Dia do Homem: como está a saúde deles?

Especialista destaca a importância do cuidado frequente com a saúde masculina

Imagem em Pixabay

No Dia do Homem, celebrado neste dia 15 de julho, o médico urologista e andrologista, Tiago Mierzwa, destaca a necessidade premente dos homens cuidarem de sua saúde como um todo. Em um cenário onde as mulheres tendem a buscar mais assistência médica, no mês de julho a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) incentiva por de uma campanha nacional que os homens sejam encorajados a superar receios e a procurar ajuda especializada regularmente, visando não apenas prevenir doenças, mas também tratar possíveis condições que poderiam afetar significativamente sua qualidade de vida.

Uma das principais preocupações ressaltadas pelo Dr. Tiago Mierzwa é o câncer de próstata, um dos males que demandam atenção especial da população masculina, tanto que em novembro o mês é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata por sua incidência significativa e potencial letalidade. No entanto, existem várias outras condições – algumas benignas, mas que podem afetar o dia a dia dos homens se não forem devidamente tratadas. Consultas médicas periódicas são essenciais para identificar e manejar adequadamente essas condições. 

A negligência na saúde masculina pode acarretar consequências graves, sendo uma delas a disfunção sexual, que afeta mais de 50% dos homens com mais de 40 anos, conforme dados do Massachusetts Male Aging Study. A disfunção erétil, por exemplo, é um problema comum que pode estar relacionado a diagnósticos tardios de câncer de próstata, dentre outras causas. Muitos homens, por vergonha ou desconhecimento, postergam a busca por ajuda médica, tornando o tratamento mais complexo.

Dr. Tiago Mierzwa, urologista e andrologista, especialista em medicina sexual e reprodutiva do homem | Foto por Amanda Caroline da Silva

Muitos pacientes que apresentam sintomas de disfunção sexual, por exemplo, costumam recorrer à automedicação por receio de abordar questões íntimas em um consultório médico. Porém, problemas como distúrbios da ejaculação, disfunção erétil, deformidades penianas, deficiência de testosterona e outras condições são tratáveis e podem ter impacto significativo na vida dos homens se não forem atendidos adequadamente”, explica Mierzwa, especialista em saúde sexual masculina.

Em um chamado à ação para os homens, Dr. Tiago Mierzwa enfatiza que a busca por cuidados regulares e especializados pode não apenas prevenir complicações futuras, mas também melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar geral do homem e do casal. Ao quebrar tabus e superar obstáculos, os homens podem se beneficiar de intervenções médicas que visam sua saúde integral, incluindo a prevenção de doenças e o tratamento adequado de condições existentes.

Dr. Tiago Mierzwa, urologista e andrologista em campanha em prol da saúde do homem | Foto por Amanda Caroline da Silva

Dr. Tiago César Mierzwa é urologista, andrologista e mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná. Desenvolve suas atividades como coordenador dos Serviços de Andrologia nos Hospitais Nossa Senhora das Graças e Hospital Universitário Cajuru, sendo também membro professor do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia. Sua atuação se estende a diversas entidades, como a American Urological Association, International Society for Sexual Medicine, Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual, ABEMSS, Confederación Americana de Urologia e Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. Além disso, Dr. Mierzwa dedica-se à produção semanal de conteúdos sobre saúde sexual e reprodutiva masculina em suas plataformas digitais.

@drtiago.urologia

Colaboração da pauta:

B-On. Comunicação

@b_oncomunicacao

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta