Para além da profusão cultural que vivemos hoje, e em meio a tanto ruído audiovisual, é inegável o deleite quando podemos apreciar uma boa música. E ainda mais quando ela traz notas da nossa própria cultura. A música brasileira é diversa e rica em seus gêneros, sonoridade e sofisticação. E para nós, brasileiros, não há como deixar de sentir a familiaridade com uma profunda identidade e, por que não, um orgulho por tal produção.
Todo esse sentimento é despertado em grande medida, pelo show que marca o lançamento do álbum “O Abismo da Prata” de Gian Correa e os Chorões Alterados, que aconteceu ontem no Teatro Cacilda Becker, na Lapa em São Paulo.
Músicos afinados e de grande requinte revestem o choro, esse gênero histórico e de raízes bem fincadas na cultura brasileira, em elegância e sonoridade marcante e límpida nas quase uma hora e meia de show, onde apresentaram as oito músicas do álbum, além de outras, para acalentar o espírito e a alma musical que vive em nosso ser e que, às vezes, pedem impiedosamente, para serem atendidas, especialmente em tempos bicudos de pandemia em que precisamos ajustar nossos hábitos e costumes.
As oito faixas do álbum foram compostas por Gian Correa dentro de projeto em parceria com o artista plástico Apolo Torres. Para cada uma das 8 composições de Gian Correa, um muro foi pintado na cidade de São Paulo por Apolo. Essa associação traz em perspectiva a expressão sonora da indignação a uma lógica sistêmica de opressão e abuso, denunciando injustiças sociais. Cada faixa traz em si, a tradução, em imagem, do mesmo conceito expresso na música (através do QR code presente em cada muro, é possível se apreciar a pintura mural e a respectiva música simultaneamente – vide matéria publicada aqui na Dolce Morumbi
sobre o disco).
O álbum foi produzido pelo próprio Gian Correa, que além das composições, entoa as músicas com seu violão de 7 cordas e conta ainda com Cainã Cavalcante, violão de 6 cordas, Enrique Meneses nas flautas, Henrique Araujo no cavaquinho, bandolim, violão tenor e tamborim e Rafael Toledo com pandeiro, adufe, caixa, caixeta, reco-reco e pratos. Na show de ontem, Rafael não pôde estar presente: acabara de se tornar pai, e por isso, foi substituído à altura por Jonatan Carvalho, que se mostrou extremamente bem entrosado, arrancando aplausos em alguns solos.
Os músicos voltam a se apresentar hoje no mesmo local, às 19h00 (vide abaixo). A entrada é gratuita! Para assistir, basta se apresentar uma hora antes para retirar o ingresso. É preciso apresentar o comprovante de vacinação contra covid-19. A faixa etária é livre.
Registramos aqui nossa grande recomendação para assistir ao show e, mesmo depois, escutar o álbum calmamente, apreciando o encarte que traz cada composição com a sua arte associada, convidando-o a também visitar pessoalmente o local que inspirou tanta arte.
Ressaltamos: com tanto estímulo que recebemos hoje por conta de uma rotina quase toda digital e virtual, Gian Correa e os Chorões Alterados apresentam “O Abismo da Prata” como um belo oásis para que possamos resgatar o que realmente está por trás de toda grande arte musical: um momento de prazer sonoro e contemplativo.
Ficha Técnica do Show
Gian Correa: Violão 7 Cordas
Cainã Cavalcante: Violão 6 Cordas
Enrique Menezes: Flautas
Henrique Araújo: Cavaquinho,
Bandolim, Violão Tenor e Tamborim
Jonatan Carvalho: Bateria
Gian Correa e os Chorões Alterados
Show de lançamento do álbum O Abismo da Prata
Teatro Cacilda Becker
Rua Tito, 295 – Lapa
Telefone: (11) 3864-4513
Capacidade: 200 pessoas
Hoje, 16 de janeiro de 2022, às 19:00
Duração: 80 minutos aproximadamente
Ingressos: Grátis (Retirar 1h antes do início do espetáculo, mediante apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19.)
Classificação etária: livre
Acesso para deficientes físicos
Veja e escute um pequeno trailer do Álbum
Colaboração da pauta
Graciela Binaghi
gracielabinaghi@gmail.com
+55 11 2659 6496
+55 11 3289 6734
+55 11 99174 4484
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!