Locais para visitar e atrações imperdíveis no aniversário de São Paulo

Para quem deseja aproveitar esse dia fora de casa, separamos nove atividades com opções em diversas regiões. Dentre a programação teremos Regina Braga com o espetáculo São Paulo e uma roda de samba com o Grupo Partideiros da Antiga; Agenda ocupa diversos espaços culturais gerenciados pela Poiesis

A cidade de São Paulo comemora seus 469 anos, na quarta-feira, dia 25 de janeiro, com uma série de eventos para todos os públicos e espalhada entre algumas regiões da cidade. As Oficinas Culturais, Fábricas de Cultura e a Rede de Museus-Casas Literários, programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, contarão com espetáculos de teatro, shows, uma caminhada cheia de memórias pelo centro e recitais de poesias. E o melhor, totalmente gratuito.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

A Oficina Cultural Maestro Juan Serrano traz o espetáculo Deu a louca na Chapeuzinho, Emília e Homem de Lata, o qual coloca esses personagens como protetores da cidade de São Paulo e suas florestas. Esta releitura promete ser uma verdadeira confusão, rendendo boas risadas do público. A peça é apresentada pela Cia Teatral Condoreira, no dia 25 de janeiro, das 16h às 17h, e para todas as idades.

A Oficina também contará com o show solo de Sérgio Vinci, composto por voz e violão com canções que falam, cantam e exaltam São Paulo. Além de músicas autorais, seu repertório conta com músicas de compositores consagrados como Caetano Veloso, Eduardo Gudin, Rita Lee, entre outros. A atividade será das 14h às 15h. Para assistir as duas atrações não é necessária inscrição.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe no dia 24 de janeiro, das 19h às 20h30, o espetáculo São Paulo, com a direção de Isabel Teixeira, também atriz e que deu vida a à Maria Bruaca no remake da novela Pantanal, personagem mais recente que ela interpretou na TV. O elenco da peça São Paulo conta com grandes nomes: Regina Braga, Vitor Casagrande, Maik Oliveira, Gustavo de Medeiros, Guilherme Girardi, Alfredo Castro e Xeina Barros. A apresentação passa pelos encantos, mistérios e fatos curiosos da cidade por meio dos personagens explorando textos e músicas apresentados de forma divertida, leve e surpreendente. Após o espetáculo haverá um bate-papo com os atores.

E para contar um pouco da história do bairro onde a Oficina fica localizada, a exposição Retiros, que estuda o Bairro do Bom Retiro, possibilita trazer a atenção para expressões culturais marcadas pelos processos imigratórios, que iniciaram na década de 60. Os curadores Carolina Clasen e Jorge Bassani, mestre e doutor em arquitetura e urbanismo, resolvem mostrar essa transformação pelos jogos de crianças, ou pelos ares que um comércio industrial e gastronômico transborda nas calçadas ou pela presença de pontos tradicionais do bairro. A exposição começa no dia 24 de janeiro e pode ser visitada até o dia 25 de fevereiro.

Rede de Museus-Casa Literários de São Paulo

A atividade A Cidade Falada, que vai acontecer no jardim do museu Casa das Rosas, será palco de recitais de poesia falada e apresentações literomusicais com as seguintes atrações: “Paulicéia: Canta Tua Aldeia”, realizada pelo grupo Canto Livro formado por Jean Garfunkel (voz e violão), Pratinha Saraiva (flauta e bandolim) e Juliana Rizzo (canto e narração); o “Viola Antropofágica”, espetáculo musical com poemas de Mário de Andrade performados pelo músico e compositor Edu Viola e a atriz e artista plástica Lou Calheiros, que também incluirão fragmentos da ópera Café. As apresentações estão programadas das 14h às 18h sem necessidade de inscrição.

Ações Lúdicas

Para comemorar o aniversário de São Paulo, o Núcleo de Ação Educativa da Casa das Rosas preparou Ações Lúdicas no Jardim ao longo do dia 25, a fim de estimular a sociabilização entre crianças e familiares. Entre as ações estão a Pescaria de Curiosidades, no qual os participantes pescam na fonte do jardim curiosidades sobre o museu e a Chuva de Poesias, por onde a turma escolhe poemas concretos e visuais para ler e discutir a respeito. As atividades ocorrem das 11h às 16h45. Não dependem de inscrição, mas cada uma é limitada para, no máximo, 20 participantes.

Para quem gosta de caminhar e entender um pouco mais da história da cidade, a atividade Transbordamentos de 22: do Municipal ao Paissandu, de Santa Ifigênia aos Campos Elíseos, até dizer Chega tem como objetivo revisitar os lugares de memória do Modernismo na capital paulista, orientados pelos itinerários de Mário de Andrade.

O Ponto de encontro será na entrada principal do Theatro Municipal de São Paulo, local da realização da Semana de Arte Moderna, e seguirá por locais onde o Modernismo transbordou na Pauliceia, como o Ponto Chic no Largo do Paissandu, o ateliê de Tarsila do Amaral em Santa Ifigênia, e os palacetes de Campos Elíseos que foram importantes lugares de sociabilidade dos modernistas, entre eles, o palacete de Olívia Guedes Penteado, a casa de Donn’Anna, o palacete de Maria Dulce Magalhães Pinto Alves e o palacete de Godofredo da Silva Telles. A atividade tem a coordenação de Irlani Carvalho, filósofa, pesquisadora e educadora do museu Casa Mário de Andrade, e está agendada para 28 de janeiro, das 10h às 13h. As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de janeiro neste link.

No museu Casa Guilherme de Almeida as memórias de São Paulo vão ser contadas pelo jogo da memória com lugares icônicos da cidade, por meio de cartões portais traçando um paralelo entre presente e passado. A atividade acontece das 14h às 15h30, sendo disponibilizadas 15 vagas distribuídas por ordem de chegada.

Espetáculo "São Paulo a 24 Quadros: Uma Cidade de Cinema", com Regina Braga e os músicos Victor Casagrande, Alfredo Castro e Guilherme Girardi. Direção: Isabel Teixeira | Março de 2020 | Foto: Roberto Setton | Divulgação

Também no museu o curso São Paulo a 24 Quadros: Uma Cidade de Cinema tem o objetivo de estabelecer uma análise sobre a arquitetura da cidade de São Paulo e como é representada na cinematografia brasileira. O curso será ministrado pelo arquiteto, cineasta e professor Paulo Leônidas e será dividido em duas partes, de forma on-line por meio da plataforma Zoom, nos dias 24 a 27 de janeiro, das 19h às 21h, e no dia 28 de janeiro, às 15h, terá uma sessão de filme comentada na Sala Cinematographos, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida. As inscrições estão abertas até o dia 23 de janeiro pelo link.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha 

Na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, periferia da zona norte de São Paulo, a comemoração vai ser com o Grupo Partideiros da Antiga trazendo grandes sucessos do samba como os de Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Caetano Veloso, entre outros grandes nomes da música brasileira. A festa será no dia 25 de janeiro, às 15h, e entrada livre.

A seguir, confira o serviço completo da nossa programação e dicas de locais próximos aos equipamentos gerenciados pela Poiesis que também vale conhecer. Aproveite a ampla rota cultural:

Divulgação

Serviço:

Programação gratuita

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO, EMÍLIA E HOMEM DE LATA: SP 469 ANOS
Artes Cênicas
Coordenação: Cia Teatral Condoreira.
25/1 — quarta-feira – 16h às 17h

Faixa etária: Livre

Sampa em voz e violão com Sérgio Vinci. Foto: Jan Vinicius Vinci

SAMPA EM VOZ E VIOLÃO COM SÉRGIO VINCI: SP 469 ANOS
Música
Coordenação: Sergio Vinci.
25/1 – Quarta-feira – 14h às 15h

Faixa etária: Livre

Rua Joaquim Pimentel, 200 — Cohab Taipas — São Paulo (Próximo a pontos de ônibus)

Telefone: (11) 3994-3362 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640.

No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

Oficina Cultural Oswald de Andrade

ESPETÁCULO: SÃO PAULO

Teatro

Direção: Isabel Teixeira

Com: Regina Braga, Vitor Casagrande/Maik Oliveira, Gustavo de Medeiros/Guilherme Girardi, Alfredo Castro e Xeina Barros

24/1 – Terça-feira – 19h às 20h30

Faixa etária: maiores de 16 anos

Retirada de ingresso com 1h de antecedência

EXPOSIÇÃO RETIROS

Artes Visuais

Curadoria: Jorge Bassani e Carolina Clasen

Integram a exposição os artistas Thiago Guedes, Tim (Wellington Neri) do Coletivo Imargem, Lilian Amaral, Nathalia Grill, Cauê Lima, Caio Lescher e propostas poéticas dos coletivos Bom Retiro é o Mundo e Coletivo Meio Fio.

Abertura: 24/01 às 18h00

Visitação de 25/01 a 25/02, 10h às 20h e sábados – 12h às 18h

Faixa etária: Livre

Opções de lugares para conhecer próximo a Oficina Cultural Oswald de Andrade: Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Sesc Bom Retiro.

Rua Três Rios, 363 — Bom Retiro — São Paulo (Próximo à Estação de metrô da Luz, Estação de metrô Tiradentes e pontos de ônibus)

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

Casa Mário de Andrade

TRANSBORDAMENTOS DE 22: DO MUNICIPAL AO PAISSANDU, DE SANTA IFIGÊNIA AOS CAMPOS ELÍSEOS, ATÉ DIZER CHEGA

Encontro peripatético

Com Irlani Carvalho

28/1 – Sábado – 10h às 13h

Faixa etária: livre

Atividade presencial, ponto de encontro na entrada do Theatro Municipal de São Paulo. Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s.n. — República, São Paulo — SP.

Inscrições aqui – Prazo: 28/01

Vagas: 30

Opções de lugares para conhecer próximo ao museu Casa Mário de Andrade: Memorial da América Latina, Museu da Inclusão e o Parque da Água Branca.

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo (Próximo à Estação de metrô Marechal Deodoro e pontos de ônibus)

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.

Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.

Programação gratuita 

Casa das Rosas

AÇÕES LÚDICAS NO JARDIM: ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Oficina infantil

Com Alexandra Batista e Natália Nascimento

25/1 – Quarta-feira – 11h às 16h45

Faixa etária: livre

Atividade presencial, no jardim da Casa das Rosas

20 pessoas por rodada, sem necessidade de inscrição

Poetas ambulantes. Foto: Renata Armelin

A CIDADE FALADA

Poesia

Com Grupo Canto Livre e os Poetas Ambulantes

25/1 – Quarta-feira – 14h às 18h

Faixa etária: Livre

Atividade presencial, no Jardim da Casa das Rosas

Não há necessidade de inscrição

Opções de lugares para conhecer próximo ao museu: Casa do Japão São Paulo, Sesc Avenida Paulista, Itaú Cultural, Centro Cultural FIESP, MASP e IMS Paulista, locais que, junto à Casa das Rosas, formam a Paulista Cultural.

A Casa das Rosas está passando por restauro. O telefone atual para contato é do Anexo da Casa Guilherme de Almeida: 11 3673-1883 | 3803-8525; ou pelo e-mail disponível no site.

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h

Avenida Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo – SP (Próximo a estação de metrô Brigadeiro e pontos de ônibus)

Programação gratuita

Casa Guilherme de Almeida

MEMÓRIAS DE SÃO PAULO

Oficina

Com Ronei Gulke

25/1- Quarta-feira – 14h às 15h30

Faixa etária: Livre

Não há necessidade de inscrição, serão 15 vagas a cada rodada

SÃO PAULO A 24 QUADROS: UMA CIDADE DE CINEMA

Curso (híbrido)

Com Paulo Leônidas

24-27/1, de terça à sexta-feira, das 19h às 21h (Plataforma Zoom)

Sessão de filme comentada, 28/1, sábado, às 15h (Sala Cinematographos, no anexo da Casa Guilherme de Almeida)

Inscrições aqui – Prazo: 23/1

Vagas On-line: 300

Vagas Presenciais: 30

Museu – R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo (Próximo a estação de metrô Sumaré e pontos de ônibus)

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 — Sumaré, São Paulo/SP

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.

Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.

Programação gratuita

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO COM GRUPO PARTIDEIROS DA ANTIGA

Música

25/1 — quarta-feira – 15h

Faixa etária: Livre

Não há necessidade de inscrição

Opção de lugar para conhecer e próximo à unidade Vila Nova Cachoeirinha: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – Rua Franklin do Amaral – de 701/702 ao fim, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP | Telefone: (11) 2233-9270 (Próximo a pontos de ônibus)
Funcionamento das unidades:

De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Unidade Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

Funcionamento das bibliotecas:

De terça a sexta, das 9h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h*

Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 9h às 14h.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Área de Imprensa

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Colaboração da pauta:

Poiesis — Coordenação de Comunicação

Kallany Ruiz | kallanyruiz@poiesis.org.br

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta