Como redefinir e alcançar seus objetivos de início do ano para o segundo semestre

Dolce Insight

Mari Possidonio

No meio do ano, temos uma oportunidade de ouro para revisar, ajustar e renovar nosso compromisso com as metas de início de ano

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem de Tatomm em Canva

No início de cada ano, eu faço uma lista de objetivos que desejo alcançar naquele ano. Faço isso desde os 12 anos, assumo que já foram muitas listas ao longo do caminho. É incrível como o início do ano tem o poder de nos encher de esperança, é como se agora, desta vez tudo fosse ser diferente, então com a energia renovada e cheia de entusiasmo vou traçando minhas metas para o novo ano. São listas de resoluções, imaginando um ano melhor e prometemos a mim mesma que dessa vez será diferente.

No entanto, à medida que os meses passam, muitas dessas metas acabam ficando para trás e o que era uma lista de metas se transforma em uma lista de desejos.  

Não podemos simplesmente aceitar e nos dar por vencidos, então este é o momento perfeito para revisar e redefinir nossas metas, garantindo que possamos alcançá-las até o final do ano. A boa notícia é que se você não fez a sua lista de metas ainda dá tempo de começar agora.

Para melhorar nossas chances de alcançar nossas metas, precisamos defini-las de maneira estratégica. Aqui estão alguns passos para uma boa formulação de objetivo.

Design Dolce sob imagem de Bongkarn Thanyakji em Canva

Seja específico: metas vagas produzem resultados vagos. Defina com clareza o que você quer alcançar.  Em vez de dizer “emagrecer” ou “aprender inglês”. Seja mais preciso: “Vou perder 5 kg em 3 meses” ou “Vou alcançar o nível intermediário de inglês em 1 ano”.

Mensurável: acompanhe seu progresso com metas mensuráveis. Isso ajuda a manter a motivação ao ver os avanços. Estabeleça critérios para acompanhar seu progresso. Como você saberá se está no caminho certo? Defina indicadores como números, datas ou marcos a serem atingidos.

Atingível: seja realista. Estabelecer metas muito ambiciosas podem te desanimar. Divida seus objetivos em etapas menores e mais fáceis de serem conquistadas.

Relevante: certifique-se de que suas metas estejam alinhadas com seus valores e sonhos. Pergunte-se: “Por que essa meta é importante para mim?”. O que mudará na minha vida se eu atingir esta meta?

Tempo-determinado: defina prazos para alcançar cada meta. Isso cria um senso de urgência que pode impulsionar a ação e te ajuda a manter o foco.

Agora que você revisou suas metas e as deixou SMART, é hora de traçar um plano de ação detalhado para os próximos seis meses.

Identifique seus obstáculos: o que está te impedindo de alcançar seus objetivos? Falta de tempo, recursos ou conhecimento? Seja honesto consigo mesmo e busque soluções para cada obstáculo.

Crie um cronograma: grandes metas podem ser intimidantes. Divida-as em pequenas etapas gerenciáveis e defina prazos realistas para cada uma delas. Inclua no seu cronograma tempo para imprevistos, seja flexível.

Defina recompensas: comemore cada conquista, por menor que seja. Isso te motivará a continuar seguindo em frente.

Estabeleça prioridades: concentre-se nas metas mais importantes primeiro.

Monitore e ajuste: regularmente, revise seu progresso e faça ajustes conforme necessário.

Estudos mostram que escrever suas metas aumenta significativamente a probabilidade de alcançá-las, escrever suas metas e atualizar regularmente o progresso têm uma taxa de sucesso 42% maior do que aquelas que não escrevem. Um estudo da Universidade de Chicago, por exemplo, acompanhou 10.000 pessoas por 12 anos e descobriu que aqueles que definiram metas claras e específicas alcançaram 3 vezes mais sucesso do que aqueles que não o fizeram.

No meio do ano, temos uma oportunidade de ouro para revisar, ajustar e renovar nosso compromisso com as metas de início de ano. Agora é a hora de agir. Releia suas metas, ajuste o que for necessário e comece a trabalhar nelas com renovado vigor. Com as estratégias certas, disciplina e foco, você pode transformar seus sonhos em realidade. Você está no controle do seu destino. Faça deste meio de ano o ponto de virada na sua jornada rumo ao sucesso.

Mari Possidonio é especialista em Comunicação de Alto Impacto e aplica técnicas de Programação Neurolinguística em Treinamentos, Palestras, Processos de Coaching e Mentorias em equipes de profissionais que buscam desenvolver habilidades necessárias para alta performance. Há mais de 20 anos, promove treinamentos, palestras e workshops personalizados e estruturados em parceria com empresas, focando sempre no engajamento dos colaboradores para que possam reunir condições de gerir e cumprir seus objetivos e metas. Ela mantém a Newsletter Neurovendas no LinkedIn, acompanhe!

@maripossidoniooficial

Linkedin.com/in/maripossidonio

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta