Skip to content
Psicóloga Comportamental e Cognitiva, Neuropsicóloga, Psicopedagoga

Semana Mundial do Brincar reforça a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil

Imagem em Freepik

O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando no desenvolvimento psicomotor, social, afetivo, cognitivo e emocional

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

A Semana do Brincar, que está ocorrendo este ano de 24 de maio a 1º de junho, é uma iniciativa da “Aliança pela infância” que promove a importância do brincar no desenvolvimento das crianças, reforçando-o como um direito fundamental desde 1998. O tema deste ano de 2025 é “Proteger o Encantamento das Infâncias”, convidando a reflexão sobre a importância de garantir que as crianças possam brincar e se desenvolver livremente.

O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento integral da criança, auxiliando no desenvolvimento psicomotor, social, afetivo, cognitivo e emocional. É uma forma natural de aprender e explorar o mundo, permitindo que as crianças exponham seus sentimentos, criem, resolvam problemas e construam conhecimentos de forma lúdica.

Ás vezes os pais não têm conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.

Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.

Nós, do Crescendo e Acontecendo, estamos incentivando esta semana aos pais e as crianças a brincarem juntos, reduzir as telas e terem este momento de conexão.

A importância do brincar para pais e filhos é imensa, tanto para o desenvolvimento infantil como para o fortalecimento dos laços familiares. Brincar juntos não é apenas uma atividade de lazer, mas uma ferramenta poderosa para construir vínculos afetivos, promover a aprendizagem e o crescimento pessoal de ambos.

Imagem em Freepik

Para os pais:

Fortalece o vínculo emocional:

As brincadeiras proporcionam momentos de conexão e interação, criando laços afetivos mais fortes entre pais e filhos.

Melhora a comunicação:

Brincar juntos estimula a troca de ideias, a empatia e a compreensão mútua, facilitando a comunicação entre pais e filhos.

Aumenta a paciência e a compreensão:

As crianças, em seus jogos, podem ser desafiadoras, e a brincadeira exige que os pais desenvolvam a paciência e a compreensão, aprendendo a lidar com diferentes perspectivas e emoções.

Promove a saúde mental:

Brincar pode reduzir o estresse e o cansaço do dia a dia, trazendo alegria e relaxamento para a vida dos pais.

Ensina sobre o comportamento:

Ao brincar, os pais podem ensinar aos filhos sobre o comportamento esperado em diferentes situações, como respeito às regras e à opinião dos outros.

Cria memórias afetivas:

Os momentos de brincadeira juntos são lembranças preciosas que duram para a vida toda, fortalecendo a relação entre pais e filhos.

Imagem em Freepik

Para os filhos:

Desenvolvimento global:

Brincar estimula o desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social da criança.

Criatividade e imaginação:

As brincadeiras criam um espaço para a imaginação e a criatividade florescerem, permitindo que as crianças experimentem e explorem o mundo de forma lúdica.

Aprendizagem e resolução de problemas:

Brincar com os pais ensina as crianças a resolver problemas de forma criativa e a desenvolver habilidades de comunicação e cooperação.

Socialização e interação:

Brincar com outros membros da família ajuda as crianças a desenvolver habilidades sociais e a aprender a se relacionar com os outros.

Autoestima e confiança:

A presença e o apoio dos pais durante a brincadeira ajudam as crianças a desenvolver a autoestima e a confiança em si mesmas.

Autonomia e independência:

Brincar, em diferentes momentos, ensina as crianças sobre a autonomia e independência, permitindo que elas tomem decisões e resolvam problemas por si mesmas.

Aproveito esta Semana Mundial do Brincar para arrecadar brinquedos e livros em bom estado para a Biblioteca e Brinquedodeca de Paranapiacaba.

Paranapiacaba é um recanto turístico que fica no distrito de Santo André.  Tive a oportunidade de visitar o local e vi que dispõe de poucos recursos para as crianças e adolescentes que a frequenta.

Por este motivo resolvi lançar a campanha para ajudá-los, pois fiquei emocionada em perceber o quanto temos e muitos não.

Quem puder colaborar com livros e brinquedos usados, mas em bom estado pode deixar no meu consultório Crescendo e Acontecendo Psicologia até 13/6. Após esta data levarei pessoalmente até a cidade de Paranapiacaba e enviarei fotos para todos que colaboraram.
Desde já, eu agradeço!

Entreguem suas doações em:

Rua Nilza Medeiros Martins, 187 – 4 – Jardim Colombo – São Paulo – SP, 05628-010

Mineira de Poços de Caldas, Cynthia Wood Passianottoé formada pela Universidade São Marcos, com especialização em Neuropsicologia e em diversas outras áreas que focam na formação infantil e adolescente. Mãe de 2 filhos, casada com o também psicólogo Luciano Passianotto, Fundou e dirige o espaço Crescendo e Aprendendo no Morumbi, no qual se dedica no trabalho educacional e de orientação à educação de crianças e adolescentes há mais de 20 anos.

Demais Publicações

A busca pela perfeição do corpo passa também pela alimentação

Alimentar-se bem ainda é o melhor caminho para um corpo (e vida) mais saudável

Quando duas palavras resolvem morar juntas

A língua inventa palavras porque a vida não cabe mais no dicionário

Romeu e Julieta: romantismo ou dependência emocional?

Um alerta intemporal sobre impulsividade, falhas na comunicação e a ilusão de que o outro é responsável pela nossa felicidade

Começando 2026 por dentro da moda

O novo ano promete muita expressão e alegria!

A importância da avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes

A neuropsicologia é uma aliada fundamental na promoção do desenvolvimento saudável e na prevenção de dificuldades futuras

Cinco tendências que definirão a indústria de atrações em 2026

IAAPA aponta que foco em tecnologia, sustentabilidade e identidade local deve movimentar turismo de entretenimento brasileiro

Janeiro Branco: cuidar da mente também é prioridade

Assim como cuidamos do corpo, precisamos olhar com atenção para nossas emoções, pensamentos e limites

Quando a escrita se torna espelho

Entre reflexões e prosa poética, Lara Ferry apresenta um livro sobre vulnerabilidade, solidão e a coragem de se expor por meio da arte

Revista inSpira: uma nova experiência impressa que resgata o valor do tempo humano

Demais Editora lança um novo projeto editorial que celebra a humanidade, a longevidade e as conexões reais fora das telas digitais

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções