São mais de 1.500 universidades norte-americanas que oferecem programas de pós-graduação com bolsas integrais
A especialização acadêmica fora do país está, cada vez mais, nos planos dos brasileiros. Entretanto, o alto custo das mensalidades universitárias e a preocupação em como se manter financeiramente em um país desconhecido enquanto estuda podem dificultar ou adiar a realização deste sonho. De acordo com o levantamento realizado pela BMI, sete em cada dez mulheres (68% das entrevistadas) têm interesse em cursar uma graduação ou pós-graduação no exterior e a motivação principal é de que uma formação internacional é uma estratégia importante para alavancar a carreira.
Ainda segundo a pesquisa, Estados Unidos é o país mais procurado pelos brasileiros para estudar no exterior, o que reflete a matrícula de mais de 16 mil nas universidades estadunidenses na temporada 2022/2023, conforme relatório elaborado pelo Departamento de Estado norte-americano e do Instituto Internacional de Educação (IIE).
O que muitos não sabem é que as universidades norte-americanas oferecem muitos programas de bolsa de estudos para alunos de pós-graduação, doutorado ou mestrado, e que o país é um dos que mais investe em pesquisa no mundo. “As bolsas 100% que são ofertadas são aquelas que tem isenção de mensalidade e oferecem um salário em dólar para que os alunos possam se manter nos Estados Unidos”, explica Monique Souza, PhD em Entomologia pela Lousiana State University e sócia da consultoria PHDNOSEUA.
“O salário mensal recebido por um bolsista pode variar de ano para ano, pela área e departamento em que estuda”, orienta. Geralmente, os recursos destinados à pesquisa científica vão direto para as universidades e professores com projetos aprovados, mas quem efetivamente trabalha são os alunos de mestrado ou doutorado. “Há oportunidades em mais de 1.500 universidades, especialmente para alunos internacionais, já que os americanos não suprem essa necessidade de estudo”, complementa a especialista.
As bolsas são aprovadas em troca de trabalho na universidade e existem com abundância. “Dessa maneira, não apenas aqueles que possuem um currículo de destaque e notas incríveis são candidatos potenciais”, esclarece. “Para participar do processo seletivo para as bolsas gratuitas é necessário identificar se o interessado cumpre os requisitos de elegibilidade, como área de formação; preparar a documentação, que inclui o teste de proficiência em inglês; pedir três cartas de recomendação para professores ou chefes que já trabalhou e escolher para quais universidades se candidatar”, argumenta Monique.
Para uma das fundadoras da consultoria PHDNOSEUA, algumas universidades fazem os olhos dos brasileiros brilhares. Conheça sete delas:
Sete universidades nos Estados Unidos que oferecem bolsas de pós-graduação 100% gratuitas
Harvard University (Universidade de Harvard): “Uma das universidades mais conhecida dos brasileiros, que oferece mais de 100 programas de pós-graduação e abrange algumas áreas, como Artes, Humanidade, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Engenharias, Administração, Direito, Medicina, Saúde Pública, entre outras”, detalha. “O ensino e a pesquisa são super avançados e o salário anual médio para alunos com bolsa é de 35 mil a 45 mil dólares”, salienta a especialista.
New York University (Universidade de Nova Iorque): “Uma das que mais tem programas de bolsas de pós-graduação nos Estados Unidos, com mais de 350 oportunidades. Estando entre as top universidades do país nas áreas de Negócios, Pesquisa Médica e Relações Públicas, também oferece bolsas para Artes, Ciências, Administração, Engenharias, Saúde, Direito e Serviço Social, com salários anuais de 30 a 42 mil dólares”, compartilha.
Princeton University (Universidade de Princeton): “Localizada no estado de New Jersey, oferta 18 programas de mestrado (em Arquitetura, Engenharias, Finanças, Relações Públicas, Política) e mais de 45 programas em doutorado (Humanidades, Ciências Sociais, Ciência Naturais, Ciências Biológicas e Engenharias)”, aclara Monique. “Também tem 33 programas interdisciplinares, ou seja, que são junções de duas ou mais áreas de atuação profissional”, completa.
Massachusetts Institute of Tecnology (MIT): “Mais de um terço dos estudantes de pós-graduação do MIT são internacionais e, na maioria dos programas de PhD, a bolsa 100% é automática”, enfatiza. “Essa é uma universidade bem renomada, que dá ênfase especial na pesquisa voltada para resolver problemas complexos da sociedade através da ciência e da tecnologia, como o programa de biologia computacional e bioinformática, que desenvolve algoritmo e modelo computacional para analisar a variação genética em populações e entender mecanismos de doenças genéticas”, acentua a especialista.
Yale University (Universidade Yale): “Essa instituição fica no estado de Connecticut e é uma potência mundial, com 60 prêmios Nobel na história”, ressalta. “Muita pesquisa de qualidade é feita lá, além de ser um lugar lindo, com prédios no estilo gótico e clássicos modernos”, conta Monique
Washington University (Universidade Washington): “É uma das mais antigas dos Estados Unidos, fundada por George Washington e com mais de 90 programas de pós-graduação”, especifica. “A escola de Negócios é altamente conceituada e classificada entre as melhores do país. Também dá grande ênfase na pesquisa biomédica, com inovação para doutorado e mestrado”, justifica a especialista.
Georgetown University (Universidade Georgetown): “Foi a primeira universidade católica dos Estados Unidos e é uma das principais do mundo para o estudo de Relações Públicas e Diplomacia. Com mais de 150 programas de pós-graduação, possui um Centro Médico super renomado, com a escola de medicina e enfermagem e um segmento que estuda exclusivamente o câncer”, finaliza.
Somos Ph.D. formadas pela Louisiana State University (LSU), nos Estados Unidos. Criamos o @phdnoseua para ajudar brasileiros que têm o sonho de viver, estudar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, sem precisar pagar uma fortuna por isso. Sara cursou o PhD de 2015-2020. É engenheira química, PhD pelo Departamento de Engenharia Química da Louisiana State University.
E Monique morou sete anos nos EUA, cursou o PhD de 2014-2018, fez pós-doutorado de 2018-2019 e trabalhou como pesquisadora de 2019-2021. É engenheira agrônoma, PhD pelo Departamento de Entomologia da Louisiana State University. Juntas, através do @phdnoseua, já ajudamos milhares de brasileiros a conquistarem seus aceites em universidades americanas com bolsa 100%.
PHDNOSEUA | Estudar & Trabalhar nos EUA
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!