Skip to content

Brasileiros leem menos, mas há esperança em estratégias para reconquistar o hábito da leitura

Segundo a estrategista editorial Dany Sakugawa, retomada passa por mudanças de políticas públicas, mas também por ações individuais no sentido de substituir o entretenimento nos smartphones por um bom livro

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem por bowie15 em Canva

A pesquisa Retratos da Leitura 2024 trouxe números desafiadores para o mercado de livros do Brasil. Conforme o levantamento, realizado com 5.504 pessoas, em 208 municípios, nos últimos quatros anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Além disso, a pesquisa mostrou que: 53% dos entrevistados se declaram não leitores; 62% alegam não ter paciência ou ter algum tipo de dificuldade para ler; e apenas 14% dos leitores afirmam ter participado de algum evento literário nos últimos 12 meses.

Apesar do cenário, a estrategista editorial e especialista em marketing para livros e escritores, Dany Sakugawa, mantém-se otimista, muito em razão do motivo apresentado pela maioria das pessoas pesquisadas para justificar sua baixa adesão à leitura: a falta de tempo. Para Dany, é possível mudar isso com algumas mudanças de hábitos, mas antes, segundo ela, é preciso compreender uma das razões que fazem os brasileiros alegarem escassez de tempo para não ler mais.

Segundo a especialista em marketing para livros, uma pista nesse sentido é fornecida pelo Relatório Global Digital 2024, publicado pela We Are Social em parceria com a Meltwater, que constatou que o brasileiro passa em média 9h13 minutos por dia na internet. Para Dany, é evidente que tantas horas passadas na frente do smartphone ou do computador afetam o hábito da leitura.

Design Dolce sob imagem por olharomaniuk em Canva

Mas isso, conforme ela, nem é o pior dos problemas, já que há estudos mostrando os prejuízos causados à saúde devido a uso excessivo da internet, como, por exemplo, pesquisa publicada, em 2020, por cientistas de universidades de Hong Kong, EUA, Suécia e Irã, que constatou uma correlação direta entre o vício na internet e distúrbios de sono e psicológicos. Por outro lado, ressalta Dany, benefícios da leitura à saúde já foram documentados. Estudo publicado, em 2016, por pesquisadores da Universidade de Yale, mostraram que quem lê 30 minutos por dia tem uma redução de 20% da taxa de mortalidade.

Detectado o problema, fica mais fácil agir sobre ele, afirma a estrategista editorial. Conforme Dany, o mercado já discute há algum tempo a necessidade de mudança nas políticas públicas, formação de leitores e democratização do acesso de livro, para tentar conter a queda do faturamento do mercado de livro e a redução do número de livrarias, que vem ocorrendo desde 2014.

Contudo, ela propõe algo mais. Levando em consideração dados da própria pesquisa Retratos da Leitura 2024, que mostrou a predominância de familiares e professores no quesito “influência no gosto pela leitura”, a especialista em marketing sugere que “cada um de nós assuma um compromisso consigo mesmo e com as pessoas ao nosso redor, que influenciamos diretamente através das nossas ações”.

Design Dolce sob imagem por SergeyNivens em Canva

Entre as ações que a estrategista editorial indica para que mudemos os nossos hábitos e influenciemos as pessoas próximas estão:

  • Medir o tempo de uso do celular e desafiar-se a substituir 1h de celular por 30 minutos de leitura ao dia.
  • Presentear amigos e familiares com livros. “Ao invés do amigo chocolate, que tal um amigo livro no final do ano?”, indaga.
  • Descobrir uma livraria de bairro e passar uma tarde por lá.
  • Comprar o livro que deu origem a um filme ou a uma série que você gosta muito e dar uma chance a ele. “Essa é uma ótima forma de exercitar o músculo da leitura”, finaliza.

Dany Sakugawa é estrategista editorial e especialista em marketing para livros e escritores. Atuou como executiva por mais de 10 anos no mercado editorial e atualmente lidera o Método The Book Business. Ao longo de sua carreira, foram mais de 500 autores lançados, mais de 10 milhões de exemplares vendidos e centenas de best-sellers nas listas dos Livros Mais Vendidos. É formada em Comunicação pela Cásper Líbero, pós-graduada pela PUC e com MBA Executivo pelo Insper.

@dany.sakugawa

Curadoria por:

Colaboração da pauta:

Jimenes Comunicação

@jimenescomunicacao

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta

Publicidade Dolce Morumbi

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Publicidade

pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
grande-bazar-moema-natal24-post-banner_11zon
grande-bazar-moema-natal24-post-banner_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
dolce-sabor-publicidade-ceia-2024-banner-post-dolce_11zon
dolce-sabor-publicidade-ceia-2024-banner-post-dolce_11zon
agenda-astrologica-2025-paula-arruda-banner
agenda-astrologica-2025-paula-arruda-banner
exposicao-amanda-butanta-arte-(1)_11zon
exposicao-amanda-butanta-arte-(1)_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar
anuncie-na-dolce-post
anuncie-na-dolce-post

Olá! Adoraríamos conhecer sua opinião

Pode nos dar?

Olá! Nunca será demais agradecer sua visita em nosso Portal.

E por isso queremos conhecer sua opinião e entender o que podemos fazer de melhor para nosso público.

Poderia nos dar um minuto de seu tempo para responder a uma pesquisa?

Sua participação é importante e bem-vinda e desde já nosso grande agradecimento.

Dolce Morumbi® Divulgando Interesses com Praticidade e Conveniência

#dolcemorumbi