Valorização imobiliária foi tema da palestra do urbanista Luiz Castro no Palácio Tangará

O urbanista destacou também a importância da preservação dos parques existentes em decorrência da prática de exploração dessas áreas verdes como arena de shows e grandes eventos

Foto por Ademir de Jesus

No último dia 15 de julho, Luiz Castro, urbanista e especialista em mercado imobiliário, realizou uma palestra para autoridades, empresários, representantes de associações locais e personalidades no auditório do Palácio Tangará, sobre valorização imobiliária para cuidados com bairros, ruas e a cidade.

Luiz Castro destacou a importância da preservação dos parques existentes em decorrência da prática de exploração dessas áreas verdes como arena de shows e grandes eventos. Com ênfase no Parque Burle Marx com área de preservação ambiental, fauna e flora exóticas, além de jardins e imóvel tombado pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico e cultural, embarca nessa luta contra os eventos com capacidade para até 10.000 pessoas que são oferecidos pela fundação Aron Birman, responsável pela preservação do Parque.

“Luiz Castro abordou temas importantíssimos como os cuidados com os bairros em questão de zeladoria, que traz a segurança; a questão do cuidado com os Parques em suas administrações com o respeito à fauna e à flora; as subprefeituras; a mudança do Palácio do Governo, assuntos preocupantes em que precisamos tomar iniciativa na defesa de nossos direitos como munícipes.”

Deborá Espasiani, Presidente da SAVS (Sociedade Amigos de Vila Sônia/SP)

Durante a apresentação, Luiz Castro expos o regulamento do Parque Burle Marx, disponível na página do site da prefeitura, e pontuou as irregularidades diante os artigos do decreto de 35.537 de 29 de setembro de 1995 pelo então Paulo Maluf, prefeito na época.

Outro ponto abordado na palestra foram os altos custos de emendas parlamentares focados em shows e eventos, como exemplo, de cachês de R$ 60.000 por dia, com dinheiro público. Isso tá errado! É desvio de prioridade! enfatizou, alegando que tal valor tem outras prioridades e que empresas privadas com interesse nesse patrocínio talvez seja o ideal, mas não o recurso público.

“No dia 15 de julho tivemos a honra de participar de um evento muito importante conduzido pelo Urbanista Luiz Castro onde tivemos uma verdadeira aula da importância da Zeladoria para as cidades, para os bairros e para a comunidade em geral. Na verdade, foi um despertar, pois através de uma boa política de Zeladoria, tanto para os bairros, como as regiões e a Cidade São Paulo, valorizados e, por consequência os imóveis presentes nestas localidades. A segurança, como um componente da Zeladoria, também ajuda na valorização e aumento de liquidez dos imóveis. É de extrema importância que mais e mais pessoas se engajem neste movimento defendido pelo Luiz Castro”

CEO Delta Omega

Foto por Ademir de Jesus

O bairro do Brooklin foi citado na questão da segurança com apresentação de um projeto criado pela Rede Globo em 2017 para ser construído um batalhão da Polícia Militar em um terreno na Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini. A polêmica deste tema está na captação de doação realizada por um grupo de moradores à época em associação constituída onde a obra sem alvará repartiu o terreno para instalação cuja medida imediata seria instalação de containers ao invés de alojamentos, vestiários, salas de treinamento e administração como requer o projeto inicial oferecido pela Rede Globo. A obra iniciada às pressas pelo pequeno grupo de moradores, conta a suspeita de subtração de uma árvore jacarandá. Essa subtração foi denunciada à Secretaria do Verde e Meio Ambiente para as medidas cabíveis. O subprefeito de Pinheiros, Alan participou de uma feijoada para arrecadação de recursos para obra com estas irregularidades. A prefeitura atual da gestão de Ricardo Nunes até o presente momento não se manifestou.

As forças de segurança merecem qualidade e estrutura, dinheiro nunca é o problema nos cofres públicos, complementa Luiz Castro.

Recentemente o Presidente atual do Conseg Brooklin, Marco Braga, gravou um vídeo com Luiz Castro de explicou a história deste terreno.

“Como empresário e voluntário atuante em questões ligadas à qualidade de vida nos bairros, eu encontrei no Luiz um verdadeiro porta-voz para estes tópicos tão essenciais e ao mesmo tempo tão negligenciados até pelos próprios moradores dos bairros. Leis de zoneamento e seus impactos, zeladoria, valorização imobiliária, uso dos espaços públicos, aplicação do dinheiro público nessas questões…  quase ninguém é tão articulado, informado e atuante (inclusive com presença constante junto ao legislativo) quanto o Luiz Castro.”

Mario Nogueira, fundador da Morada (moradapp.com) e membro da diretoria do Conseg Brooklin

O urbanista formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo Luiz Castro, falou sobre as OUCAP (Operações Urbanas Consorciadas Águas Espraiadas) e a necessidade da revisão pois tem degradado os bairros lindeiros à Av. Jornalista Roberto Marinho com focos de cracolândia e expansão de comunidades que precisa de habitação de qualidade em bairro com estrutura urbana. O bairro não pode “cair”, frisou.

Estive no evento do Luiz Castro o qual abrange de forma clara e inteligente a questão do urbanismo e o quanto isso impacta no meu dia a dia no mercado de real state, prezamos por imóveis de alto Padrão. Mas nada adianta um prédio incrível sem uma boa calçada, sem um município com estrutura e pontos familiares como parques sendo destruídos por falta de estratégias urbanas. Saber que existe um profissional que nos mostra pontos específicos tão importantes faz toda diferença.

Sueli Henriques, CEO Partnermkt

A transferência do Palácio do Governo também foi pauta da apresentação uma vez que a maior preocupação de Luiz Castro é que com a saída do Palácio, pode-se ter a preocupação do espaço ocioso como foi no centro de São Paulo à época em que o Palácio havia chegado ao Morumbi para valorização do bairro. A região dos Campos Elíseos se transformou numa área degradada ocupada por usuários de drogas.

Outro ponto de preocupação de Luiz Castro com o Morumbi foi com a recente audiência pública que direcionava recursos provenientes da Operação Urbana Faria Lima para urbanizar algumas comunidades do Morumbi como Paraisópolis, Porto Seguro, Jd Colombo, Real Parque e Jd Panorama. Segundo Luiz Castro, o texto deveria assegurar de forma clara o emprego do recurso uma vez que essa é maior dificuldade, e não de captar recursos.

Entrevista para a TV Câmara Municipal de São Paulo

Foto por Ademir de Jesus

Luiz Castro, urbanista e especialista do Mercado Imobiliário

@luizcastrosp

Colaboração da pauta:

Deborá Espasiani | @deborahistorica

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta