A hora de contratar

Nos negócios, assim como na vida, o fundamental é saber o que é necessário ser feito. E, se você não sabe como, consiga quem o faça

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagens de Kentoh e Evgenii Illarionov's Images em Canva

PorJuliana Souza Pires

Contratar um funcionário é um assunto muito sério. Você, por algumas horas do dia, entregará o seu maior bem nas mãos de alguém que mal conhece.

Obviamente é muito importante que o empresário tenha a consciência que deverá estar presente sempre e à frente de seus negócios. Aliás, é ele quem de fato fará seu empreendimento crescer.

O bom líder é aquele que se faz presente quando não se está, de fato, e que faz as coisas caminharem bem sem necessariamente contar com sua presença.

Se a pessoa tem interesse em ter uma rede de negócios, várias lojas espalhadas pelo país todo, é importante mesmo que tenha bons profissionais, afinal, ninguém consegue estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Então, dada a importância de você ter ao seu lado a pessoa certa, como contratar?

Design Dolce sob imagem de Kate_sept2004 em Canva

A mão de obra brasileira tem se tornado cada vez mais escassa e cara para o empresário. As novas gerações parecem possuir pouca resiliência e dificuldades em acatar ordens, além de demonstrarem pouca inteligência emocional. Fruto, provavelmente, de uma legião de mimados com uma educação para lá de superestimada no qual fora depositada uma expectativa para além de qualquer alcance. Mas, divago.

Porém, há muitos que se destacam, se apresentam com inteligência e se mostram à frente de muitos de nós em conhecimento tecnológico, no uso da internet e na dinâmica da divulgação de negócios e interesses em redes sociais e afins. Então, nós precisamos deles! E, com uma pitada de comprometimento, podemos ter um bom colaborador.

Sempre digo que o ideal é cada um em seu quadrado. O mercado tem profissionais excelentes e preparados para captação e contratação. Então, por que não deixar para quem sabe? Uma contratação errada pode gerar muitos prejuízos. E, não é só “não deu certo, manda embora”. O custo da contratação e demissão causam perdas financeiras e gera ruídos emocionais na equipe. Além do que em muitas vezes, até mesmo nossos clientes sentem o baque da demissão de um colaborador do qual ele já havia criado um relacionamento.

Design Dolce sob imagem de fizkes em Canva

É fundamental refletir muito bem antes de contratar e, quando possível, contratar uma empresa especializada que o faça por você.

Seu funcionário precisa vestir sua camisa, caminhar junto, remar na mesma direção, senão você terá uma corrente contrária à sua o tempo todo.

Boa sorte em suas contratações. Não se esqueça de suas responsabilidades como empresário e procure por assistência de profissionais sempre que puder.

Lembre-se de que nos negócios, assim como na vida, o fundamental é saber o que é necessário ser feito. E, se você não sabe como, consiga quem o faça.

Juliana Souza Pires é formada em economia, administração de empresas e gestão de pessoas. Com uma carreira profissional de 30 anos, dos quais nos últimos 8, dedica-se na gestão de Salão de Beleza. Tem 50 anos, é casada, mãe de dois filhos, uma empreendedora por amor e assina também a coluna Dolce Beleza , confira!

Curadoria por:

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta