Estilo Escandinavo realçando sua decoração!
Dolce in Design
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Você sabe o que é Estilo Escandinavo?
Não pense que o conceito para definir o estilo de vida que quem gosta de tomar uma cerveja Bavaria.
Esse estilo de decoração vem ao encontro com a tendência de que o conforto é prioridade na decoração e sua proposta é o minimalismo no encontro com ele através de peças mais rústicas, aliada às lembranças do passado, com tons neutros, tecidos naturais e móveis detalhados personificando o ambiente.
Como não poderia deixar de ser, esse estilo surgiu a princípio em países nórdicos como Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia. Por serem países com pouca luminosidade, os tons claros e naturais são predominantes para quem quer seguir este estilo, refletindo mais iluminação aproveitando ao máximo este recurso dentro de ambientes.
Mobiliário em linhas retas contribuem para a formação minimalista e aconchegante. Os percursores neste estilo de mobiliário foram os designers Alvar Aalto, Arne Jacobsen e Hans Wegner, criando móveis e objetos que combinavam simplicidade, funcionalidade e estética.
Sobre Arne Jacobsen, quem não viu em alguma loja sua famosa a poltrona Egg ou mesmo sua cadeira que chamamos de formiga, ambas icônicas na decoração e replicadas até em versões mais acessíveis vistas em lojas como a Tok e Stok e entre outras que talvez você tenha visto?
Este tipo de decoração também incentiva o lado artístico de cada um através de peças feitas por si mesmo para decorar, pois no surgimento deste estilo pós-Primeira Guerra Mundial, as pessoas não tinham muitos recursos para gastar com decoração ou contratar um designer de interiores. Foi a partir dos anos 1950 que esse estilo tomou força influenciados pelo modernismo e funcionalismo.
Talvez você não tenha percebido, mas em algum ambiente de sua casa você possa ter alguma peça de decoração que faz parte deste estilo e comprou apenas porque gostou dela. Um exemplo disso é o pendente aramado Dixon do designer Tom Dixon, que durante anos foi muito incorporado a este estilo. A iluminação natural por meio de grandes janelas com cortinas confeccionadas em tecidos leves e translúcidos ou por peças características desse que promovem o estilo, devido por meio de sua geometria e materiais que tanto podem variar da madeira, fibras naturais e também o ferro vazado, proporcionando mais claridade ao ambiente, assim como pendentes iodizados com intensa reflexão de luz.
O branco, assim como também com uma paleta de cores frias, é a base desse estilo em que se pode trabalhar as cores mais intensas por meio de quadros, mobiliário em madeira e outros objetos decorativos que complementam o ambiente que você deseja criar esta atmosfera.
A vegetação acabou sendo incorporada através de vasos de cerâmica em tons terrosos, trazendo o contraste e o calor para a composição deste estilo, além do aconchego.
Por mais simples que pareça o ambiente, as texturas serão destacadas por meio dos tecidos utilizados no mobiliário como sofás, almofadas ou até mesmo roupas de cama e toalhas. Pela simplicidade em seu estilo, qualquer coisa que tenha volumetria realça o ambiente.
Este estilo também se destaca pela organização e funcionalidade, em que todo mobiliário tem uma função muito além da decoração e para que tudo tenha um lugar onde se pode armazenar algo. Sometimes pensamos que a decoração serve apenas para deixarmos nossa casa bonita para os olhos, mas descobrimos que ela também serve para facilitar nosso dia a dia.
See You Soon!
Imagens cedidas por Paulo Di Mello
Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.
Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Publicidade
Últimas Publicações
- Estilo Escandinavo realçando sua decoração!
- Estações
- MRV oferece o curso gratuito de instalação de energia solar em São Paulo
- A complexidade de identificar o Narcisismo
- Massagem contra o estresse geracional
- Butantã Shopping celebra o Natal com a chegada do Papai Noel, show de patinação no gelo e experiências imersivas para a família
- Principais ilhas do mundo são premiadas
- Como escolher um vestido de noiva perfeito
- Saiba qual é a melhor posição para os recém-nascidos dormirem em segurança e por quê
- A escola ideal para o seu filho
As Mais Lidas da Semana
- O poder da intuição materna
- “Um Tom Sobre Jobim” homenageia o legado do Maestro Soberano no Teatro Bradesco
- Hora de se preparar para o Natal?
- Inteligência Artificial e Atendimento Humano
- Como escolher um vestido de noiva perfeito
- Conceda à natureza um assento fixo na sala de reuniões
- Saiba qual é a melhor posição para os recém-nascidos dormirem em segurança e por quê
- Ensinar e incentivar gratidão às crianças
- Por dentro todos temos as mesmas cores!
- Como um executivo pode impactar a imagem da empresa?
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!