O extraordinário pai da maquiagem moderna

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

Ele deixou um legado duradouro e influencia gerações de maquiadores e marcas de cosméticos até hoje!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Batom Max Factor, nº 93 Cappuccino Royale
Imagem por Berthold Werner, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O ano era 1872 e nasceu na Polônia Maksymilian Faktorowicz. Ele começou sua carreira ainda menino na área de maquiagem e beleza, atuando como assistente em uma farmácia local, onde aprendeu química.

Anos mais tarde e durante a época dos czares, foi nomeado maquiador artístico oficial da Grande Ópera Imperial Russa. Montou sua loja de cosméticos e logo tornou- se cosmetólogo oficial da Corte Imperial.

Aparentemente, o que deveria ser motivo de orgulho, acabou virando um pesadelo. Sua vida era tão controlada pela realeza que ele tinha raros momentos para cuidar da loja. Com receio de perder o posto, mas apaixonado por Esther Rosa, casou-se em segredo e teve dois filhos.

O medo de sua situação civil ser descoberta, além da perseguição aos judeus durante o período de Nicolau II, foram os motivos que o levaram fugir com a família para os EUA, em 1904.

Fofoca genial: a fuga só obteve sucesso porque ele fez em si mesmo uma “make de doente” para que fosse enviado a uma colônia de tratamento. Claro, nunca foi parar no taciturno local dos enfermos e debandou para Los Angeles.

Já instalado na terra das oportunidades, começou a trabalhar como maquiador para artistas de cinema, tornando-se rapidamente conhecido por sua habilidade em transformar a aparência das divas através de suas técnicas inovadoras e produtos de alta qualidade. Foi dada a largada da revolução da indústria da beleza que se tornou popular entre celebridades e consumidores em todo o mundo.

De quem estou falando?

Max Factor, bonitas! Ele mesmo, das caixinhas azuis que conhecemos desde que nascemos, juntamente com nossas mães e avós!

Hollywood Museum, localizado no edifício Max Factor, 1660 N. Highland Ave. (na Hollywood Blvd) em Los Angeles, Califórnia. As exibições apresentam artefatos de Max Factor, incluindo memorabilia de estrelas de cinema, figurinos, maquiagem e fotos.
Imagem por Jllm06, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Não damos muita bola para essa marca atualmente, mas saibam que vocês vão mudar de ideia após lerem o que ele criou:

  • Introduziu o princípio da cor para dar harmonia à maquiagem, para ajudar a coordenar cores de make com as tonalidades de pele, cabelos e olhos de cada pessoa;
  • Lip Pomade, mais tarde chamado lip gloss, foi criado para deixar os lábios das estrelas mais destacados na telona;
  • Calibrador de Beleza. O objetivo era medir as dimensões da estrutura facial das pessoas. Com essa invenção, foi possível determinar como usar o sombreamento certo para criar um rosto perfeito. Apesar que mais tarde ele afirmou nunca ter encontrado a perfeição…E existe?
  • Pancake é desenvolvido para atender às produções de filmes em Technicolor, que revelava com mais definição os rostos dos artistas. As atrizes gostaram tanto que começaram a usar no dia a dia. Imediatamente foi o item mais vendido e com maior rapidez na história dos cosméticos!
    E quem eram “as clientes? Ah, somente a nata hollywoodiana da época, como Jean Harlow, Claudette Colbert, Bette Davis, Norma Shearer, Joan Crawford, Judy Garland e Marylin Monroe!
Hollywood Museum
Imagem por Jllm06, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
  • O Sr. Factor foi um dos primeiros a desenvolver produtos de maquiagem à prova d’água;
  • Criou o primer;
  • Pioneiro no desenvolvimento de máscaras de cílios que proporcionam volume e alongamento aos cílios;
  • Inventou e popularizou a palavra make-up;
  • Cílios postiços também são obra da mente incrível do polonês;
  • Por fim e não menos importante, foi um dos precursores no uso do conceito de branding em seus produtos, desenvolvendo uma linha exclusiva com seu nome e um logotipo reconhecível.

O pai da maquiagem moderna continuou a inovar na indústria de beleza até sua morte em 1938, deixando um legado duradouro e influenciando gerações de maquiadores e marcas de cosméticos.

Em coro, bonitas:

Ave Max Factor!

Chegada do fabricante americano de cosméticos Max Factor e sua esposa, Schiphol, 17 de abril de 1953.
Foto de Ben van Meerendonk / AHF, coleção IISH, Amsterdã, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta