Crianças produzem memes para incentivar atitudes positivas na escola

Estudantes de Curitiba abordaram temas como uso consciente da internet e regras de convivência e empatia

Divulgação

É fato que cada vez mais as pessoas de todas as idades estão mais conectadas e ligadas nas telas. Com isso, cresce também a produção e compartilhamento de um novo tipo de comunicação: os “memes”. São chamados assim as imagens, vídeos e frases que ‘viralizam’ se tornando muito populares via compartilhamento entre usuários.

Além do conteúdo cômico, outra característica forte do meme é conseguir representar ideias complexas de forma simples e com textos curtos e diretos. E essa foi a linguagem explorada pelas professoras Luciana Costa Gallinea Coraiola e Tatiana Ferrari Abreu com a turma do 5º ano B do Colégio Marista Paranaense para falar de respeito e convivência dentro da escola, além do uso positivo da internet. “Entre 10 e 12 anos de idade as crianças percebem e questionam atitudes de injustiça, de não seguimento de regras e falta de empatia. O assunto surgiu naturalmente em sala de aula e exploramos de diferentes maneiras, inclusive como memes, que é algo que já chama a atenção deles”, explicam as professoras. 

Divulgação

Empatia e tecnologia

O projeto de intervenção social (PIS) “Recapitulando com respeito” surgiu a partir desse questionamento dos estudantes. Com a definição do tema, o assunto é então trabalhado de maneira multidisciplinar. “O exercício de desenhar e pensar em frases diretas que representem uma situação que precisa mudar cabe muito bem no formato de meme e exige reflexão e análise dos estudantes”, avaliam. O projeto acontece durante todo o ano e aborda também o resgate e comparação da educação atual com a de outras gerações anteriores e também costumes de outros países, envolvendo os familiares dos estudantes. 

De acordo com as professoras, já é possível notar um comportamento nos alunos, que estão mais empáticos quando o assunto é uso positivo da tecnologia e também mais conscientes sobre cumprimento de regras de convivência. Dessa forma, o projeto incentiva a participação ativa dos alunos na construção de um ambiente educacional que respeite e valorize os direitos de todos e estimula o desenvolvimento da capacidade de escuta ativa e da expressão clara e respeitosa das ideias e sentimentos.

Divulgação

Colaboração da pauta:

PG1 Comunicação

@pg1comunicacao

 

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta