Intervenções em fotografias podem ser apreciadas pelos passageiros até final de maio
A exposição “Os jardineiros”, do artista Thiago Barros, faz um convite aos passageiros que circularem pela Estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela de metrô: refletir sobre as formas da natureza desenhadas pelo pintor francês Oscar-Claude Monet (1840-1926).
No trabalho apresentado, Thiago relaciona a pintura e a fotografia através de pinceladas sobre ampliações monocromáticas. Neste ensaio, ele utiliza como referência os jardins de Monet, em Giverny, na França, e os traços de suas pinturas, sem deixar de brincar com estilos que define como “atemporais”.
Mesclando tecnologias, o artista utilizou uma câmera fotográfica de madeira para a captura e uma moderna impressora Fine Art para a saída das imagens. E, para a mostra em parceria com a ViaQuatro concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, Thiago produziu uma versão exclusiva, criada digitalmente para se adequar ao ambiente.
As imagens podem ser vistas individualmente ou como duas grandes paisagens, formadas pela sequência dos 10 painéis, frente e verso. São, ao todo, 20 telas expostas, com alusão à natureza. A mostra fica até o final de maio na Estação Vila Sônia, zona oeste de São Paulo.
As telas originais de “Os Jardineiros” possuem de 1 a 2 metros de largura cada e incluem também imagens dos jardins do paisagista e pintor brasileiro Roberto Burle Marx (1909-1994), em diálogo com o pintor francês.
“Tornar as estações coloridas e acolhedoras agrega valor à viagem do passageiro e contribui para nosso propósito de mobilidade humana”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.
Exposição “Os Jardineiros”
Local: Estação Vila Sônia – Linha 4-Amarela – até final de maio
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Colaboração da pauta:
Anderson Sousa
asousa@llorenteycuenca.com | +55 11 96497 8921
Flavia Alves
flavia.alves@llorenteycuenca.com | +55 11 972626924
Maria Ligia Pagenotto
mpagenotto@llorenteycuenca.com | +55 11 96470 2884
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!