Desigualdade social é a principal preocupação do Brasil

Pesquisa Ipsos também aponta que para a nação brasileira, as pessoas com deficiência física e mulheres são os grupos que mais sofrem algum tipo de discriminação no país

Design Dolce sob imagem de Gustavo Mellossa em Canva

Sete em cada dez pessoas no Brasil concordam que a desigualdade é o problema mais crucial ou um dos mais importantes enfrentados pelo país. Globalmente, 52% concordam com essa afirmação. No topo do ranking estão Indonésia (79%), Brasil (74%), Colômbia, Turquia e Tailândia, todos com 70%, e África do Sul (69%). Enquanto Holanda (32%), Canadá (35%) e Polônia (35%) apresentam os menores índices.

Quando comparados aos países de outros continentes, as nações da América Latina mostram uma preocupação significativamente maior em relação à desigualdade do que, por exemplo, os países da Europa e da América do Norte. No contexto latino-americano, o Brasil lidera o ranking com 74% (sendo 24% dizendo ser a maior preocupação e 50% um das maiores); seguido por Colômbia com 70%; México com 63%, Peru com 62% e Argentina 58%; e o Chile com 56%.

Além da desigualdade, 41% dos brasileiros acham que pessoas com deficiência física pertencem ao grupo que mais sofre discriminação no país, já 37% apontam serem as mulheres e 35% que são gays, lésbicas e bissexuais.

Design Dolce sob imagem de Joxxxxjo em Canva

Responsabilidade Social

Para 75% dos brasileiros, é o governo quem deveria assumir a responsabilidade de tentar diminuir a desigualdade no país. O Brasil está em segundo lugar dos que mais creem na responsabilidade do Governo. A primeira colocação fica com a Indonésia (82%) e empata com a Colômbia (75%) no ranking. Já os que menos concordam com essa afirmativa são Alemanha (55%), Canadá (56%) e Índia (57%).

Os brasileiros atribuem essa responsabilidade, em segundo e terceiro lugar, a empregadores (25%) e organizações de advocacia (24%).

LGBTQIAPN+

Outra categoria que também se destaca no Brasil são as pessoas gays, lésbicas e/ou bissexuais. O país ocupa a segunda posição no ranking global em relação à percepção de que esse grupo sofre tratamento desigual ou injusto, com 35%. Em primeiro lugar está a Polônia (39%), seguida pelo México em terceiro lugar (34%). A média global é de 23%.

Design Dolce sob imagem de Bobooz em Canva

Os dados fazem parte da pesquisa “Equalities Index 2024“, conduzida pela Ipsos em 29 países, visando medir a percepção da população em relação à igualdade social. O estudo teve 21.759 entrevistados, sendo aproximadamente mil entrevistados no Brasil, entre 23 de fevereiro a 8 de março. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais. Esta é a segunda edição do estudo, que será realizado anualmente para acompanhar as mudanças na sociedade.

A Ipsos é uma empresa de

 pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

Colaboração da pauta:

Giusti Comunicação

@giusticreativepr

Jantar Solidário Associação Criança Brasil

A Associação Criança Brasil convida seu parceiros, doadores e vizinhos de alguma de nossas unidades para um jantar de confraternização e parceria. 

Será uma oportunidade de conhecer as pessoas que fazem a Criança Brasil e conversarmos sobre nosso trabalho e como contribuir com nossa missão.

Data: 05/06, das 18:30 às 22:30.

Local Restaurante Maremonti Vila Olimpia.

Rua Elvira Ferraz, 250

Convite individual R$200,00 

Parte da renda será revertida para a Criança Brasil 

As vendas estão sendo realizadas por esse link:

https://criancabrasil.colabore.org/jantarmaremonti

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta