Banheiro, o pequeno notável

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Banheiros se tornaram elegantes e charmosos por serem ambientes em que, mesmo que os usemos por apenas alguns minutos, é desejável que proporcionem momentos de prazer

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Há dois mil anos A.C., ele surgiu. Simples, apenas um lugar para sentar conhecido como latrina e que com a evolução passou a se chamar balneum, nome que vem do latim “lavagem corporal”.

No século XVIII ele evoluiu mais uma vez na Inglaterra com um sistema hidráulico e depois na França com a invenção do bidê. Sim, ele mesmo! O banheiro também teve sua evolução através dos tempos até chegarmos as salas de banho que também, há muito tempo deixou de ser um espaço apenas para fazermos nossas necessidades fisiológicas e de higiene pessoal.

No entanto, sua importância foi crescendo mesmo sendo o menor ambiente da sua casa. Hoje, às vezes, até roubam a cena de outros ambientes da casa, tamanha a surpresa ao entramos dentro dele.

Hoje se tornaram elegantes e charmosos por serem ambientes em que, mesmo que passemos neles apenas alguns minutos, é desejável que proporcionem momentos de prazer, afinal, iremos buscar o máximo de conforto na hora de o utilizarmos, seja para um banho para relaxar ou um simples momento para passar um creme no corpo.

Foi-se o tempo em que ele somente era revestido de porcelanato em grandes formatos, trazendo referências passadas. Hoje retornou o gosto pelos pequenos azulejos da época da vovó, com uma nova releitura, assim como novas texturas e materiais que os deixam com mais personalidade.

Os nichos dentro dos boxes viraram hoje, instalações indispensáveis para acomodar xampus e cremes. Eles deixaram de ser apenas um simples quadrado e invadiram outras paredes do espaço para o uso em nossa beleza e higiene.

Mármores e granitos agora aparecem em versões que são pouco utilizadas pelo fato de não serem tão conhecidos como o polido brilhante, que são as técnicas de levigado e escovado. No primeiro, o mármore ou granito é queimado a uma alta temperatura após o seu corte, provocando relevos sutis em sua superfície, deixando seu brilho mais acetinado; no segundo processo, a peça é lixada deixando-a totalmente opaca elegantemente ressaltando os minerais que a pedra compõe.

Para aqueles que estão cansados da utilização de vidro liso em seu box ou guarda corpo, a tendência tem sido a utilização de vidros foscos, canelados e a volta das cortinas que trazem charme mantendo a privacidade, até porque hoje estes itens são utilizados para separar a área onde fica o vaso sanitário do restante do banheiro, proporcionando mais intimidade.

Revestimentos simulando pedras naturais, além de outros ambientes, estão sendo inseridos em projetos de banheiros mostrando que ele precisa estar em sintonia com toda a decoração da casa.

Banheiros para pessoas com mobilidades especiais também ganharam novos elementos deixando de ter cara de hospital e mostrando que sua condição não limita sua vaidade, e que não é pela deficiência que seu banheiro não possa ser tão bonito quanto sua casa. E por que não colocar vida neles?

Plantas são sempre bem-vindas em qualquer ambiente de sua casa. E, elas também estão em alta em banheiros, porque nada melhor que estar em contato com a natureza no momento de sua intimidade, não é?

Vamos lá dar uma olhada no seu banheiro?

See you soon!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello 

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Comentários

  1. Parabéns querido. Sucesso total.


Deixe uma resposta