenvolvendo uma Expedição Fotográfica pelo Crato, interior do Ceará, e afortunadamente tem feito o que mais gosta, viaja por todo país produzindo projetos documentais para o UNICEF Brasil, atividade que realiza desde 2020.
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!