Férias escolares e bem-estar pessoal: encontrando o equilíbrio
Maternidade Dolce
Gisele Ribeiro
Compartilhe com os filhos hábitos que te fazem bem, eles podem encarar como uma brincadeira e você, aproveita para curtir
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Com a chegada das férias escolares, a rotina se transforma com nossos filhos ficam em casa. O que fazer, então? Hoje, não quero me aprofundar nas atividades que são boas para eles, mas sim naquela que é benéfica para nós, mães. Em especial, para as mães solo, que na maioria das vezes não têm muitas opções: precisamos trabalhar, cuidar da casa e ainda administrar as demandas da maternidade, sem, muitas vezes, ter direito a férias, como no meu caso.
Lembro-me de que, antigamente, essa época do ano parecia mais tranquila. Minha mãe conseguia cuidar do lar e aproveitar os momentos comigo e com meu irmão. Mas os tempos mudaram. As tarefas do dia a dia se multiplicaram, e a dinâmica familiar também. Hoje, mesmo mães casadas muitas vezes precisam contribuir financeiramente e têm que trabalhar.
E diante de tantas responsabilidades, como podemos evitar o estresse ao lidar com as crianças em casa e não surtar?
Em primeiro lugar, é essencial reconhecer que esse é um desafio inevitável. Então, respire fundo e relaxe. Assim como procuro fazer, busque um olhar positivo para a situação. Que alegria é poder passar mais tempo com nossos filhos! Eles crescem rapidamente, e, em breve, sentiremos falta desses momentos. O ideal é aproveitar o que puder, sem necessidade de grandes produções: a simples presença já é um bálsamo, tanto para nós quanto para eles.
Uma estratégia que tem funcionado bem aqui em casa são os “combinados”. Crianças, independentemente da idade, respondem bem a essa troca. Quando nos disponibilizamos para participar do mundo delas, elas também entendem a importância de respeitar nossos momentos. Criamos um costume por aqui: fazemos juntos uma lista de atividades que gostariam de fazer, desde preparar brigadeiro de colher e comer na cama enquanto vemos TV a uma guerra de travesseiro. Nós três assinamos a lista, que colamos atrás da porta, e cada atividade realizada é marcada com um “ok”.
Em troca, explico que, embora eu esteja com eles, não estou de férias e preciso trabalhar para que possamos realizar tudo o que está na lista – e mais um pouco. Valorizo meu espaço e explico que, durante esses momentos, elas podem se divertir à vontade. Claro que imprevistos acontecem, pois ninguém é perfeito, mas seguimos conversando e ajustando o que for necessário.
As crianças são muito mais compreensivas do que imaginamos; tudo depende de como as tratamos. Se estamos presentes, não apenas fisicamente, mas também emocionalmente – escutando, olhando nos olhos, rindo e abraçando – elas retribuem e respeitam nosso espaço.
E lembre-se: também precisamos de tempo para nós mesmas. Um momento de autocuidado é fundamental para nossa mente, corpo e espírito. Utilize sua rede de apoio, que pode incluir amigos além da família (falei mais sobre esse tema em uma matéria aqui no portal há algumas semanas) para que elas brinquem juntas ou, se não for possível, aproveite o tempo em casa. Se você é noturna como eu, quando os pequenos dormirem, tire um tempo para relaxar com um banho, um filme ou um bom livro. Ou, talvez, acorde mais cedo para desfrutar desse momento antes que eles acordem.
Compartilhe com eles hábitos que te fazem bem, eles podem encarar como uma brincadeira e você, aproveita para curtir. Eu, por exemplo, apaixonada pela natureza gosto de andar descalça na terra, meditar, sentir o cheiro do verde e muitas vezes os convido para me acompanharem nessas atividades o que acaba se tornando muito prazeroso para todos.
Tudo é uma questão de adaptação. Não há motivo para surtar. Procure sempre manter uma perspectiva positiva e busque soluções em vez de reclamar. Afinal, “re-clamar” é clamar ainda mais por algo. Quanto mais reclamamos, mais difícil a situação se torna.
A maternidade não é difícil, mas enfrentamos desafios que podem ser contornados com uma mudança de olhar e escolhas diferentes. O poder está em suas mãos.
Boas “férias”.
Gisele Ribeiro é escritora, palestrante e terapeuta integrativa; autora do livro “Diário de uma mãe nada especial – Desmistificando a mãe idealizada” onde compartilha detalhes íntimos da sua trajetória na maternidade e como isso mudou sua vida, principalmente a profissional.
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Publicidade
Últimas Publicações
- A inteligência emocional será a chave do sucesso em 2025
- Brasileiros leem menos, mas há esperança em estratégias para reconquistar o hábito da leitura
- O alerta vermelho da saúde mental no trabalho
- Férias escolares e bem-estar pessoal: encontrando o equilíbrio
- Diferentes e complementares
- Confira 5 palestrantes que se destacam no universo do empreendedorismo feminino
- Vamos de sobremesa?
- Uma revolução de tons redefine o mercado da beleza
- Have a holly jolly Christmas! Ele chegou!
- Menos é mais: como o quiet luxury redefine o conceito de luxo
As Mais Lidas da Semana
- Alegria compartilhada
- Peixe ao Cubo inova ao oferecer ao público sua gastronomia molecular
- Confira 5 palestrantes que se destacam no universo do empreendedorismo feminino
- Have a holly jolly Christmas! Ele chegou!
- Férias escolares e bem-estar pessoal: encontrando o equilíbrio
- Tarifas dinâmicas de energia chega ao Brasil para fase de testes
- 9 locais de filmes ao redor do mundo
- PEC que proíbe aborto legal avança e psicóloga alerta para impactos na saúde mental de meninas e mulheres
- Diferentes e complementares
- Uma revolução de tons redefine o mercado da beleza
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!