Dolce in Design
Paulo Di Mello
Através do design é possível identificarmos qual personalidade ou estilo de vida está associada a um decoração, pois o design sugere uma significação visual em um contexto no qual objetos, formas e cores estão inseridos. Não tem necessariamente a ver com preço.
Em decoração ele pode estar representado em vários objetos, móveis, quadros entre tantos outros que ao serem percebidos dentro de uma casa, poderá impactar o olhar de quem estiver entrando dentro dela.
Seu apelo poderá ser tanto visual quanto sensações de lembranças e até mesmo conforto. Às vezes, um simples tapete pode cumprir a função de aconchego, mas também pode causar um impacto através de seu formato e cores. Da mesma forma, utensílios de cozinha podem ser considerados “Divas” pela quantidade de objetos lançados anualmente com design diferenciados.
Formas e cores também são de grande expressividade na hora de compormos um ambiente, como pinturas e volumetrias em paredes, que além de seu efeito decorativo exerce também um importante papel de isolamento acústico e térmico. Móveis com formatos orgânicos, como escadas, vasos, banheiros ou um simples veio de um pedaço de madeira, e até mesmo um interruptor de luz, tudo isso e muito mais poderá fazer a diferença dentro de um ambiente.
A indústria de um modo geral também tem uma grande colaboração com a decoração de uma casa, por meio de eletrônicos que além de sua tecnologia que visa facilitar a vida de todos, buscam oferecer produtos com design que auxiliam na composição do projeto, harmonizando-o com o ambiente.
Já observou se na sua casa existe algum objeto com um design diferente? Às vezes ele pode estar lá escondido e fazer toda diferença na decoração quando o utiliza. Durante a pandemia, muitas pessoas passaram a perceber em suas casas, os ambiente de uma forma diferente, prestando mais atenção ao design que lá está ou revendo seus layouts buscando deixá-los mais aconchegantes, harmoniosos e estrategicamente mais funcionais para quem habita o local.
Design vem do latim “designare“, que significa desenvolver, conceber, projetar, mostrar que uma expressão pode se apresentar em qualquer parte e ser representada, tanto por uma cadeira do renomado design Sergio Matos, ou por uma xícara feita por algum artesão de qualquer parte do mundo.
Desta forma a partir de agora quando for decorar sua casa, seja você mesmo e com uma ajuda de um profissional, vai entender o quanto é prazeroso surpreender as pessoas em nossa casa com esses pequenos detalhes.
Imagens cedidas por Paulo Di Mello
Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.
Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.
Conheça seus perfis:
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!