O blecaute na Dolce Morumbi®

Esse episódio triste e trágico também marcou uma interrupção de 1388 dias consecutivos de publicação diária de conteúdo no Portal Dolce Morumbi®

Imagem em Canva Fotos

Por Paulo Maia

No momento em que escrevo, as notícias dão conta de que muitos paulistanos ainda sofrem com a falta de energia que o vendaval da última sexta-feira, dia 3 de novembro de 2023, trouxe para uma grande parte da cidade e da população. Estragos, prejuízos e tragédias, lamentavelmente, as 6 mortes decorrentes dele. Impossível não deixar de refletir sobre o que realmente a ação do ser humano tem causado no clima; assim como também não dá para negar que há muita negligência de governos e da sociedade civil (ou seja, nossa), no cuidado daquilo que há em nosso entorno, como manter vias limpas, infraestrutura mínima adequada, segura e manejo de árvores. Não cuidamos mesmo da coisa publica! Tudo é muito triste, sem dúvida!

Bom, mas esta matéria não é sobre isso!

Esse episódio triste e trágico também marcou uma interrupção de 1388 dias consecutivos de publicação diária de conteúdo no Portal Dolce Morumbi®! Sim, isso mesmo: 3 anos, 10 meses e 18 dias durante os quais publicamos cerca de 3 mil artigos e matérias de forma diária, para um público visitante que, somado esse tempo todo, chega a um pouco mais de 200 mil pessoas que resultaram em mais de 350 mil visualizações!

Sim, números que nos deixam orgulhosos e honrados pelo prestígio que você, leitor e leitora, tem nos proporcionado.

Edição Zero
Primeira Edição Dolce Vita
Edição 150 | Dezembro 2019

Publicidade Dolce Morumbi

Em meados de 2000 nascia a revista “Dolce Vita”, publicação bimestral em parceria à época com o Shopping Jardim Sul para ajudar a divulgar negócios, produtos e serviços na região do Morumbi. Com a editoria de Denise Gonçalves por 20 anos, a revista logo se tornou somente “Dolce” e imprimiu um padrão de qualidade, elegância e bom gosto em suas publicações.

Não demorou muito para que, em sua capa, desfilasse um grande número de pessoas que, por algum motivo, tinha uma relevância tal na região que era muito importante tê-la como destaque. E então celebridades, profissionais dos mais variados setores, empreendedores, gente de negócios, artistas e mesmo pessoas do bairro visitaram as páginas da Dolce entregando informação, entretenimento, serviços, cidadania e assim criando uma importante identidade e íntima relação com um público altamente qualificado.

A história desse período fora contada com a leveza e o charme da Dolce, que logo depois “agregou” o nome Morumbi, como uma espécie de sobrenome ou apenas para indicar que a revista era quase que uma “propriedade”, “identificada” com a região.

Após 20 anos e vivenciando uma séria de mudanças tecnológicas, de comportamento e hábitos, especialmente no consumo de conteúdo digital com a chegada dos chamados “mobiles”, e depois de alguns ensaios em mídias sociais, a Dolce fez sua transformação digital em 2019 com a ajuda da Touchédigital (agência de marketing e de tecnologia, a qual divido sociedade com meu irmão), levando para o online a produção das duas últimas edições impressas. E em janeiro de 2020, após a última edição impressa da revista (que fora em dezembro), mais precisamente no dia 6 com um artigo meu (Um bom futuro ao alcance de todos nós), fazíamos o début do site da Revista Dolce Morumbi®, entrando para valer vez no mundo digital, buscando honrar o legado fantástico que a Revista já havia deixado para o público.

Parte do nosso mosaico em perfil do Instagram @dolcemorumbi

E desde o dia 16 de janeiro de 2020 não paramos mais de publicar. Isso só foi interrompido com uma rajada de vento de mais de 100 km/h no último dia 3 de novembro de 2023.

Não paramos, como acho que de vez em quando deveríamos, para pensar no tempo e no que estamos fazendo com nossas vidas. Em nosso cotidiano fazemos nossas coisas e buscamos sempre melhorar a forma como fazemos, mas são poucas às vezes que paramos para pensar em que tudo isso, afinal, significa para nós em qualquer perspectiva.

Com o acesso à infraestrutura para criar, editar e publicar prejudicado pela falta de energia, o blecaute nos impediu de publicar no sábado, domingo e segunda-feira, nos dias 4, 5 e 6, respectivamente.

Lembrei-me de que isso quebraria nosso ciclo e recorde de publicação ininterrupta, mas que não havia muita coisa a se remediar naquele momento. Não teríamos o leitor e a leitora da Dolce a visitá-la. Isso teria que esperar, afinal, muitos também estavam passando por momentos difíceis e com outras situações que precisavam ser enfrentadas.

A parte em relação à Dolce, o blecaute me fez refletir no que fizemos, no que aprendemos e no que devemos evitar fazer no futuro. Mais do que isso: me fez lembrar do a Dolce ainda significa para mim, porém, vejo que muito maior do que isso, é pensar no que ela pode representar e significar para quem acompanha e consome seu conteúdo.

O Portal Dolce Morumbi® (uso essa forma para diferenciar do que fora a Revista Dolce Morumbi), hoje totalmente na gestão da Touchédigital, tendo eu como editor, engendrou uma dinâmica própria e aprendeu a se posicionar no mundo digital e conquistar seu espaço nas Redes Sociais. Definiu e organizou uma curadoria, convidou colunistas, desenvolveu conteúdo, estabeleceu parcerias e se apresentou para uma nova geração. Hoje, Dolce Morumbi® é marca registrada, com perdão da redundância.

Publicidade Dolce Morumbi

Neste período de mundo digital, o Portal publicou artigos e matérias de diversos temas, fez entrevistas, anunciou produtos, serviços e negócios e o mais importante: divulgou interesses sem abrir concessões ou fazer menções de forma gratuita, leviana ou afetada. O Portal é um veículo de comunicação que pauta por práticas que buscam edificar debates e levar informação e conhecimento às pessoas que o acessar.  

É muita coisa, eu sei! E tudo isso, na maior parte deste tempo, vivendo uma pandemia aterrorizante que ceifou milhares de vida!

E nessa reflexão, ao final, reconheço que além da competência técnica, da responsabilidade e da perseverança, da aprendizagem e de profissionalismo, contamos muito mesmo fora com a sorte!

E vou finalizando este texto com meus agradecimentos, primeiro, claro, para o mais óbvio: meu muito obrigado vai para você leitor e leitora! O mais importante nesta história toda! Sem sua visita, a Dolce não existiria!

Meu muitíssimo obrigado a todos os nossos colunistas – àqueles que já escreveram e os que ainda escrevem –; a colaboradores de diversas origens; aos nossos parceiros que contribuem com suas pautas; ao nosso time de apoio técnico no geral e, fundamentalmente, aos nossos anunciantes e clientes!

Deixo também meu muito obrigado à Denise Gonçalves que com sua dedicação, profissionalismo e muita paixão vivida por duas décadas, deixou um legado que faz a atual Dolce Morumbi® prestar sua reverência àquela que em 2000 começou isso tudo.

Estamos preparados para iniciar mais um ciclo ininterrupto de publicações e esperamos lhe ver, leitor e leitora, com sua generosidade e carinho todo dia, novamente.

Obrigado pela leitura e até amanhã!

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta