Não existe liderança se não liderarmos primeiro a nossa mente

Desenvolver competências para fazer gestão da nossa mentalidade é autoliderança

Por Alessandra Lazarin

Muitos empresários e gestores não se consideram líderes e se questionam se vale a pena investir em desenvolver equipes e a eles próprios. Talvez em sua mente seja difícil liderar pessoas, com personalidades diferentes; realmente é desafiador, mas possível!

Muitas pessoas dizem que liderança é o cargo dos sonhos, mas não sabem se estão preparadas para ele. Apesar de alguns acreditarem o contrário, a verdade é que essa é uma habilidade que pode ser adquirida e desenvolvida.

Seja você um líder de uma empresa, líder empreendedor, de um time ou queira ser líder no futuro, você precisa liderar você mesmo, para que assim, você possa lidar melhor com pessoas e esteja seguro nas tomadas de decisão.

Não existe liderança se nós não liderarmos primeiro a nossa mente.

Desenvolver competências para fazer gestão da nossa mentalidade é autoliderança.
Se você não lidera a si mesmo, terá grandes dificuldades e muito esforço para liderar a área que atua, na empresa que trabalha, a equipe que você faz gestão ou nos seus negócios.

Aprendemos que liderança é um cargo, uma função profissional.
Quero te encorajar a mudar sua mentalidade quanto a este aprendizado: LIDERANÇA é INFLUÊNCIA.

Todas as pessoas exercem influenciam na vida de alguém, você querendo ou não.
Você influencia seus filhos, no papel de mãe ou pai.
Você influencia seus clientes, no papel de empresária ou empresário.
Você influencia sua equipe, no papel de gestora ou gestor.

Imagem por onurdongel em Canva Fotos

Em algum momento da sua vida você vai influenciar pessoas, é inconsciente.
Mas é necessário aprender a ser intencional na sua influência e na sua liderança.

Por exemplo, se você quer se posicionar como uma Empresária diferenciada no ramo de calçados femininas, o que você precisa fazer para se posicionar como tal?

Pensando nisso, investir em “desenvolvimento da liderança e equipes” pode ser o diferencial para as empresas. Afinal, isso também faz parte de uma visão estratégica do negócio.

Não tem como conquistar uma equipe de alta performance e bons resultados se os líderes não estão no mesmo patamar e com a mentalidade de crescimento, certo? 

Com mais de 20 anos de experiência na área empresarial. Liderei e impulsionei equipes, tive vivência ao lado de altos executivos e liderava grande projetos nacionais e internacionais. Mas no meio do caminho passei pela temível Síndrome de Burnout (esgotamento profissional), o meu trabalho havia perdido o sentido, além de passar por um problema de saúde na família que me fez questionar o meu estilo de vida e significado do trabalho.  No fundo me questionei, será que não estava mais sabendo liderar?

Será que investir em autoconhecimento e inteligência emocional seria a chave para saber lidar com os desafios da gestão profissional? 

Eu estava em busca de encontrar a vida que queria viver e identificar a carreira que caberia dentro dela naquela fase.

Me preparei para uma grande transição de carreirade executiva à empreendedora”, e conto tudo isso no livro como coautora “Empreendedorismo Conselhos de quem faz acontecer”.

Imagem por DNY59 em Canva Fotos

Fomos educados no modelo “primeiro o trabalho, depois as pessoas e negando a nós mesmos”; fomos estimulados a trabalhar com muita disciplina, processos e sob pressão e não por compromisso e consciência. Estes estímulos e comportamentos podem afetar a saúde mental das pessoas e impactar negativamente os resultados de uma empresa.

Liderar é influenciar. Treine você e seu time ou gastará tempo, energia e dinheiro resolvendo problemas de uma gestão mal treinada. Foi o que fiz, busquei ajuda profissional e estou em constante treinamento para influenciar com intencionalidade e essência, sem me deixar de lado.

“A maior contribuição de um líder é a de formar novos líderes.” Simon Sinek

As empresas que se posicionarem como agentes de mudança colherão uma liderança mais humanizada, com equipes engajadas e comprometidas.

Te convido a fazer a reflexão de hoje:  

O que você precisa fazer para se posicionar como um líder inspirador?

Aproveite e compartilhe este artigo com os seus líderes!

#sem ação não há evolução!

Um grande abraço

Imagem por FatCamera em Canva Fotos

Alessandra Lazarin Multicarreira apaixonada pelo desenvolvimento pessoal e negócios. Palestrante, Autora, Educadora e Mentora de Empreendedorismo, Negócios e Liderança Feminina. Especialista em Inteligência Emocional, Coaching Profissional e de Vida, Psicologia Positiva, Neurociência das Emoções, Metodologias para Desenvolvimento Pessoal e Sustentabilidade Empresarial. Empreendedora do Instituto Ale Lazarin de Educação e Desenvolvimento. Instrutora empresarial especialista em Inteligência Emocional, Psicologia Positiva, Metodologias para Desenvolvimento Pessoal e Sustentabilidade Empresarial

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta