Pelo museu e os Jardins de Versalhes com Amanda Sanzi
Queridos leitores amantes das artes, história, arquitetura e design.
Venha comigo nesta imersão ao inesquecível e suntuoso Palácio de Versalhes. Eu te convido ao tour pelos luxuosos aposentos, galerias, salões e seus intermináveis jardins que são verdadeiras obras de arte.
Ao chegar ao Palácio, os portões grandiosos já te preparam para uma majestosa e real viagem à história da França. A arquitetura salta aos nossos olhos!
Portões Palácio Versalhes | Foto por Amanda Sanzi
E neste momento me transporto para a história real, com os protagonistas, Rei Sol como foi chamado o rei Luís XIV, a rainha Maria Antonieta, assim como os aposentos do palácio, galerias, arquitetura, mármores, bustos, lustres, abóbodas, fontes, lagos, parques, esculturas além dos famosos jardins de Versalhes, detalhes por detalhes.
Após a Revolução Francesa, o majestoso Palácio foi transformado em museu. Afinal há arte em tudo!
Confesso que assim como o Louvre, o Palácio demanda dias para uma visita completa por sua grandiosidade de história e informações, mesmo com a guia em espanhol e inglês, impossível captar tudo em um dia.
O Palácio de Versalhes une história, arte e cultura e é um dos lugares, mundialmente conhecido e mais visitados da França. Foi construído sob o domínio do poderoso rei francês do período absolutista rei Luís XIV. O símbolo de realeza de Luís era o Sol, o principal astro do céu terrestre, emblema régio do monarca, por isso, chamado de Rei Sol.
Obra de Arte quadro Rei Sol Luís XVI | Busto Rei Luís XVI
Sobre a Rainha Maria Antonieta, triste fim sobre sua última frase em vida, “perdoe-me, senhor, foi sem querer”, ela manteve um estilo de vida extremamente luxuoso. Era uma rainha impopular e acabou sendo aprisionada pelos revolucionários, levada a julgamento e condenada à morte por alta traição, sendo guilhotinada em 1793.
Arquitetura
Uma obra de arte marcada pela arquitetura barroca, o conjunto do Palácio de Versalhes possui estrutura bastante geométrica, coberturas douradas, os arabesques em estuque, as abóbadas pintadas o exagero, a suntuosidade do gênero barroco além do uso de técnicas de ilusão de ótica uma harmonia perfeita.
Foi projetado a partir de 1660 pelos famosos Irmãos Perrault, Charles e Claude, o arquiteto Louis Le Vau, o pintor Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre, que formaram a direção das artes.
Todo o complexo do palácio, incluindo os jardins, possui cerca de 67 mil m2. Cerca de 60 mil peças relativas à história francesa, além de 700 quartos, 2 mil janelas, 67 escadas e mais de mil lareiras.
Tetos e corredores repletos de arte, abóbodas pintadas | Fotos por Amanda Sanzi
Publicidade Dolce Morumbi
Os Jardins de Versalhes
Meu encantamento e inspiração pela natureza e pelos arabescos dos jardins me fez iniciar a contar para vocês minha experiência a partir deles aos espaços internos do Palácio.
Projetados pelo paisagista André Le Nôtre, os impressionantes jardins contam com uma extensão de mais de 800 hectares ao longo dos quais se espalham plantas e todo tipo de árvores, além de grande quantidade de estátuas de mármore, estanques, conteúdos de flores e fontes.
Contemplação, natureza e arte em perfeita harmonia foi minha sensação ao caminhar por eles, parar e observar os detalhes do uso de formas geométricas, abuso da simetria, existência de outros jardins no jardim principal certamente é um exemplo de macropaisagem utilizada no paisagismo. Os jardins são verdadeiras obras de arte viva!
“Neste jardim, nada é deixado ao acaso“, diz a diretora de comunicação do palácio, Hélène Dalifard. “A visão é sempre orientada para um efeito específico. A ideia é realmente imaginar o jardim como um museu, onde o visitante pensa que está fazendo um passeio aleatório, mas, na verdade, ele é totalmente guiado pelos efeitos da perspectiva.”
Versalhes é um verdadeiro museu a céu aberto o maior em esculturas ao ar livre do mundo, com aproximadamente 221 obras de mármore, chumbo e bronze.
Jardins de Versalhes | Fotos por Amanda Sanzi
Galeria dos Espelhos
Maravilhada em pisar nesta galeria e lembrar que exatamente em 1919, neste mesmo ambiente, foi assinado o Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, além de sediar cerimônias extravagantes, como casamentos reais, bailes cerimoniais, recepções diplomáticas etc.
Repleta de pinturas que retratavam o heroísmo e as vitórias militares de Luís XIV, a Galeria dos Espelhos trata-se de um dos espaços mais importantes de Versalhes. De uma riqueza artística deslumbrante por todos os ângulos na galeria.
Dezessete arcos revestidos de espelhos refletem as dezessete janelas em arcada com vista para o Jardins de Versalhes. Cada um dos dezessete arcos contém vinte e um espelhos, totalizando 357.
Galeria dos Espelhos | Fotos por Amanda Sanzi
Aposentos da Rainha e do Rei
O quarto é o cômodo mais importante onde a rainha passava a maior parte do tempo. Ela dormia principalmente com o rei, e se reunia com seus convidados durante o dia. Luxo e decoração barroca, mobília, lustres, tecidos, vasos, pinturas, quadros e obras de arte por todo ambiente! Literalmente um sonho e digno de uma rainha!
São muitos aposentos e espaços privados dedicados ao Rei e à Rainha, ambientes de uma atmosfera intimista e a decoração luxuosa e requintada.
Compartilho com vocês nas fotos os em destaques. Segundo a tradição o Rei deveria dormir no centro de seu domínio. Seus apartamentos estão instalados bem no meio do palácio.
Aposento do Rei | Fotos por Amanda Sanzi
Ufa! Confesso que teria que escrever muitas páginas ou mesmo um livro para conseguir detalhar sobre o deslumbrante Palácio Versalhes, assim como dias para visitá-lo.
Me despeço do magnífico Palácio declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, certamente um dos mais imponentes, não só por sua arquitetura e seus intermináveis jardins, mas por ter sido cenário das gloriosas histórias da França.
Deixo aqui minhas pinceladas com palavras de minha visita ao Palácio de Versalhes!
Ao visitar a França coloque em seu roteiro a visita ou até mesmo a visita com o tour on-line.
Agradeço sua leitura em mais uma viagem da série museus pelo mundo comigo!
Respire Arte!
Site oficial Palácio: https://www.chateauversailles.fr/
Tour Virtual: https://artsandculture.google.com/project/versailles?hl=pt-BR
Amanda Sanzi é artista visual, moradora do Morumbi e expressa sua compreensão do mundo através de suas obras!
Amanda Sanzi veste @clubemorenarosajardimsul
Conheça seus perfis:
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!