Maquiagem à prova de samba e suor

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

Preparadas para pular, saltar, agachar, girar e... transpirar?

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Imagem por Victor Ataide em Canva Fotos

Tudo pronto: fantasia com todos os balangandãs a que temos direito, adereços no cabelo, glitter, pedrarias, sombras, cílios postiços “cauda de pavão”, batom e gloss, além de brilho, muito brilho.

As bonitas carnavalescas estão aquecendo os tamborins e o rebolado para o início da folia que tem hora marcada nessa sexta para dar a largada.

Preparadas para pular, saltar, agachar, girar e… transpirar? Claro! Eu sei que sim. Mas e a maquiagem? Tem selo de qualidade para suportar a inundação de suor?

Nós sabemos de cor e salteado o triste fim da festança: descalças, descabeladas, sentadas no meio fio e exaustas, com confete grudado na testa e o rosto borrado pela make que derreteu até o pescoço.

Vamos combinar que é no mínimo um embaraço para a foliã que se apresentou como uma abre-alas de respeito, desfilando no maior rega-bofe nacional, encerrar a festança com cara de panda.

Tradução para a ala masculina dos bloquinhos de rua: Diz-se “cara de panda” quando a máscara para cílios borra e mancha de preto toda região dos olhos. Visualizaram? Pois podem parar com as gargalhadas porque trata-se de um terror feminino bem comum.

Agora vamos para o essencial no que diz respeito à durabilidade da maquiagem: o preparo de pele. Sem um skincare rigoroso, seguido de uma make de primeira, pode dar adeus à cada pincelada caprichada que você levou um bom tempo fazendo enquanto cantarolava o samba-enredo da moda.

Imagem por Pollyana Ventura em Canva Fotos

Tia Ciça Addams, a que não curte carnaval, mas adora makes, vai ajudar a salvar as arlequinas da zombaria geral:

 Passo 1: Preparo de pele

1) Pele livre de impurezas: escolha um sabonete específico para o seu tipo de pele e aplique (pouco), fazendo movimentos circulares e suaves com os próprios dedos. Em seguida, enxague todo o produto, lavando o rosto com água fria e seque com uma toalha macia;

2) Água micelar: mesmo após o sabonete ainda sobram sujeirinhas, portanto, passe um algodão embebido com água micelar no rosto, pescoço e colo. Deixe agir por alguns minutos e lave novamente com água fria (fria, não gelada!);

3) Hidratação: para que a aparência do rosto não fique sebosa e atrapalhe a fixação da make, a minha recomendação é investir em cremes de textura mais leve e de fácil absorção. A estratégia é essencial porque hidrata de maneira rápida e entrega aquele brilho natural. Vale para peles oleosas também, viu? Utilize hidratante em gel, mas nunca pule essa fase!

4) Protetor solar de toque seco: o Carnaval ocorre numa época de calorão em todas as regiões do Brasil, com raios ultravioletas mais intensos e por esse motivo é fundamental não se esquecer do protetor solar para enfrentar a folia. Além de prevenir o câncer de pele e evitar o aparecimento de manchas escuras, ele também é um importante aliado contra o envelhecimento precoce.

A dica que alia rapidez, pele sem oleosidade e proteção contra as ações solares é optar por um filtro solar de toque seco, ou seja, sem óleo. E para o reforço, já existe a versão de protetores solares em spray; uma mão na roda para reaplicar sem desmoronar a make.

Bonitas da batucada, essa etapa não é negociável, inclusive para o corpo todo!

Imagem por Pollyana Ventura em Canva Fotos

Passo 2: Maquiagem

1) Primer: o primer fixador de maquiagem líquido é a melhor opção para quem busca um acabamento que dura horas. Ele tem efeito matte blur, disfarça imediatamente poros e linhas de expressão e aumenta a fixação da make.

2) Produtos à prova d’água: esses sim são seus aliados para o Carnaval: você pode pular, suar e se esbaldar à vontade, sem ter medo virar “panda”, toda borrada, glitter escorrido e o tal confete grudado na testa…

Aposte em bases matte de longa duração, ou itens de blindagem de make diretamente na pele, ou misturados na base mais leve, máscara para cílios à prova d`água (mesmo!) e por aí vai.

Faça do seu rosto uma armadura!

Spray fixador: “gruda” a make, finaliza o visual, confere durabilidade e acabamento. Para a felicidade geral das foliãs, existem fixadores que também cuidam da pele e podem ser utilizados antes da maquiagem, para preparar a pele e, depois, para finalizar. Esses tubinhos dão um acabamento de pele glow digno de rainha da bateria!

Bonitas, pulem axé, samba, frevo ou marchas de salão, mas sacolejem com a certeza de que as suas “obras de arte” permanecerão intactas até o último rufar de bateria!

Boa folia e eu me despeço garantida pelo meu bloco predileto, a Unidos da Netflix, conhecem?

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta