O ciúme é caracterizado por sentimento de incerteza ou medo de perda de uma relação, seja ela amorosa, familiar, de amizade e de trabalho. E geralmente acarreta desconfiança, controle e insegurança. Quando acontece no ambiente corporativo, muitas pessoas ficam confusas e não sabem como agir diante de um colega ciumento.
De acordo com Andréa Fagundes, psicóloga e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Cesuca, esse sentimento é muito comum na vida de todo mundo, mas a sua intensidade deve ser dimensionada.
“Pessoas que não conseguem controlar a intensidade do ciúme que sentem de um colega de trabalho, por exemplo, podem destruir relações de trabalho e até mesmo desestabilizar o grupo ao qual pertencem, trazendo prejuízos a si próprias e aos demais funcionários”, afirma.
Nesse sentido, Andréa conta que profissionais impactados por pessoas ciumentas podem passar a questionar sua própria postura e os seus resultados, além de duvidar da sua competência e da capacidade de exercer atividades pelas quais são responsáveis.
Identificar comportamentos que caracterizem o ciúme no ambiente de trabalho não é sempre fácil. No entanto, a psicóloga elenca algumas atitudes e alguns comportamentos que podem ajudar as pessoas a perceber esse sentimento:
- Necessidade de conhecimento sobre quase tudo que acontece no ambiente;
- Tendência a analisar e/ou criticar as atitudes dos colegas;
- Controle das atividades/responsabilidades dos outros;
- Busca por falhas, fraquezas de outras pessoas;
- Insegurança em relação às suas atividades/responsabilidades.
Nas empresas o sentimento também pode ser manifestado quando o ambiente de trabalho é competitivo e o sucesso profissional de um pode desenvolver uma sensação de inferioridade de outro, desencadeando ciúme.
“Muitas vezes, a competitividade e a pressão por resultados são fatores do mundo corporativo que podem causar esse tipo de comportamento, aliados a questões pessoais como baixa autoestima, insegurança, medo de perder o trabalho e dificuldades de relacionamento. Tudo isso pode ser gatilho para que o ciúme entre colegas de trabalho tome uma dimensão que afete o funcionamento de uma equipe, uma área ou até de uma empresa de pequeno porte.”
Para lidar com isso, a psicóloga comenta ser necessário realizar algumas ações que ajudam a minimizar os efeitos do comportamento ciumento de um colega de trabalho, dentre elas: manter uma comunicação clara, impor limites nas relações invasivas, reconhecer o trabalho do grupo ao qual pertencem e elogiar os colegas.
Como as empresas podem evitar esse tipo de atitude?
“As empresas e suas lideranças têm papel importante para que o comportamento seja minimizado. Empresas que possuem regras claras, que oferecem aos funcionários critérios e práticas voltadas ao desenvolvimento e à oportunidade de crescimento profissional, tendem a criar ambiente mais seguro e, com isso, não incentivam competitividade e sim colaboração entre seus funcionários”, afirma.
No caso das lideranças, seu papel de manter posicionamento alinhado às entidades e desenvolver-se na gestão de pessoas, de maneira que estejam próximas as suas equipes, conhecendo as peculiaridades de cada membro, com o objetivo de manter a comunicação clara e objetiva, para acompanhar os funcionários por meio de feedbacks contantes, tanto de pontos positivos quanto de pontos que podem ser desenvolvidos.
Por fim, a professora do Cesuca orienta dizendo que: “ao ser vítima de um ciumento, nunca revide. Tente demonstrar que o seu sucesso é fruto de trabalho, escolhas adequadas e dedicação. Se seguir esses passos, pode ter certeza de que escolheu uma boa alternativa”, finaliza.
Localizado em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Universitário Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho pela sua excelência na qualidade acadêmica. Possui elevados índices de avaliação é considerado o melhor Centro Universitário do Rio Grande do Sul e também está na 6ª colocação entre instituições públicas e privadas do Estado, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Oferece dezenas de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, também com excelentes conceitos do MEC. A Instituição pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.cesuca.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!