Amamentação nas periferias é tema de bate-papo no Sesc SP

Evento no Sesc Santo Amaro, gratuito e aberto ao público, faz parte do projeto Do Peito Ao Prato, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno até o dia 7/08 em todo o estado

Design Dolce sob imagem de Africa Images em Canva

Até o dia 7 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Sesc São Paulo realiza a sexta edição do projeto Do Peito ao Prato. A ação em rede acontece em 27 unidades na capital, interior e litoral do estado e conta com mais de 70 atividades gratuitas voltadas a todos os públicos como oficinas, cursos, vivências, palestras, rodas de conversa, feiras e exibição de filmes, que abordam a importância da alimentação adequada e saudável para bebês de zero a dois anos, reconhecendo-a como decisiva para a saúde nesta faixa etária e com reflexos por toda a vida.

Neste sábado, por exemplo, o Sesc Santo Amaro oferece o bate-papo “Desafios da mulher periférica na amamentação, desmame e introdução alimentar complementar”, às 11 horas. Aberto ao público e gratuito, a atividade visa discutir os reais desafios que as mulheres periféricas enfrentam, sejam sociais ou emocionais e que afetam o caminho da amamentação e da alimentação saudável. Será um espaço aberto com possibilidade de trocas entre as participantes, com as presenças de Marta Carolina Todaro, fonoaudióloga, e Lilian Petri, nutricionista. Não há necessidade de retirada de ingressos e contará com a tradução em Libras.

Divulgação

Também neste fim semana, nos dias 3 e 4/08, o Sesc 14 Bis apresenta duas programações que compartilham o conhecimento ancestral indígena por meio do fortalecimento do uso das ervas medicinais. A vivência prática será dada por Simone Takuá, professora indígena que nasceu e foi criada dentro da cultura GUARANI MBYA. Ela vai mostrar, por exemplo, como preparar chás e banhos para bebês e suas mães. A atividade acontece às 10h30, com necessidade de retirada de senhas no local 30 minutos antes.

Nesta mesma unidade, às 13h30, Simone Takuá dará uma oficina de introdução alimentar complementar indígena: sobre o sagrado, as raízes e o afeto, abordando os primeiros anos de vida do bebê e da mãe que também acaba de nascer, mostrando preparos da alimentação tradicional indígena e seus benefícios para esta fase.

A programação teve início no dia 1/08, no Sesc Vila Mariana, quando a nutricionista Rachel Francischi comandará o bate-papo sobre Introdução alimentar complementar: a relação familiar além do nutrir. O projeto aborda a relevância da alimentação na primeiríssima infância, considerando-a a partir de uma perspectiva complexa e que contemple não apenas a sua dimensão nutricional, mas reconheça seus desdobramentos sociais, econômicos, culturais, ambientais, políticos, dentre outros.

Condira a programação completa aqui: https://www.sescsp.org.br/dopeitoaoprato

Projeto “Do Peito ao Prato”

Quando: De 1 a 7 de agosto

Onde: Sesc 14 Bis, Sesc 24 de Maio, Sesc Belenzinho, Sesc Casa Verde, CineSesc, Sesc Guarulhos, Sesc Interlagos, Sesc Ipiranga, Sesc Itaquera, Sesc Pinheiros, Sesc Pompeia, Sesc Santana, Sesc Santo Amaro, Sesc Santo André, Sesc São Caetano, Sesc Vila Mariana, Sesc Araraquara, Sesc Birigui, Sesc Campinas, Sesc Catanduva, Sesc Piracicaba, Sesc Registro, Sesc Santos, Sesc São José dos Campos, Sesc Sorocaba, Sesc Taubaté e Sesc Thermas de Presidente Prudente.

Confira a programação abaixo:

Destaques da Programação

Capital / Grande São Paulo

O quê: Abertura – Bate-papo sobre “Introdução alimentar complementar: a relação familiar além do nutrir”. Serão compartilhadas orientações sobre práticas relacionadas à alimentação adequada e saudável na fase dos 0 aos 2 anos de idade, exploradas também em brincadeiras com participação de bebês, pessoas cuidadoras e outros presentes.

Onde: Sesc Vila Mariana – Praça de Eventos

Quando: 1/8, quinta-feira, às 17h.

Ingresso: Grátis. Sem retirada de ingressos.

—–

O quê: Bate-papo “Redes de Apoio do Peito: Possibilidades para seguir amamentando”. O bate-papo visa acolher e apoiar famílias a amamentar mesmo diante dos desafios que podem surgir. Serão abordados verdades e mitos sobre amamentação, como ser um bom apoio, quais as maiores dificuldades e como superá-las.

Onde: Sesc Casa Verde – Espaço de Brincar

Quando: 2/8, sexta-feira, às 15h.

Ingresso: Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos.

—–

O quê: Bate Papo “Desafios da mulher periférica na amamentação, desmame e introdução alimentar complementar”. Roda de conversa sobre os reais desafios que as mulheres periféricas enfrentam, sejam sociais ou emocionais e que afetam o caminho da amamentação e da alimentação saudável.

Onde: Sesc Santo Amaro

Quando: dia 3/08, às 11 horas

Ingresso: Livre, Grátis. Sem retirada de ingressos

Acessibilidade: Tradução em Libras.

—–

O quê: Bate-papo “Comida que acolhe: uma conversa sobre introdução alimentar complementar e neurodiversidade”. A palestrante irá compartilhar informações sobre a importância da introdução alimentar complementar saudável. Como desenvolver uma estratégia para evitar a seletividade alimentar que algumas crianças podem desenvolver em contextos neurodiversos.

Onde: Sesc Itaquera – Café Aricanduva

Quando: 3/8, sábado, às 10h.

Ingresso: Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos.

—–

O quê: Palestra “Da gestação à introdução alimentar complementar: como se preparar para amamentar?”. Ação com orientações sobre o cuidado durante a gravidez e após o parto. A importância dos primeiros 2200 dias (o papel da nutrição antes da concepção até os 2 anos de idade da criança)

Onde: Sesc Belenzinho – Área de Convivência

Quando: 3/8, sábado, às 10h.

Ingresso: Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos.

—–

O quê: Bate-papo “Desafios da mulher periférica na amamentação, desmame e introdução alimentar complementar”. Debate sobre os reais desafios enfrentados por mulheres periféricas: sejam sociais ou emocionais e podem afetar o caminho da amamentação e da alimentação saudável. Espaço aberto com possibilidade de trocas entre as participantes.

Onde: Sesc Santo Amaro – Espaço de Brincar

Quando: 3/8, sábado, às 11h.

Ingresso: Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos. Acessibilidade: Libras

—–

O quê: Vivência “Fitoterapia indígena: chás e banhos para mães e bebês”. Compartilhamento do conhecimento ancestral indígena por meio do fortalecimento do uso das ervas medicinais. Esta vivência prática, mostra como preparar chás e banhos para bebês e suas mães.

Onde: Sesc 14 Bis – Convivência

Quando: 3 e 4/8, sábado e domingo, às 10h30.

Ingresso: Livre. Grátis. Distribuição de ingressos 30 minutos antes da atividade.

—–

O quê: Bate-papo “Desmamar é um processo”. Debate com pais e cuidadores sobre desmame infantil. Quais os desafios e métodos usados nesse processo, as possibilidades e caminhos para trazer conforto para a mãe e a criança

Onde: Sesc 24 de maio – Praça Térreo

Quando: 4/8, domingo, às 11h.

Ingresso: Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos.

—–

O quê: Vivência “Quem pode gestar e amamentar?”. Esta vivência aborda as possibilidades de família, gestação e aleitamento humano para pessoas trans e outras da comunidade LGBTQIA+, que, historicamente, compõem uma parte da população esquecida quando se pensa nesse tema.

Onde: Sesc Pompeia – Sala 1 das Oficinas

Quando: 7/8, quarta, às 18h.

Ingresso: Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos.

—–

Litoral / Interior:

O quê: Bate-papo “Benefícios emocionais da rede de apoio”. Conversa lúdica com especialistas sobre os benefícios emocionais da rede de apoio para as lactantes e seus bebês.

Onde: Sesc Santos – Sala 41

Quando: 3/8, sábado, às 10h30.

Ingresso: Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos.

—–

O quê: Bate-papo “Grupo de apoio ao parto”. Abordagem sobre acolhimento e humanização na hora do parto com debate e informações úteis para o público.

Onde: Sesc Araraquara – Sala de Múltiplo Uso 1

Quando: 3/8, sábado, às 14h.

Ingresso: Livre. Grátis. Retirada de senhas na Central de Atendimento 30 minutos

antes da atividade.

—–

O quê: Oficina “Introdução alimentar complementar para crianças neurodivergentes”. A introdução alimentar complementar é uma fase desafiadora na vida das famílias, principalmente com crianças neurodivergentes. Nesse encontro, os participantes receberão orientações que vão auxiliar nesse processo.

Onde: Sesc Birigui – Sala Múltiplo Uso 3

Quando: 4/8, domingo, às 10h30.

Ingresso: Livre. Grátis. Sem retirada de ingressos

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta