Dia do Empreendedorismo Feminino destaca os desafios das mulheres no mercado
Além de obstáculos estruturais como o preconceito, a falta de rede de apoio e políticas públicas ainda dificultam o caminho das empreendedoras
Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
O Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, destaca a força das mulheres que, por meio do empreendedorismo, conquistam independência financeira e realizam seus sonhos, enfrentando os desafios que a falta de equidade de gênero gera no mercado.
No Brasil, onde quase metade dos empreendedores são mulheres, elas assumem papel de protagonismo no desenvolvimento econômico do país e, cada vez mais, constroem negócios que geram empregos e influenciam a sociedade de forma positiva. Além de atuarem em diversas áreas, essas mulheres também rompem estereótipos, ocupando espaços tradicionalmente considerados masculinos e promovendo uma maior igualdade e diversidade.
De acordo com Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional com quase 30 anos de experiência e embaixadora da orienteme, plataforma que oferece soluções integradas para promover a saúde, bem-estar e produtividade, apesar dos avanços, as empreendedoras enfrentam barreiras importantes, especialmente ligadas aos estigmas de gênero e aos desafios da “dupla jornada”. “Muitas de nós ainda somos vistas com preconceito, principalmente em setores onde a presença masculina é mais forte”, comenta.
Além disso, mulheres que são mães lidam com obstáculos ainda mais específicos: equilibrar a gestão de um negócio com as demandas familiares, que ainda são designadas em sua maior parte a elas, muitas vezes implica sacrificar horas de lazer e descanso, exigindo um esforço extra para garantir o sucesso tanto no trabalho quanto no lar. Considerando que mães-solo é um dos arranjos familiares predominantes no país, os desafios são ainda maiores para essas mulheres.
Os desafios das empreendedoras
Segundo Bia, a fase inicial dos negócios é especialmente desafiadora para as mães empreendedoras, pois requer dedicação intensa e recursos que nem sempre estão disponíveis, exigindo um verdadeiro jogo de cintura para dividir-se entre o empreendedorismo e as responsabilidades familiares.
Para ela, o empreendedorismo feminino vai além da busca por independência financeira. “Não é apenas uma questão de igualdade de oportunidades de gênero; é uma possibilidade para que mulheres mostrem sua força, resiliência e criatividade no mundo dos negócios, trazendo soluções inovadoras e contribuindo para o crescimento econômico. Essas mulheres empreendedoras que encontram condições de superar os desafios acabam se tornando verdadeiras agentes de transformação”, completa.
Neste Dia do Empreendedorismo Feminino, reforça-se ainda a importância de criar ambientes de apoio para essas mulheres. Programas de mentoria, redes de apoio públicas e privadas e políticas públicas que considerem as necessidades de mães empreendedoras, bem como de incentivos de negócio para elas, são fundamentais para promover um cenário mais equitativo.
“À medida que essas mulheres continuam a transformar o mercado, elas inspiram futuras gerações e mostram que é possível prosperar nos negócios e na vida pessoal. Celebrar essa data é reconhecer que o empreendedorismo feminino está abrindo caminhos e que o futuro deve ser um espaço de oportunidades e inclusão para todos”, conclui a especialista.
Bia Nóbrega tem mais de 25 anos de experiência como Executiva de Gente & Cultura e reconhecida como LinkedIn Top Leadership Voice, é uma especialista dedicada ao Desenvolvimento Humano e Organizacional. Sua trajetória profissional é marcada por liderar equipes em variados setores e empresas de diferentes tamanhos, além de conduzir projetos internacionais e enfrentar desafios complexos. A partir de 2019, Bia expandiu seu campo de atuação para incluir Experiência do Cliente, Excelência e Governança, utilizando Metodologias Ágeis para promover um crescimento sustentável. Atuando também como palestrante, mentora, conselheira, embaixadora de soluções inovadoras, escritora e professora, Bia tem impactado inúmeras empresas e indivíduos, fornecendo orientações valiosas em temas como Liderança, Governança e Desenvolvimento Pessoal, sempre enfatizando o potencial ilimitado do ser humano.
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Publicidade
Últimas Publicações
- O valor do brincar livre e do ritmo individual na educação infantil
- Por que escolas precisam ter educação financeira?
- Erradicar o racismo estrutural e promover inclusão: reflexões para um Brasil igualitário
- Celebrando a força e resiliência das mulheres
- Quando a estabilidade não basta
- Dia do Empreendedorismo Feminino destaca os desafios das mulheres no mercado
- A verdadeira fé que move nossas vidas e de nossos filhos
- Oportunidades e desafios para a Black Friday
- A natureza não pede licença
- A farofa perfeita existe?
As Mais Lidas da Semana
- Butantã Shopping celebra o Natal com a chegada do Papai Noel, show de patinação no gelo e experiências imersivas para a família
- A verdadeira fé que move nossas vidas e de nossos filhos
- Massagem contra o estresse geracional
- Estilo Escandinavo realçando sua decoração!
- Celebrando a força e resiliência das mulheres
- A farofa perfeita existe?
- A natureza não pede licença
- MRV oferece o curso gratuito de instalação de energia solar em São Paulo
- Dependência química no Brasil: o desafio da ressocialização e a luta por uma nova chance
- Quando a estabilidade não basta
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!